16.3.15

O meu problema com os pedidos de opinião

Gosto que me peçam a opinião. Haverá sempre situações em que não as posso dar pois isso faria a pessoa tomar a atitude que eu tomaria sem a decisão ser efectivamente dela, mas no geral gosto que me perguntem a minha opinião, sendo livres depois de a seguirem ou não (amigos como antes até porque eu própria não faço tudo o que me indicam ser melhor só porque é a opinião da outra pessoa). Mas o que me incomoda verdadeiramente é este tipo de diálogo:

- Nesta situação, o que farias/o que compravas?
- Eu faria/comprava A.
- Porquê?
- Pelas razões W, X, Y e Z. A outra solução é a B, mas eu prefiro a A pelas razões apresentadas.
- Está bem.

Mais tarde:
- Então, para ti era a A, não é?
- Sim, pelas razões W, X, Y e Z.
- Tens a certeza?
- Sim.
- Hummmm....e a solução B?
- Podes considerar essa, mas a A é melhor que a B pelas razões W, X, Y e Z.
- Pois....

Mais tarde:
- Falei com a Maria e ela disse que escolheria a B.
- É a opinião dela. Eu prefiro a A, pelas razões W, X, Y e Z.
- Pois, mas a Maria disse-me que gosta da B pelas razão M.
- E é uma boa razão, mas não compensa as razões W, X, Y e Z que fazem da A a melhor opção, na minha opinião.
- Pois....

Mais tarde:
- O António disse que também escolhia a A, mas a Maria continua a dizer que a B era a melhor. Não sei que faça.
- ......

Eu não pretendo que a pessoa em questão opte pela situação A, opção que eu tomaria se a decisão minha. Mas quando é apresentada a opinião, o leque de razões, não vale a pena continuar a insistir com o meu pedido de opinião. Sobretudo porque nestas situações torna-se muitas vezes claro que a pessoa está no fundo a querer escolher a opção B. Então que escolha sem problemas. Mas se digo isto em voz alta, vem logo a pergunta "Ah, mas então também achas a B uma boa opção?".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Digam-me coisas. :)