24.1.17

1 ano e 3 meses


Estou a adorar esta fase da Mini-Tété ou, para ser mais verdadeira, esta fase de nós as duas. Parece que estamos numa fase de equilíbrio e paz (e tudo na maternidade são fases, hei-de falar sobre isso num post) e que estamos as duas em sintonia. Gosto imenso de a ouvir dizer "mamã!" quando abro a porta do quarto ao perceber que ela acordou da sesta, gosto de estar ali na palhaçada com ela a tentar tirá-la da cama e ela a rebolar e a tapar-se, rindo-se a bandeiras despegadas para que não a tire de lá. Já não acho tanta piada que me chame de manhã com o seu típico queixume que às vezes me entra nos ouvido e me faz chegar ao final do dia com aquele barulho cravado no cérebro. Delicio-me a vê-la repetir-me os gestos à sua maneira como no outro dia em que pegou num guardanapo e se pôs a limpar os seus pratos de plástico, tal como eu faço quando estou a secar a louça com um pano. Ou quando limpa o pó com um bocado de algodão (não me seguem no facebook? Depois perdem estas coisas...). Adoro vê-la a "ler", agarrada a um livro e a palrar muito seriamente, não há um dia em que não tire todos os livros da estante e não queira que lhe leia histórias, passamos horas agarradas aos livros com ela a apontar para as coisas e eu a dizer-lhe o nome para que ela aprenda, gosto que venha atrás de mim (eu sei que há quem tema o momento em que eles começam a gatinhar, mas no meu caso a minha vida ficou tão mais facilitada em tanta coisa...), que brinquemos às escondidas, que já se entretenha sozinha durante momentos. Gosto quando me faz uma festinha (quando peço e nem sempre, raça da miúda, que mais facilmente distribui festinhas pelos quadros e armários cá de casa), quando lhe pego ao colo e ela pousa a cabeça no meu ombro (adooooooooro! Sou incapaz de ir fazer o que estava a pensar fazer no momento, fico simplesmente ali a apreciar o momento, o resto pode esperar) ou quando me agarra a mão e a coloca na cabeça para que lhe faça festas para adormecer. Continuo a apaixonar-me sempre que a vejo dormir, mesmo que agora tenha passado por uma fase em que acordava às 5h da manhã com a mesma energia com que acordaria ao meio-dia (fases, tudo são fases). Não acho assim tanta piada que queira comer a sopa sozinha porque na verdade quer apenas brincar com a colher e o resultado não é o melhor. Acho piada que chore muito mais quando não lhe posso pegar ao colo do que quando entala um dedo (coisa que já aconteceu por diversas vezes em gavetas e fica ali simplesmente a choramingar até que eu perceba porque razão é que ela não se mexe). Não digo que não chegue ao final do dia morta de cansaço (continuo a ter de cuidar de uma bebé de 1 ano e da casa, o que não é um trabalho fácil), não digo que muitas vezes a partir de uma certa hora já não comece a olhar para o relógio a ver quando é que o Jack chega a casa para que ele brinque com ela e eu possa tirar 5 minutos para mim numa divisão com a porta fechada, mas o facto de andar a tentar dormir mais dá-me tão mais paciência. Já não me lembro do último dia em que senti desespero com a Mini-Tété (que os houve, hei-de falar disso no tal post das fases) e isso faz-me sentir bem e em paz. Estou mesmo a gostar desta fase. Espero que dure.

1 comentário:

  1. Devias despromover-me de tua seguidora xD
    COMO ASSIM ainda não te seguia no face?
    Já sigo.
    Beijinho*

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)