26.4.16

Dicas #4

Falei aqui das coisas a levar para a sala de partos, e agora direi as coisas que levei para a estadia na maternidade com a Mini-Tété. Como referi, a lista fornecida pela maternidade era extremamente vaga em quantidades e por isso procurei muito pela net e vi as listas de amigas para me poder guiar um pouco. Seis meses depois, admito que já não me lembro de tudo, mas vou tentar ser o mais precisa possível. Levei apenas uma mala, com as minhas coisas a ocupar metade e as coisas da Mini-Tété na outra metade.

A minha mala para a Maternidade:

Para a Mini-Tété

- um gorro: eu tinha imensos em casa, de vários tamanhos e não fazia a mínima ideia de qual seria o tamanho que a Mini-Tété usaria, por isso levei vários diferentes e foi o melhor que fiz, pois os mais pequenos não lhe serviram mesmo. Não acho que o gorro seja das coisas que mais se suja por isso não é preciso estar constantemente a trocar. Acho que dois gorros do tamanho certo chegam para um bebé (dependerá também de quando tomam banho).

- bodies e pijamas: tal como para uma série de coisas, não acho que valha a pena atafulhar a mala de bodies e pijamas, como se não houvesse amanhã, principalmente se o pai ou outra pessoa puder ir a casa buscar mais se necessário. Não me lembro de quantos levei (tenho ideia que foram 4) mas sei que o Jack ainda lavou alguns e trouxe outros. Tudo dependerá muito do tipo de bebé que têm: um bebé que bolse sujará mais pijamas, um bebé que faça mais cocó arrisca-se a acidentes e sujará mais bodies.
Ouve-se e lê-se muito a dica de ter conjuntos em sacos individuais, muitas vezes marcados com "a minha primeira roupinha", " a minha segunda roupinha", etc, tendo cada saco um bodie, um pijama, meias, casaquinho e gorro. Pessoalmente, não acho que seja assim tão prático visto que se o bebé sujar o pijama, não vale a pena estar a trocar toda a roupa, e rapidamente os conjuntos ficam desorganizados. Vale mais a pena colocar os bodies todos juntos, os pijamas todos juntos, os gorros todos juntos, e ir tirando do monte/saco à medida que é necessária cada peça.

- uma manta: é uma mais-valia, sobretudo para embrulhar o bebé e acalmá-lo de forma a que este se sinta ainda apertadinho no útero e em segurança. 

- fraldas: mais uma vez depende do local onde se realiza o parto. No meu caso, não eram fornecidas fraldas e eu levei 20. Foram precisas mais já que a Mini-Tété sempre foi uma pequena cagona.

- Toalha de banho: aconselho duas.

- Gel de duche para bebé: embora constasse na lista, tivemos a sorte de haver na maternidade e de poder trazer para casa o frasquinho.

- Casacos e meias: dois casaquinhos e dois ou três pares de meias são mais do que suficientes. Em caso de necessidade, vai-se buscar mais.

- pente ou escova: para bebés carecas não há qualquer necessidade, mas a Mini-Tété é o exemplo de um bebé que nasceu cabeludo. Nunca comprámos pente mas a escova macia que adquirimos foi utilizada logo na maternidade.

- Fraldas de pano: tenho ideia de ter levado imensas e mal ter usado, se é que usei alguma. Não acho que seja daquelas coisas realmente essenciais (em casa sim, dou-lhes muito uso, mas não senti falta na maternidade talvez porque a Mini-Tété não bolsava na altura).

- Luvas: geralmente os bebés nascem com as unhas compridas mas suaves e não arranham. Quando a Mini-Tété começou a ter as unhas rijas o suficiente para se magoar, já estava numa idade em que não valia a pena colocar-lhe luvas, por isso foi algo que nunca usei.

- No dia da saída, o ovo de forma a poder ir no carro com toda a segurança.

Para mim:

- Produtos de toillete

- Camisas de dormir/ pijamas: basta fazer uma rápida pesquisa em fóruns para perceber que as camisas de dormir são as heroínas da maternidade e que os pijamas parecem ser os maus de fita, o que a mim me chateava visto ser menina que não aprecia camisas de dormir quando durmo fora de casa. Uma das razões mais usadas é que facilita o controlo dos pontos por parte dos médicos, coisa que nunca me convenceu pois se temos de retirar as cuecas, porque não se tira também as calças de pijama? Usei uma camisa de noite logo após o parto e mal pude tomar banho, passei a usar pijamas (com botões na zona do peito) e não me arrependo. Estive muitos mais confortável e penso que é daqueles pontos que cada mulher deve usar aquilo que prefere.

- Cuecas descartáveis: como referi, abomino tal coisa. Optei por comprar cuecas de algodão que não me apertassem e baratas, de forma a não chorar o dinheiro se as tivesse de deitar fora.

- Soutiens de amamentação e toda a parafernália de acessórios (conchas, discos, creme para os mamilos)

- Pensos: a maternidade fornecia pensos próprios para o pós-parto que eu acabei por trazer para casa para juntar aos meus. Não caiam no erro de usar os pensos habituais para a menstruação, uma vez que estes têm uma rede que se agarra aos pontos e os puxa, provocando dores. Nem toda a gente se dará mal com estes mas acredito que muitas meninas que sofrem com os pontos no pós-parto não usam os pensos correctos e nem sabem que é daí que vêm as dores. Eu caí nesse erro durante um dia e quase chorava de dores, e só quando voltei aos pensos próprios para o pós-parto (vendem-se em farmácias) é que percebi o porquê de nas aulas de parto nos chamarem tanto à atenção sobre este assunto.

- Roupa confortável para durante o dia: aqui dependerá de cada mulher, do conforto, das visitas que tem. Eu coloquei na mala umas calças de fato de treino e algumas t-shirts abertas à frente, mas sem perceber muito bem para quê. Acabei por as usar pois sentia-me mais confortável a receber as visitas com esta roupa descontraída do que de pijama.

- Toalhas de banho

- Comida: por acaso tive sorte e a comida na maternidade não era nada má, mas não deixa de ser bom ter alguns snacks. Os meus cunhados, na visita, trouxeram uma roupinha para a Mini-Tété e um saco de Schoko-bons da Kinder que nos foram sabendo bem durante o internamento. Umas barras de cereais também ajudam nas noites em que a bebé não dorme, por exemplo.Também tinha àgua à disposição mas na mala tinha levado na mesma uma garrafinha caso fosse preciso.

- Chinelos de quarto e chinelos de banho.

- Sacos de roupa suja tanto para o bebé como para a mãe.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Digam-me coisas. :)