31.12.18

Adoro as casas dos outros, despojadas e arrumadas, como a minha nunca será

Não tenho qualquer jeito para decoração, sou verdadeiramente uma naba, para mim qualquer coisinha está bem, gosto de quase todos os estilos, e mesmo que haja ali qualquer coisa que não me encha as medidas, não consigo perceber se é um questão de proporção, de número de elementos, de cor, de luz, sei lá eu. Uma naba, já o disse.
Por isso, acho imensa piada ver as casas dos outros, numa fraca tentativa de aprender qualquer coisa, e adoro aqueles programas de "remodelação total" ou vídeos no youtube tipo "tour pela minha casa". Babo-me por aquelas casas com estilo escandinavo, minimalista ou simplesmente com pouca tralha. Gosto mesmo do ar limpinho, despojado, arrumadinho, cores neutras, muito branco, e penso que se tivesse de escolher uma casa já decorada para mim , seria uma assim. Mas depois também não há vez nenhuma em que não me venha o pensamento de que logo no primeiro dia encheria a casa de coisas que ficariam para ali a ocupar espaço e a tropeçar-me nos pés, como já acontece.
Ainda há umas semanas, estava a ver o vídeo de uma casa, liiiinda, decoração óptima, tudo muito clean e confortável, casa pequena e com pouca tralha, e saltou-me logo a pergunta "Mas onde é que está o aspirador?". É daquelas coisas que, a não ser que casa tenha imensa arrumação escondida, caves, anexos, garagens ou sótãos que não são mostrados (sim, sim, porque ter uma divisão destas à parte onde esconder toda a tralha faz uma enorme diferença), me salta logo à vista: "Onde está o aspirador?", " Se eu vivesse ali, onde é que punha os meus livros todos?", "E onde estão os casacos?", "E as malas de viagem???", "E a tábua de passar a ferro?", "E o balde e a esfregona?", "E não há DVD's, CD's, nada?", "E o cesto da roupa suja?", etc, etc, etc. Pronto, já perceberam a ideia. Adoro aquelas casas, mas não sei onde é que guardam estas coisas que a mim me ocupam mais espaço do que aquele que gostaria, para além de sentir quase sempre que falta ali um toque mais pessoal e personalizado (umas fotografias, ou um gosto evidenciado pela leitura, pela arte, pela música, qualquer coisa...). 
É que eu até poderia dizer que a minha casa está atulhada de coisas da Mini-Tété (que está, uma pessoa quer ser poupadinha e guardar tutti tutti para um eventual futuro filho e já não sabe onde inventar espaço para guardar tanta coisa), ou do Jack que anda claramente a tentar fazer carreira como acumulador (é incapaz de dizer que não a qualquer coisa dada, nem que seja "Olha, estou a ver se me desfaço dos 25485425 dossiers vazios e estragados que lá tenho em casa, queres?". É que até lhe brilham os olhinhos enquanto me enche a casa de coisas que os outros não querem), e até mesmo coisas minhas que sou assim um bocado sentimentalista e me recuso a separar-me de um dos 54857 livros, e que guardo to-dos os postais semanais que a minha avó e a minha mãe mandam à Mini-Tété (que tem 3 anos, podem fazer as contas...), mais os de Natal, aniversários, etc, que faço álbuns de fotos, que colecciono cadernos onde nunca escrevo porque são demasiado bonitos, que tenho ali uma pilha de 548756 puzzles (com caixas muito mal concebidas, senhores, tanto espaço interior para pecinhas daquele tamanho!), enfim, tudo isto ocupa espaço, mas aquilo que me intriga meeeeesmo nas casas clean dos outros é mesmo onde é que está toda a tralha doméstica que parece estar sempre a ocupar-me demasiado espaço. 

(E uma pessoa anda a empacotar noite e dia, sente que a casa continua basicamente na mesma porque para onde quer que olhe continua a ver coisas por arrumar, e só pensa "Mas como é que aquela malta faz?". É que eu estou em processo de "destralhanço", vou-me livrando de coisas, mas mesmo assim parece que vive uma família de 12 pessoas nesta casa, pela quantidade de coisas que temos e não estou a ver como é que vai ficar tudo arrumado na casa nova. Nitidamente, está a falhar-me qualquer coisa) 

11 comentários:

  1. As vezes penso que sou estranha,tds gostam de decoracao e conseguem comprar coisas espetaculares e q resultam bem menos eu, mas depois leio os teus posts e acho que devemos ser gemeas ;-))

    Eu vou mudar p a casa nova ate ao fim de janeiro. E voces?

    Filipa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro decoração mas definitivamente percebo muito pouco. :p

      Nós mudamos no próximo fim-de-semana. :) Como está a casa? Achei que já lá passariam o Natal. :)

      Eliminar
  2. Pois, devia ter sido mas foi impossivel a acabar as coisas a tempo, com as ferias de Natal e as empresas que fecham nesta altura. Estamos agora a apontar para 20 de janeiro e depois temos ate ao dia 31 para fazer a mudança. O nosso apartamento ja tem novo inquilino para Fevereiro por isso temos mesmo de sair.

