29.8.12

Touradas

Este é um assunto sensível e eu tenho noção que a minha opinião não vai de encontro à opinião da maior parte das pessoas. A verdade é que não sou contra as touradas. Mas, e atenção a isto, também não sou a favor. Sei bem os argumentos de quem é contra e concordo: é tortura animal. Não consigo estar no sofá a ver um homem em cima do cavalo a espetar o touro, e ver este a sangrar. Não é uma luta justa e o touro é claramente sempre o perdedor. Contudo, e é aqui que não consigo ser hipócrita e dizer-me contra touradas: eu vejo as pegas. Eu gosto de ver as pegas. A explicação é simples: tenho uma costela ribatejana. E sim, claro que temos de ter personalidade própria e nada nos obriga a ser do Benfica só porque a família é do Benfica, mas eu tive um avô forcado, o filho dele também o é, a minha mãe foi madrinha dos forcados e assistia às pegas cá em casa (porque também não gosta de ver a parte dos cavaleiros) e eu ouvi as histórias e aprendi a gostar. Não querendo justificar, é uma luta mais justa, não há armas e tanto pode correr mal para o touro (que leva com 7 homens em cima e com um a puxar-lhe o rabo) como para os forcados (exemplo disso é o meu avô que ficou sem um rim após este ter sido atravessado por um corno). Fico com pena quando as pegas não correm bem e gosto de ouvir a minha mãe a comentar as pegas e a dizer o que está bem e o que está mal. Acho graça ouvi-la chamar as coisas pelos nomes. 
Sei que é sobretudo um espectáculo, sei que acham que quem vai assistir às touradas tem sede de sangue animal (eu nunca fui assistir a nenhuma ao vivo até porque como disse não gosto da parte dos cavaleiros, e se em casa mudo de canal, lá não posso fazer o mesmo), mas há pessoas como eu que gostam da parte das pegas, e que continuariam a gostar (aliás, até preferia) se o touro não tivesse as farpas enfiadas no dorso (até porque é um perigo e eu acho sempre que um dia haverá uma farpa a vazar uma vista a um forcado).
Por isso, não consigo dizer que sou contra touradas pois seria uma atitude hipócrita uma vez que se apanho uma tourada na televisão (nunca sei quando dão, apanho sempre quando faço zapping) me sento com gosto a ver as pegas. Por outro lado, também não sou a favor pois sei bem que entre as pegas há as lides e nem imagino o que o animal sofre com isso. Assim sendo, mantenho-me à margem e não defendo nem uma nem outra: enquanto houver touradas eu vejo as pegas, quando deixarem de haver touradas, deixaram e não se fala mais nisso.

2 comentários:

  1. Sei perfeitamente que tourear e pegar são coisas distintas e ambas, com sangue ou sem ele, são implicar com o pobre animal. Sou totalmente contra.

    ResponderEliminar
  2. Concordo contigo, Raven. O pobre touro preferiria com certeza estar descansadinho e não ter de aturar cavaleiros nem forcados. Mas como disse, gosto de ver as pegas, pelo que seria muito hipócrita pôr-me para aqui a dizer que sou contra touradas. Se não gosto de pessoas que pregam uma coisa e fazem outra (só porque por serem elas, acham que é diferente), então não vou ser igual. :)

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)