5.4.18

Factos de um baptizado

Ao contrário do que aconteceu com o nosso casamento, em que andei a encher o blogue com posts e posts sobre esse tão belo acontecimento, o baptizado da Mini-Tété tem andado a passar despercebido por aqui. A verdade é que a falta de tempo para a escrita aliada a não haver grandes preparativos para relatar dá nisto. Neste momento, posso dizer que:

- A Mini-Tété era para ter sido baptizada o ano passado mas como não me entendi com o padre em relação a uns assuntos burocráticos e não burocráticos, adiou-se a cerimónia por um ano. Será em Maio, mês do nosso casamento e dos anos do Jack.

- Ao contrário do casamento, em que acho que faz sentido juntar família e amigos para celebrar a união e o amor, e fazer uma bela festa, o baptizado para mim é sinónimo de uma cerimónia discreta, intimista, sem grandes espalhatos na apresentação de Deus e a Deus da Mini-Tété. Por isso, convidou-se apenas o núcleo familiar mais próximo da Mini-Tété e, depois da cerimónia, fazemos um almoço simples.

- Os padrinhos já estão convidados. Por não terem o crisma, não participarão na cerimónia e assinarão apenas como testemunhas. São as regras, não me incomoda, fora o facto de achar um disparate bastar ir a uma igreja diferente e as mesmas regras serem ou não aplicadas conforme a vontade do padre. Na cerimónia serão testemunhas, para nós e para a Mini-Tété serão sempre tratados como padrinhos e está o assunto resolvido.

- Aproveitámos as férias de Verão do ano passado para fazer o Curso de Preparação para o Baptismo. 

- A Mini-Tété já tem o vestido. O Restaurante já está marcado. Os convites todos entregues. E por falar em convites, aqui estão eles. Foram feitos pela Molde Design Weddings, a mesma empresa que fez os nossos convites de casamento. Queríamos mesmo que o convite de baptizado fosse feito à semelhança do convite de casamento (ver aqui) e por isso voltámos a contactá-los. O convite tem o formato de um postal, de um lado um fotografia da Mini-Tété e do outro todas as informações necessárias (que aqui apaguei para vos poder mostrar), com algumas linhas em branco para o podermos personalizar para cada convidado. Gosto muito, muito, muito deste convite. Estão liiindos. O "selo", tal como no nosso convite de casamento em que os bonecos foram feitos à nossa imagem, também foi feito à imagem da Mini-Tété. Vê-se logo pelo cabelo. :D




2 comentários:

  1. Ola. Isso de ser testemunhas nunca tinha ouvido falar. Como funciona? Se sao apenas testemunhas e n reconhecidos pela igreja como padrinhos, entao o batizado é feito sem padrinhos? Pensava q p batizar uma criança era obrigatorio ter padrinhos p a cerimonia.

    Filipa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu também achava mas foi-me explicado que na verdade não são necessários. É possível baptizar uma criança sem padrinhos. Portanto as duas pessoas que escolhem não podem participar na cerimónia e assinam apenas como testemunhas. Depois, claro dependerá de padre para padre. Há os que nem querem saber se os padrinhos têm o Crisma ou não e há os que mesmo fazendo-os assinar como testemunhas os deixam participar na cerimónia desempenhando o papel dos padrinhos. :)

      Eliminar

Digam-me coisas. :)