Assumo que sempre achei que quando a Mini-Tété entrasse na escola com 3 anos, no pré-escolar (jardim-de-infância), ia basicamente passar o tempo a fazer desenhos, a pintar com os dedos, a cantar músicas com sons de animais e coisas que tal. Imaginem portanto o meu espanto quando a vi logo no primeiro ano a saber escrever o seu nome em maiúsculas. E a copiar sem grandes problemas qualquer palavra em maiúsculas que lhe puséssemos à frente. Tinha deixado na escola a minha bebé e de repente devolviam-me uma criança crescida capaz de reconhecer letras e de as copiar ou até mesmo escrever sozinha o seu nome.
Este ano está no segundo ano (na turma dos 4 anos, portanto) e à conta do coronavirus está quase há 2 meses e meio em casa, a fazer as coisas que a educadora indica para cada dia e há momentos em que dificilmente controlo abrir de boca de espanto. Já consegue olhar para os dias da semana e "ler" cada dia (não lê obviamente, mas reconhece que aquele conjunto de letras significa "samedi" [sábado], por exemplo). Sabe todo o alfabeto em maiúsculas, reconhecendo cada letra. Sabe todo o alfabeto em minúsculas reconhecendo cada letra. Estamos agora a trabalhar palavras que tenham o mesmo som e as diferente maneiras como se escreve esse som. Escrevo palavras em minúsculas que ela reescreve em maiúsculas sem qualquer dificuldade. Todos os dias há exercícios de grafismo (ondas, espirais, etc) para treinar a mão para a caligrafia do próximo ano. Conta até 29. Escreve bem os números até 19 quando ditados de forma aleatória. Já faz contas de somar! Preenche tabelas de dupla entrada! Indica a primeira letra ao ouvir algumas palavras. E daqui a um mês deverá ser capaz de fazer a correspondência entre as fotografias dos seus coleguinhas de turma e o seu nome escrito.
E eu acho tudo isto fantástico. Depois penso que no colégio onde andei, aprendi a escrever e a ler no último ano do pré-escolar (turma dos 5 anos), ou seja, era apenas um ano mais velha que a Mini-Tété e por isso com a idade dela se calhar até já fazia tudo isto e simplesmente não me lembro. Não faço qualquer ideia do programa escolar português neste momento (nem o daqui sabia, quanto mais...) nem mais precisamente o que aprendem as crianças no jardim-de-infância. Nunca pesquisei. Tenho quem me diga que aprendem o mesmo que aqui, tenho quem me diga que não é assim de todo. A escolaridade em França não é levada da mesma forma que em Portugal, e se nalgumas coisas será melhor, noutras é francamente pior. Mas nunca comparei os programas lectivos por isso não tenho qualquer ideia. Por isso, digam-me: o que aprendem as crianças no jardim-de-infância em Portugal? É assim? É mais brincadeira? Aprendem outras coisas?
Este ano está no segundo ano (na turma dos 4 anos, portanto) e à conta do coronavirus está quase há 2 meses e meio em casa, a fazer as coisas que a educadora indica para cada dia e há momentos em que dificilmente controlo abrir de boca de espanto. Já consegue olhar para os dias da semana e "ler" cada dia (não lê obviamente, mas reconhece que aquele conjunto de letras significa "samedi" [sábado], por exemplo). Sabe todo o alfabeto em maiúsculas, reconhecendo cada letra. Sabe todo o alfabeto em minúsculas reconhecendo cada letra. Estamos agora a trabalhar palavras que tenham o mesmo som e as diferente maneiras como se escreve esse som. Escrevo palavras em minúsculas que ela reescreve em maiúsculas sem qualquer dificuldade. Todos os dias há exercícios de grafismo (ondas, espirais, etc) para treinar a mão para a caligrafia do próximo ano. Conta até 29. Escreve bem os números até 19 quando ditados de forma aleatória. Já faz contas de somar! Preenche tabelas de dupla entrada! Indica a primeira letra ao ouvir algumas palavras. E daqui a um mês deverá ser capaz de fazer a correspondência entre as fotografias dos seus coleguinhas de turma e o seu nome escrito.
E eu acho tudo isto fantástico. Depois penso que no colégio onde andei, aprendi a escrever e a ler no último ano do pré-escolar (turma dos 5 anos), ou seja, era apenas um ano mais velha que a Mini-Tété e por isso com a idade dela se calhar até já fazia tudo isto e simplesmente não me lembro. Não faço qualquer ideia do programa escolar português neste momento (nem o daqui sabia, quanto mais...) nem mais precisamente o que aprendem as crianças no jardim-de-infância. Nunca pesquisei. Tenho quem me diga que aprendem o mesmo que aqui, tenho quem me diga que não é assim de todo. A escolaridade em França não é levada da mesma forma que em Portugal, e se nalgumas coisas será melhor, noutras é francamente pior. Mas nunca comparei os programas lectivos por isso não tenho qualquer ideia. Por isso, digam-me: o que aprendem as crianças no jardim-de-infância em Portugal? É assim? É mais brincadeira? Aprendem outras coisas?
E isso é mesmo o obrigatório para essas idades ou é opção da escola?
ResponderEliminarNão conheço muito bem a realidade das outras escolas mas do pouco que conheço diria que os objectivos escolares serão os mesmos, mesmo que haja pequenas diferenças. A verdade é que a escola da Mini-Tété é uma escola pública por isso suponho que todas tenham um programa escolar semelhante.
EliminarPois assim faz sentido. É que se não fosse, haveria alunos em diferentes níveis no 1º ano e tornava-se mais chato para os que já aprenderam mais.
Eliminar