3.3.17

A mãe não está preocupada? Então vamos chateá-la até ela ficar. Irra.

Dizem os livros que "a criança começa a andar ao ano". De facto, a maioria das crianças dá os seus primeiros passos por volta dos 12 meses. Há, no entanto, umas que são mais precoces, outras mais tardias, sem que isto seja associado a algum problema. (...) A maturação ósteo-muscular e neurológica que permite andar, segue paralelamente à de outras áreas do desenvolvimento, como a linguagem, audição, visão e manipulação dos objectos. (...) E como ninguém é bom em tudo ao mesmo tempo (nem Deus, pelos vistos, que nos criou imperfeitos...), os que começam a falar cedo ou que são bem comportados à mesa podem começar a andar mais tarde e vice-versa. É-lhes permitido...não tentemos nós condicioná-los aos nosso desejos. Assim, se a idade média para começar a andar são os 12 meses, entre os 8 e os 18 vê-se de tudo, sem que isso represente necessariamente um problema. E depois há outros factores que convém ter em linha de conta: por exemplo, uma criança que gatinha e chega a todo o lado não ter grande motivação para começar a andar: "Para que é que me vou dar ao trabalho de aprender uma coisa nova se esta me chega?" - pensará. (...) Quase todas as crianças que não andam até aos 18 meses são saudáveis e o facto não corresponde a nenhum problema, desde que não apresentem quaisquer outros sinais de atraso de desenvolvimento. (...) Não entrem em stress nem façam o vosso filho entrar em stress se até aos 18 meses não andar.

Mário Cordeiro, O Livro da Criança

Acho que vou fazer um cartaz com isto e mostrá-lo a quem se lembra de me dizer com ar chocado/indignado/preocupado "Ainda não anda??????". Ou então fazer mesmo um quadro para olhar para ele naquele 1% de dias em que estas pessoas me conseguem deixar com macaquinhos na cabeça.



2 comentários:

  1. Esses comentários são desagradáveis. O meu sobrinho faz anos na próxima semana e recusa comer comida-comida. Só quer comer coisas raladas, sopas e cremes, ou gulodices. Comida-comida, como massa, arroz, batata, carne, recusa. Fazer o quê? Bem sabemos que já devia fazê-lo, mas cada criança tem o seu ritmo!

    ResponderEliminar
  2. A mim não me chateia que perguntem, eu própria perguntei no outro dia a uma prima do Jack se o pequeno dela já tinha feito o desfralde e tive até o cuidado de lhe dizer que não faço a mais pequena ideia de quando é que se faz o desfralde para que ela não pensasse que eu estava a querer saber se ele estava atrasado.
    Eu não gosto é que depois me tentem meter macaquinhos na cabeça como se isto não fosse normal ou, pior, me tentem dar a entender que a culpa pode ser minha. Mais irritante ainda é que por ela não andar, a culpa é minha pois não a estimulo, mas como já diz imensas coisas, dizem-me que nisso a estimulo demais. Compreendo que seja o hábito de ver os bebés a andar mais cedo do que falam, mas o oposto não é anormal nem culpa das mães (não andei propriamente a ver se ela falava antes de andar, não é...?).

    E cheira-me que a minha pequenita vai ser como o Miguel. Enfim, adora arroz e no outro dia esteve a comer almôndegas, mas dar-lhe legumes cozidos, peixe, é vê-la a ficar toda agoniada. Olha, vai-se tentando sem desistir. Eles acabarão por comer, não me parece que aguentem até aos 18 anos só a comer comida passada. :D

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)