1.3.16

Dar apenas o que eles precisam

Num post em que falava destes erros normais de pais de primeira viagem, a Minnie Me perguntou "Mas aí os médicos não informam quantos ml deves dar no biberão consoante os meses?". Na altura respondi na caixa de comentários mas pensei que devia dedicar um post a este tema visto também eu ter deambulado pela internet à procura de informações que acalmassem os meus receios. 

As latas de leite trazem a indicação, para cada mês, da quantidade de biberões que se deve dar por dia e da quantidade de leite por biberão. É útil, é interessante, mas caímos facilmente no erro de levarmos demasiado à letra o que está escrito, como eu fiz. Quando a Mini-Tété começou a beber leite artificial logo no Hospital, bebia cerca de um terço daquilo que devia. Passado uns dias já bebia o normal e foi aumentando a dose rapidamente, o que fez com que eu ficasse com medo de lhe estar a fazer mais mal que bem, de lhe dilatar o estômago e mais não sei quantos receios que rapidamente foram ultrapassados. Tanto as sage-femmes do Hospital, como o pediatra que lhe deu alta, como a sage-femme que fez a visita domiciliária como a médica que a segue são claros na regra a seguir: se o bebé acaba os seus biberões de leite, então deve-se aumentar a dose. A ideia é que reste um pouco de leite no biberão. Simples, sem qualquer recomendação de quantidade de leite por dia ou por biberão. 

Nós, adultos, não somos todos iguais, não comemos todos a mesma quantidade de comida. Porque razão queremos que os bebés o sejam/façam? Porque razão nos faz sentido que todos os bebés com x meses bebam a mesma quantidade leite? As pesquisas pela net enganam ainda mais porque facilmente encontramos mães que dão apenas leite artificial e outras que o dão como complemento ao leite materno, e o engraçado é que tanto umas como outras se comparam e se guiam pelas indicações da lata, o que não faz sentido nenhum quando nuns casos aquela é a refeição principal do bebé e noutros é apenas um complemento, pelo que as quantidades dificilmente serão as mesmas. Além do mais, é normal que um bebé de 4 quilos sinta uma maior necessidade de leite que um bebé com a mesma idade que só pese 3 quilos, por exemplo. Ou dois bebés com o mesmo peso mas com apetites diferentes. Cada bebé é que sabe o que deve beber e não há tabela nenhuma de uma lata que saiba melhor do que ele. Se pensarmos bem, quando um bebé mama ao peito da mãe ninguém consegue controlar a quantidade de leite que ele está a beber e ninguém se preocupa com isso. Ninguém diz que ele está a beber mais ou menos leite do que deveria. 

Não deixa de ser engraçado que a minha pequenita tenha, aos 3 meses, passado a beber bem menos do que as latas indicam depois de ter andado sempre a beber bem mais. Voltei a falar com a médica, já adivinhando a resposta: se ela bebe menos e continua a engordar, é porque está bem. Ela auto-regula-se e bebe conforme o seu apetite. E nós deixamos.

Vejo nos fóruns imensas mães praticamente em pânico porque o bebé não bebe o que a lata diz (seja mais ou menos), e nos casos em que bebe menos o descalabro é total. Cria-se a ideia que os bebés enjoaram o leite, troca-se de leite todas as semanas (com as consequências intestinais que daí advêm), trocam-se os biberões, chora-se e suplica-se para que o bebé queira beber mais, independentemente de todas as semanas estar mais gordinho com o "pouco" que bebe. E se calhar resultaria melhor respirar fundo e dar-lhe apenas aquilo que ele precisa. 



2 comentários:

  1. Obrigada por este post, acho que é como dizes, é bom responderes aqui porque assim todos vêem.
    Eu perguntei porque é como te digo, o pediatra do meu (1º) sobrinho dava lhe essas indicações, mas talvez por ser um bebé diferente, com outros tipos de cuidado, por a miha cunhada ter estado de cama 9 meses...
    Não sei, mas o teu post faz sentido.

    ResponderEliminar
  2. Provavelmente, não é o bebé que é diferente mas sim o pediatra. :) Cada pediatra, sua cabeça e sua sentença (neste caso, todos os médicos eram consensuais na regra de leite a seguir, mas em muitas outras coisas ouvimos opiniões bem diferentes).
    Há médicos que pensam como eu aqui expliquei, há outros que definem as quantidades de leite a beber a cada mês, alguns dizem mesmo para não ultrapassar aquela medida mesmo que o bebé chore de fome, outros insistem que a medida tem de ser alcançada e força-se o bebé a beber, são diferentes maneiras de pensar. :)

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)