13.12.16

Dica 7#

Quando engravidei não comprei muitos livros. Na verdade, comprei dois e é deles que vos quero falar pois recomendo-os calorosamente. O primeiro chama-se "Os bebés também querem dormir", da Constança Cordeiro Ferreira, pois eu sempre soube que tenho muita dificuldade em lidar com a privação de sono (às vezes conto as horas que o Jack dorme numa semana e acho que era menina para me esquecer até do meu nome se dormisse o pouco que ele dorme) e queria saber como ajudar a Mini-Tété a deixar-me dormir. Atenção que eu defendo que não podemos nem devemos esperar que um recém-nascido durma logo 8h seguidas, de noite, e nos deixe a nós também dormir. Tem de haver bom senso, mas se houvesse truques para ajudar a adormecer, melhor ainda. O livro não é milagroso mas refere e explica técnicas que connosco resultaram, como por exemplo o white noise e a técnica de embrulhar os bebés. Digo-vos que houve alturas em que quem entrasse na minha sala encontrava um secador ligado à ficha, pronto a ser usado a qualquer momento. E foi muitas vezes usado às 4h da manhã para acalmar uma Mini-Tété a lutar contra o sono com muito choro furioso. Também desmistifica o receio de habituar bebés ao colo (3 meses inteirinhos a adormecê-la ao colo e a dormir todas as suas sestas ao colo, para a partir dos 5 meses eu ser incapaz de a adormecer assim pois ela só quer a sua cama. Até tenho saudades) e explica o porquê de não se dever deixar um bebé a chorar até que se cale por cansaço. Aconselho pois não deixa de dar algumas dicas úteis e relaxar um pouco os nossos receios.





O segundo comprei-o por ter visto uma vez uma referência no facebook de alguém que se referia a ele como "A Bíblia dos Bebés". Na verdade, o livro chama-se "O Grande Livro do Bebé" do Mário Cordeiro e é para mim quase que uma aquisição obrigatória. Fala de tudo um pouco: desde a esterilização de biberões, à varicela, à introdução dos alimentos, ao desenvolvimento do 1° ano de vida, aos acidentes, aos primeiros dentes, à febre, ao sono, às rotinas, à comunicação, à relação pais-filhos, ao banho, às constipações, às vacinas, a como tratar do cordão umbilical e da crosta láctea, às doenças das quais nem queremos pensar, tudo muito ilustrado com casos que ele vai relatando. A sério, se querem investir num livro, invistam neste, é o meu conselho. Não concordo com tudo o que ele diz, mas concordo com bastantes coisas e pus em prática dicas que ele dá e que resultaram. Para além disso, é agradável termos dúvidas e ler que é normal aquilo acontecer ou ter uma explicação para o sucedido.


Gostei tanto mas tanto dele que pedi como prenda de aniversário deste ano aos meus pais o livro seguinte, "O Livro da Criança" (não se enganem, não é o Grande Livro da Criança) do mesmo autor. Este já é um pouco mais abrangente pois vais do 1 aos 5 anos, mas não deixa de ser extremamente interessante.




2 comentários:

  1. Tmabém fiz um post sobre o livro "Os bebés também querem dormir" :) adorei o livr e acho mesmo que é uma mais valia. Os outros não conhecia mas já vou pôr o olho :)

    ResponderEliminar
  2. EscritaDela

    Já vi o post. Realmente é um bom livro. :D
    Os outros também são muito bons. Eu não concordo com tudo o que este pediatra escreve mas no geral achei o primeiro livro muito útil para acabar com muitas dúvidas de mãe de primeira viagem. O segundo como já é mais abrangente em termos de idade das crianças (do 1 aos 5 anos), já acho que há muita coisa que para já não é muito útil (uma bebé de 14 meses não tem os mesmos desafios que uma criança de 3 anos, não é? :) ) mas ainda assim que é uma boa ideia tê-lo. De vez em quando lá vou espreitar quando tenho alguma dúvida. :)

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)