11.6.18

O Desfralde

Um dia, em Fevereiro, a Mini-Tété acordou e informou-me que era uma menina grande e que não queria usar mais fraldas. Não se calou todo o dia com isto, mostrando-se claramente contrariada por ter de usar fraldas, por isso lá lhe fui comprar umas cuecas, que lavei e sequei nesse mesmo dia para que no dia seguinte ela as pudesse usar. Seguiram-se dois dias intensos de acidentes, até acabar com todas as cuecas e calças (normais e de pijama) lavadas que tinha no armário, mas sempre com ela a insistir que queria não queria mais fraldas. Ao terceiro dia, ao acordar, pediu-me novamente para usar fraldas. Explicámos obviamente que não havia problema, que guardaríamos as cuecas para mais tarde, depois de ela crescer mais um bocadinho.
Agora em Junho, tendo já ela quase 2 anos e 8 meses, decidimos que era a melhor altura para voltar a tentar, mas o problema repete-se: independentemente das vezes em que a levo ao bacio ou à sanita e de quanto tempo lá ficamos, ela não faz na-da. Mas insiste que vai fazer e pede para não a tirarmos de lá enquanto não fizer. Segundos depois de estar vestida já faz, pelo que mantém a fralda para não andarmos sempre a limpar o chão.

E eu admito que não estou a achar piadinha nenhuma a esta fase. Era tão mais fácil se houvesse um botão e "plim" está feito. Não faço ideia se dá sinais de estar pronta ou não, não a quero estar a apressar (logo eu que nunca tive pressa que ela fizesse fosse o que fosse), não lhe quero criar stress nem pressionar, mas a verdade é que seria agora a o momento ideal, porque depois vêm mais uns dias em Portugal, depois uma mudança de casa e de repente estará a entrar na escola pela primeira vez, e são demasiadas mudanças para eu querer que ela junte mais uma ao fazer o desfralde.

A escola da Mini-Tété não impede a entrada de crianças por desfraldar mas não é hábito aqui. E por essa mesma razão, fiquei contente quando a directora mo disse pois teria realmente muita pena que a Mini-Tété não entrasse este ano por esta razão. Ainda assim fui avisada que se não tratássemos nós do desfralde, eles tratariam rapidamente disso logo no início do ano escolar. Para o ano, a entrada na escola aos 3 anos passa a ser obrigatória, pelo que as escolas deixarão de poder recusar os alunos que ainda usem fraldas, razão pela qual penso que este ano já haverá escolas que não mantêm a proibição.

E é tendo em conta este contexto que tanto eu como o Jack queríamos ser nós a fazer o desfralde. Porque não sabemos quem será a educadora da Mini-Tété e não fazemos ideia se alguma vez sequer teve de desfraldar os seus alunos, se tem experiência, se saberá lidar com isso. E uma vez que o tempo da minha pequenina não será respeitado nem por nós nem pela escola, então preferíamos ser nós a fazê-lo porque somos os pais dela e há uma maior confiança.

Mas para isso é preciso ela estar pronta. Será que está?




5 comentários:

  1. Tenho exatamente a mesma dúvida em relação ao meu filho :/
    Na escolinha já começaram a fazer-lhe o desfralde mas eu fico sempre na dúvida se ele estará pronto, parece-me ainda tão pequenino :( e tenho receio que seja cedo.

    ResponderEliminar
  2. Bolas, o Blogger não me avisou que havia comentários e por pouco não os lia. :/
    Devia haver um manual de instruções para esta fase, devia, devia. Ou então um botão mágico. :P
    Espero que desse lado corra bem e que seja rápido. E parabéns pela nova gravidez! :D

    ResponderEliminar
  3. Enquanto não se tirar a fralda, eles não percebem se estão prontos ou não. Têm que sentir o desconforto para perceber que não podem fazer nas cuecas. Se estiverem com a fralda não sentem esse desconforto e não sentem necessiade de fazer na sanita/bacio. É um processo longo, chato, limpam-se mts chichis do chão, mas faz parte. A minha filha tirou a fralda de dia aos 2 anos e 3 meses e a da noite só aos 3 anos. É uma fase chata (muito chata), mas tem que ser assim. :) Boa sorte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em Fevereiro foi assim, imensos xixis e cocós pelo chão até que ela pediu finalmente as fraldas porque não fazia nada no bacio/sanita e já estava incomodada de tantos acidentes. Ou seja, não foi isso que a fez aprender. A sensação que tenho é que enquanto ela não fizer pelo menos um vez no bacio ou sanita, não compreenderá a diferença e não perceberá que ao fazer lá não se sente molhada e desconfortável. O meu problema está em conseguir que ela comece para já por fazer seja o que for no bacio ou na sanita. :)

      Eliminar

Digam-me coisas. :)