    ResponderEliminar
  3. Estao esta semana na fase das carpintarias a acabar o piso flutuante, os roupeiros e as portas interiores. Falta colocar os estores, pedras de granito na cozinha, instalar electrodomesticos, acabar a parte electrica ( colocar as ultimas tomadas etc) e dar a ultima demao da pintura nas divisoes. No exterior falta pintar o muro, colocar portoes exteriores, refazer a calçada do passeio e colocar a sagiwall ( imitacao de madeira) na fachada da frente da casa. Mas o exterior pode ficar la para Fevereiro, eu preciso mesmo é da casa acabada no interior.
    O que mais chateia sao as pequenas coisas em que dependem uns dos outros: o electrecista ja fez o que pode mas so pode acabar qd la tiver os estores por causa do interruptor; o ladrilhador ja fez tudo mas do pode colocar os rodapes na cozinha depois de ter as portas para poder encostar o rodape; e o pintor diz q é o ultimo pq os outros sujam tudo e ele so vai dar a ultima demao qd se forem tds embora :-)

    ResponderEliminar
  4. Também estamos um bocado nessa fase no andar de cima. Uma série de coisas inacabadas, porque há sempre qualquer coisa que está dependente de outra qualquer. No nosso caso, ainda há algum trabalho a fazer na casa mas não podemos esperar mais por uma série de razões por isso mudamos mesmo assim e o resto das obras vai-se fazer já lá a viver. Está longe de ser a situação ideal mas é a que temos. :D

    Espero que este mês tudo avance bem na vossa casa e que a mudança seja o menos stressante possível. :) Já começaram a empacotar coisas? :) Os móveis que têm no apartamento são vossos? :)

    ResponderEliminar
  5. Eu ja comecei a empacotar e tenho essa sensação que descreves: muitos caixotes feitos e parece que a casa continua na mesma cheia de coisas. O marido está em negação: recusa-se a empacotar as coisas dele, diz que é mais facil no proprio dia simplesmente colocar em sacos e dentro do carro e chegar à casa nova e despejar....A distancia entre o apartamento e a casa sao uns 800m por isso vamos fazer a mudança com o nosso carro e so vamos alugar uma carrinha de uma empresa de mudanças para os moveis e electrodomesticos maiores.

    Os moveis sao todos nossos mas sao coisas mais fracas (tipo Moviflor) que compramos antes de casar como algo temporario, ou tambem coisas que ele tinha de solteiro. Portanto alem de algumas coisas serem coisas fraquinhas tambem esteticamente nao combinam umas com as outras. A ideia na casa nova é comprar moveis novos, mas por outro lado faz-me confusao deitar o que tenho fora e queria tentar reaproveitar de alguma forma, nem sei bem como. Por ex: no hall de entrada tenho actualmente um movel super fraquinho e queria comprar uma sapateira/consola nova, por outro lado tenho um bengaleiro de madeira muito bom que os sogros ofereceram, mas que se comprar um movel moderno o bengaleiro nao combina, portanto faço o quê, deito o bengaleiro fora e compro tudo novo? Enfim, para piorar comecei a fazer uma lista das coisas que faltam comprar e cheguei a uma lista de 40 items, isto pressupondo que reaproveito muitas das coisas que tenho, logo que se nao reaproveitar, a lista explode. Ora com o meu jeito para decoração, isto tem tudo para ser um pesadelo....

    Vamos ver, por agora o foco devia ser acabar a casa e mudar e depois pensar em moveis/decoração. Mas por ex o marido viu agora na Worten em promoção a TV e o frigorifico+ arca vertical que queriamos comprar e quer avançar ja com isso. Mas se eu nem sequer tenho o movel de TV onde vou colocar a TV, no chão? Actualmente temos uma pequena e ele quer comprar uma de de 65 polegadas, mas na mesinha que temos actual aquilo simplesmente nao cabe. Tenho de depois tirar um fim de semana e ir com muita paciencia a Paços de Ferreira a ver se despachamos os moveis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahhhh, corajoso. Se eu fizesse como ele estava bem tramada. :D
      Nós estamos um bocado mais longe por isso, como também vamos alugar um camião de mudanças para um dia, temos de gerir bem o tempo e aproveitar para carregar tudo o que não cabe num carro. Por isso, ando atarefada a tentar esvaziar tudo o que são móveis grandes (estantes, armários, gavetas da cama, etc). Uma trabalheira e parece que está ainda tudo por arrumar, é terrível.

