19.2.16

Erros de primeira viagem

Eu acho que tanto eu como o Jack somos pais relaxados, não stressamos à mínima coisa e não tratamos a Mini-Tété como um vidrinho de cristal que se pode partir a qualquer momento. Ainda assim somos pais de primeira viagem e por isso é normal que cometamos erros, uns mais engraçados que outros, uns que mais facilmente serão lembrados que outros.
Quando estive grávida fui naturalmente lendo coisas sobre bebés, ouvindo indicações, e uma coisa que me assustava era o sobreaquecimento dos bebés, uma provável causa da Síndrome da Morte Súbita. Não podíamos por isso sobreaquecer a Mini-Tété! Recém-nascida como era, andava sempre com o seu body, o seu gorro, as suas meias, o seu pijaminha e mais não sei o quê, e eu sempre com medo de estar a sobreaquecê-la e a fazer um disparate enorme.
Aqui em França, quando mãe e filho regressam a casa podem ser acompanhados por uma sage-femme que basicamente vai a casa do casal pesar o bebé, ver o umbigo, ver os pontos da mãe, evitando assim que se tenha de sair de casa. Fiquei fã deste serviço pois era um descanso e uma oportunidade para se tirarem dúvidas que entretanto surgem e pedir mais indicações.
A Mini-Tété já veio para casa a beber leite artificial e era uma pequena comilona nas doses que pedia, pelo que a sage-femme estranhou na sua segunda vinda a casa o baixo aumento de peso da bebé. Pediu-nos que tirássemos a temperatura à Mini-Tété e imaginem a minha cara quando o termómetro registou um valor mais baixo do que seria recomendado. A explicação era simples: a Mini-Tété tinha frio e estava a usar todas as calorias que bebia para se aquecer e não sobrava nada para engordar. Aconselhou-nos a vesti-la com mais roupa e passaria no dia seguinte para ver se havia alguma alteração. Havia: em 24 horas a Mini-Tété tinha engordado dez vezes mais do que tinha engordado nas 24 horas anteriores.

Afinal, eu tão cheia de medo de sobreaquecer a bebé estava a fazê-la passar frio. Pobre Mini-Tété. :)

3 comentários:

  1. Esse serviço da sage-femme parece fantástico! Especialmente para as mães pela primeira vez, que, na minha opinião e se fosse comigo, ia panicar com tudo. Consegues ter esse apoio durante mais quanto tempo?

    Tu tens medo de sobreaquecê-la; eu tenho medo de tocar na cabeça do meu sobrinho! A moleirinha assusta-me imenso!

    Ainda bem que vocês não são pais stressados, deve poupar muita chatice :)

    ResponderEliminar
  2. Já não tenho a certeza mas acho que o estado comparticipa 3 ou 4 visitas domiciliárias, mas podes continuar a marcar visitas se precisares ou se a sage-femme achar necessário. Da mesma forma que comparticipa 10 sessões de reeducação do períneo para evitar problemas futuros.

    É verdade que naqueles primeiro dias é um apoio pois quando chegas a casa deparas-te com uma série de questões do género: qual é a temperatura a que o bebé deve estar? Pode passar quantas horas sem comer? Não o consigo fazer arrotar e agora?

    Ah, o teste do pézinho é também feito em casa pela sage-femme. Um descanso, portanto. :)

    Eu também não gosto de sentir a moleirinha, mas faço festas na cabecinha sem problemas. Mas não me ponho ali a apalpar porque não consigo. :P

    E sim, somos muito pouco stressados em comparação com alguns pais que vejo colocar questões em fóruns. Acho que todos os dias me deparo com pelo menos uma pergunta em que penso "Eeeeerrr....a Mini-Tété também faz isto e eu nunca achei que fosse motivo de preocupação.", entendes? :)

    ResponderEliminar
  3. Epaaaaaa. Não conhecia esse serviço! Cada vez mais penso ir para França e são tantos os fatores que me fazem ponderar ir...
    Mas essa de a mini Tété ter frio... Ahahah

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)