19.2.13

É só sorrir e acenar


Ainda arranho o francês e a minha maior dificuldade é quando do nada falam comigo e eu não sei o assunto (quando sabemos qual o assunto é muito, mas muito mais fácil entender o que nos dizem). Ou quando falam muito depressa. Ora, não sei se é da minha pele clarinha (braaanca :)) e olhos não muito escuros, passo sem dificuldades por francesa, o que acreditem, leva a que todo o tipo de gente fale comigo. Já perdi a conta à quantidade de pessoas que me pergunta direcções (e eu nunca sei responder porque a maior parte das vezes nem percebo onde querem ir e nas restantes vezes até percebo mas não sei onde fica). As meninas da farmácia fazem perguntas, metem conversa, e eu olho para elas a tentar deslindar o que me dizem. Nas caixas do supermercado a mesma coisa. E mesmo aqui, no supermercado, com gente a cirandar de um lado para o outro, sou eu a escolhida para perguntarem onde está o arroz, se a fruta se pesa nas caixas, para que lado está a água.... Há duas semanas atrás, estava eu arrumar as compras no carrinho, e o senhor que tinha sido atendido antes de mim, vem ter comigo com os talões de desconto que tinha recebido (após pagarmos as compras, recebemos por vezes vales de desconto específicos: 1 euro de desconto na próxima vez que comprar carne, 0,80€ de desconto nos próximos iogurtes, etc) e pergunta-me se os quero. Claro, mas isso é que coisa que se pergunte? E nisto, começa a falar, a falar, a explicar o porquê de não precisar dos talões, enquanto a mulher lhe dava outros talões que tinha na carteira e ele mos dava a mim, e a menina da caixa ria-se e falava connosco também, e o homem continuava a falar, a falar, a falar,e eu sem perceber nada, só sorria, acenava com a cabeça e guardava os talões dentro do bolso do casaco não fosse ele mudar de ideias a meio do discurso. Ainda estou para saber porque razão não queria ele os descontos, mas que vim satisfeita com 6 talões para casa, isso vim.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Digam-me coisas. :)