      Eu gosto de escolher coisas para a casa e decorá-la. Não tenho é jeito nenhum e nunca fica tão bonito como as casas dos outros. :D Nós temos os móveis da sala todos da mesma cor mas na casa nova vamos misturar duas cores (porque tínhamos mais uns móveis para comprar e se continuasse tudo da mesma cor ficava esquisito...), mas ando aqui a rezar aos santinhos que a mistura fique alguma coisa de jeito. :D
      Nos quartos é fácil porque a mobília é toda branca. Não há grandes complicações. :p

      Essas promoções são realmente boas. Também comprámos agora um frigorífico novo porque apanhámos uma promoção bestial, depois de meses a pesquisar e atenta às promoções. Podem sempre comprar a televisão para aproveitarem a promoção e guardam-na até terem um móvel para ela. Até lá usam a mais pequena. :)

      Eliminar

  6. Casa arrumada, Carlos Drummond de Andrade

    "Casa arrumada é assim:
    Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa
    Entrada de luz.
    Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um
    Cenário de novela.
    Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os
    Móveis, afofando as almofadas...
    Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo:
    Aqui tem vida... Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras
    E os enfeites brincam de trocar de lugar.
    Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições
    Fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.
    Sofá sem mancha?
    Tapete sem fio puxado?
    Mesa sem marca de copo?
    Tá na cara que é casa sem festa.
    E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.
    Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.
    Tem gaveta de entulho, daquelas em que a gente guarda barbante,
    Passaporte e vela de aniversário, tudo junto...
    Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda.
    A que está sempre pronta prós amigos, filhos...
    Netos, prós vizinhos...
    E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brinca
    Ou namora a qualquer hora do dia.
    Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.
    Arrume a sua casa todos os dias...
    Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela...
    E reconhecer nela o seu lugar."

    Embora eu, na verdade, viva verdadeiramente atolhada em tralha, porque não conseguimos deitar nada fora. É defeito de família e o pior é que me educaram de tal modo assim que sou incapaz de destralhar! :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho dificuldade em destralhar porque acho sempre que ainda posso vir a precisar daquilo ou voltar a usar aquele outro. Neste momento, ando a desfazer-me de coisas que não uso desde que estou em França. Se não quis usar ou não precisei nos últimos 6 anos, então se calhar não é importante guardar. Mas não é fácil e acabo por guardar imensa coisa na mesma. :P

      Gostei do poema. :) É verdade que adoro casas arrumadinhas, bonitinhas e "de revista" mas geralmente faltam-me os tais elementos de personalidade. Por exemplo, eu gosto de ter os meus livros todos em estantes na sala, são parte de mim, dão informação à sala, não os poria num escritório por exemplo. Gosto de fotografias pela casa toda. Gosto de entrar numa casa e poder saber que "aquela casa é daquela pessoa porque...". Como diz o Jack, ninguém quer entrar numa casa que poderia ser de qualquer um porque não tem nada que identifique o dono ou os seus gostos. No fundo, o que eu preciso é de uma casa maior, para poder ter tudo o que quero e mesmo assim conseguir mantê-la arrumadinha, em vez de andar a tropeçar nas coisas e ter sempre 542846 objectos a cobrirem as superfícies disponíveis. :P Ou então, preciso de ver uma casa "de revista" com 54856452 livros, 5487552 fotografias, brinquedos de criança e sem ser uma mansão, para eu poder tirar inspiração e aprender como se faz. :D

      Eliminar
  7. Adoro decoração e ver casas lindas e maravilhosas... mas também não são para mim. Com um bebé de 19 meses, um cão e quatro gatas, é impossível. Tenho de ter sempre o sofá coberto por uma enorme manta (que passo a vida a ajeitar!) e o chão tem pêlo constante, apesar de o limpar diariamente. :D

    Um dia, quando puder ter uma casa, vou tentar redecorar tudo, esperando que o facto de o menino ser mais velho me permita ter uma casa mais arranjada.

    No entanto, como tu, fico sempre impressionada com as casas dos programas de televisão... tão pouca arrumação!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No meu caso, a Mini-Tété deixa as suas marcas em todas as divisões. Ainda agora entrei na casa-de-banho e dei com um estojo de lápis de cor no chão porque ela achou que era o sítio ideal para eu pintar e lá ficou. Há brinquedos ou livros dela em todas as divisões, pelo que o ambiente clean e arrumadinho perde-se logo. :P Mas sendo sincera, antes de ela nascer, a decoração não era diferente do que está agora (só não havia os brinquedos espalhados). :P

      A arrumação é algo que me espanta em quase todas as casas que vejo. Há obviamente casas com bons armários em cada quarto e até no corredor (também quero!!), mas depois vejo casas pequenas, com pouca arrumação e tão arrumadinhas...E eu só quero saber onde está o estendal interior, a tábua de passar a ferro, o ferro, o aspirador, o balde e a esfregona, os dossiers da papelada - impostos, escritura da casa, análises clínicas, etc -, o cesto da roupa suja, etc, essas coisas que lixam logo a decoração de qualquer divisão e que eu não vejo em lado nenhum. :P

      Eliminar

Digam-me coisas. :)