21.6.17

20 meses (1 ano e 8 meses)

Há uns dias, decidi experimentar por brincadeira uma aplicação na qual eram respondidas várias perguntas de forma a ver o nível do nosso bebé nas competências motoras, de linguagem, sociais, etc...Na parte da linguagem e das competências motoras aconteceu o esperado: na primeira está muito acima da média (com a aplicação a fazer-me a pergunta "Estamos perante um futuro Einstein?") e na segunda a ficar muito abaixo da média (não se pode ser bom em tudo).
Pois é, Mini-Tété já fez 20 meses e andar sozinha não é com ela. Ainda assim, os últimos dois meses traduziram-se num avanço descomunal e a bebé que não se mantinha de pé agarrada a nada passou a conseguir andar na rua de mão dada (obrigada!, gritam as minhas costas). E já se aventurou por duas ou três vezes a tentar ficar de pé sem se agarrar. Bem me dizia o instinto que ela apenas precisava de tempo e ainda bem que me mantive calma e a deixei seguir ao ritmo dela. Não tenho pressa, nunca tive, nem para que ela nascesse. É a minha preguiçosa tagarela (tem dias que não se cala, senhores, sempre a falar comigo ou sozinha. Fora as noites em que decide rever, antes de adormecer, todo o vocabulário aprendido. E não falemos do facto de falar a dormir...Já disse que ela não se cala?). 

Neste momento, anda com uma aversão à água ao ponto de a metermos na banheira e ficar com os braços levantados para que nem mais 1 cm de pele toque na água, essa coisa estranha que a deixa molhada e a incomoda.
Depois de uns dias a recusar a sopa e a dizer "Quente! Quente!" mesmo com a dita bastante morna, lembrei-me que já no Verão passado, ainda não tinha ela um ano, só aceitava comer a sopa fria. Na altura associei ao nascimento dos dentes mas parece-me agora que a tolerância dela ao calor deve ser parecida com a da mãe: zero. Assim sendo, agora tiro a sopa do frigorífico, dou-lhe uns segundos de microondas só para acalmar a minha consciência e lá lhe ponho à frente a sopa fria. E ela come, comigo a arrepiar-me toda. Blargh.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Digam-me coisas. :)