21.10.13

Muuuuuito boooooom


Ontem foi dia de cinema. Tinha visto o trailer de um filme quando estivemos em Portugal e decidi no sábado ver se já tinha estreado em França. Já sim senhor e por isso nem dei qualquer hipótese ao homem: tínhamos mesmo de ir ao cinema no dia seguinte antes que o filme decidisse desaparecer. E assim foi. O filme era às 20h25 pelo que decidimos jantar pelo centro comercial antes e podermos assim regressar a casa mal o filme acabasse. O problema dos centros comerciais aqui é que estão fechados ao domingo, não há lojas abertas, nada de nada. Uma pessoa até podia aproveitar para passear um pouco, ver algumas montras, enquanto lá fora parecia que o mundo ia acabar (uma carga de água imensa, trovoada e vento), comprar qualquer coisa, mas não dá. Ao domingo fecha tudo. Uma pessoa vem de Portugal mal habituada neste ponto e, para mim, os centros comerciais em Portugal batem aos pontos os centros comerciais franceses. Não apenas pelos horários muito melhores mas também pela oferta de hipóteses no que toca a comida. Aqui, há restaurantes, daqueles com ementa e empregados que te fazem esperar até seres servido, ou caso queiras ir tu ao balcão buscar algo para comer, tens o McDonald's e pouco mais. Não há cá Vitaminas nem Sopas nem nada destes lugares onde possas ser atendido rapidamente e comeres algo levezinho e bom, o que para quem tenta fazer dieta é sempre uma seca. Enfim, nisto França ainda tem muito que aprender com Portugal (nisto e em aprender a fazer sopas).

Em relação ao filme, tenho apenas uma palavra: espectacular! Fomos ver o "Raptadas", com o Hugh Jackman e o Jake Gyllenhaal. O Hugh Jackman faz um papelão incrível, uma pessoa até se esquece que ele é um actor e sente-lhe toda a dor e toda a raiva de um pai cuja filha desapareceu. Ainda dei alguns saltos na cadeira e passei metade do filme a achar que ia ter uma noite de pesadelos (sou uma pessoa impressionável com certas coisas), mas não é de todo daquele tipo de filme que me apetece sair da sala por achar que é demasiado violento (para mim) para o tipo de filme que é. A história está muito fixe e prende-nos até ao último minuto. Aconselho.

4 comentários:

  1. Centros comerciais franceses: a sério que chamam aquilo centros comerciais??
    Sopas francesas: cenouras e courgettes trituradas com resmas de 'creme fraiche' lá para dentro, é sopa??

    Foste tocar em 2 pontos realmente muito fracos aqui em França. A sopa não me chateia muito, porque gosto de fazê-la em casa.
    Mas já fui a uma entrevista de emprego onde me perguntaram se tivesse de fazer uma sopa, como fazia e o que metia. A mulher ía abrindo os olhos a cada ingrediente que eu disse, à parte as courgettes e cenouras.
    Os centros comerciais, para mim não são centro comerciais. São sítios onde existem algumas lojas.

    Fiquei curiosa com o filme, hei-de ver!

    ResponderEliminar
  2. Oui, c'est moi,

    Caramba, não sabia que havia quem mais não gostasse dos centros comerciais e da sopa por cá. :D

    Eu sinto falta da sopa quando como fora. Por muito que a faça em casa, gosto de comer sopa como entrada num restaurante ou só mesmo uma sopa como refeição quando não tenho muita fome. Mas aqui é impossível. Mesmo nalguns restaurantes portugueses já desisti de pedir. Não sei o que metem na sopa mas não me sabe bem.

    Quanto aos centros comerciais....Que saudades dos horários fixes, das sessões de cinema tardias, de estarem abertos todos os dias. Portugal está bem mais à frente no que toca a este ponto.

    ResponderEliminar
  3. Tété,

    Acabei por ver o filme ainda ontem. É bastante emocional. Vale bem os 8.1 que tem no IMDB.
    Obrigada pela dica :)

    ResponderEliminar
  4. Oui, c'est moi,

    Sempre às ordens. :D

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)