20.1.15

Saiam da frente que eu vou pegar no carro.

Aqui em França, é possível tirar a carta e conduzir com 16 anos, desde que sempre acompanhados. Um dos adolescentes da família vai por isso começar a estudar o código e anda entretido a fazer testes numa aplicação do iPhone. Embora pessoalmente ache isto uma má estratégia, pois não sabendo as regras, a hipótese de falhar nos testes é grande e isso pode tornar-se desencorajador, a verdade é que no último jantar de família, o telefone andou a passear de mão em mão, cada um a testar os seus conhecimentos (ou falta deles) no que toca ao código da estrada. Vergonhosamente, falhei 16 em 40 perguntas. Uma calamidade, eu sei, mas em minha honra tenho a dizer que a aplicação está em francês, que algumas perguntas não percebi, que fiz metade dos testes a achar que "droite" era esquerda e "gauche" era direita, que para cada pergunta havia apenas um período de alguns segundos para ler e responder, e que estavam ao falar comigo ao mesmo tempo sendo impossível colocar o exame em pausa. Acabei por descarregar uma aplicação semelhante em português para o meu telefone, e da primeira vez errei 6 em 30 e da segunda vez errei 4 em 30. Teria chumbado em qualquer dos exames, mas sempre é menos vergonhoso. A realidade é que já ninguém se lembra das regras do código, algumas porque não nos fazem muito sentido na prática (e por isso esquecemos mal começamos a conduzir mais assiduamente) e muitas por não se aplicarem a nós (sei lá eu as velocidades e direitos de veículos pesados de mercadorias ou de velocípedes). Além das perguntas sobre taxas de álcool que erro todas porque sei lá eu qual o limite permitido por lei. Eu não bebo, senhores! Acho que ainda vamos dar muitas gargalhadas com estes testes e quem sabe voltar a rever alguma matéria.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Digam-me coisas. :)