15.6.12

O futebol é...apenas futebol, e não deve ser levado demasiado a sério.


Eu gostei dos adeptos irlandeses. Gostei do seu comportamento no estádio, gostei da alegria que mantiveram e do apoio constante, mesmo com a equipa a sofrer 4 golos (4 golos é dose...). Gostei do fair-play. Gostei por não terem atacado o árbitro, a própria equipa ou a equipa contrária. Gostei por terem visto a equipa a esforçar-se e por saberem que não é vaiando os jogadores que estes passam a jogar melhor.

Contudo, e porque nisto do futebol todos temos as nossas opiniões, eu não considero os jogadores de futebol a personificação de Deus na Terra. Eles são pagos (e muito bem pagos, geralmente) para darem um espectáculo, para jogarem e marcarem golos. E por isso também não gosto de ver jogadores em campo como se não tivessem qualquer obrigação de ali estar e com a atitude típica de "deixa cá dar uns pontapézitos na bola que é para isso que me pagam, e pronto". Sou contra vaiar os jogadores, sou contra mandarem coisas para o campo, sou contra os insultos, mas acho que como adeptos ou simples espectadores do espectáculo que é o futebol temos o direito de nos sentirmos desagradados quando não vemos os jogadores a empenharem-se na profissão que escolheram (tal como ficarei desagradada se for atendida por um mau médico, um mau advogado ou um mau revisor de comboios).

Ou seja: acho que todos os que vão aos estádio se deveriam comportar como os adeptos irlandeses, acho que todos deveríamos perceber que o futebol é apenas um jogo (não salva a vida a ninguém nem livra ninguém da crise) por isso não deve ser levado demasiado a sério, e acho também que os jogadores têm de perceber que estão ali para dar um espectáculo tal como actores num palco de teatro (e ninguém gosta de comprar um bilhete e ver os actores a esquecerem-se das falas).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Digam-me coisas. :)