11.4.17

Haverá realmente necessidade?

Há uns dias tivemos um jantar de amigos e a determinada altura observei-os a todos. Estávamos em amena cavaqueira, havia conversas cruzadas, comiam-se as pizzas, todos felizes por este jantar que tinha tardado em acontecer. Ainda assim, num grupo de sete pessoas, quatro delas tinham o telemóvel na mão estando também a trocar mensagens com outros amigos ou namoradas, enquanto conversavam connosco. Não deixei de me sentir um pouco triste. Que mundo é este em que vivemos onde não somos capazes de nos desligar de um aparelho e apreciar a companhia da pessoa com quem estamos ali, naquele momento, na vida real? Custa assim tanto dedicarmo-nos por umas horas a quem está ali? Serão as conversas via sms que estavam a ter assim tão urgentes que não pudessem esperar mais umas horas ou até ao dia seguinte? Não me entendam mal, gosto imenso desta facilidade de comunicação que nos aproxima imenso, muito mais do que quando não existia pois por muito longe que estejamos, em poucos segundos estamos em contacto, e também não digo que deva haver a regra de "não usar o telemóvel quando se está com os outros" porque eles têm a sua utilidade. Por exemplo, a meio do jantar, discutia-se a resolução de um problema de uma amiga de uma pessoa presente, mas surgiu uma dúvida que era essencial clarificar antes de continuar a pensar no assunto. Em segundos, a nossa amiga tinha enviado uma mensagem à sua amiga colocando a questão, a resposta tinha chegado e a discussão continuou. Evitou-se assim perder tempo a tentar adivinhar qual seria a resposta e qual o caminho a escolher. Da mesma forma que havendo assuntos efectivamente urgentes a tratar, não vejo qual o problema. Mas quando se está simplesmente à conversa via sms, quando não há urgência, parece que se passa a imagem de que quem está ali, naquele momento, não é suficientemente interessante ou importante para ser merecedor de toda a atenção. E acho até que roça um pouco a falta de respeito. Afinal de contas, um telemóvel que em poucos segundos nos aproxima de quem está longe, pode também afastar quem está ali, perto (e eu já cheguei a ter um jantar onde a certa altura ninguém falava comigo porque todos sem excepção estavam a ter conversas via sms). Estou ansiosa pelo próximo jantar com estes amigos mas não deixo de pensar às vezes que não fui feita para viver num mundo destes, sempre ligado, sempre conectado.

4 comentários:

  1. Tens razão. Uso muito o telemóvel ao almoço, porque almoço sozinha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas aí também eu usaria. :D Aliás, eu chego a comer quando a Mini-Tété está a dormir a sesta para poder pôr a conversa em dia via mensagens com algumas amigas ou ver alguma coisa no computador enquanto como. :)

      Eliminar
  2. É mesmo uma realidade triste esta :( também já reparei que isso acontece quase em todos os almoços/jantares e quase com toda a gente. Há sempre aquele momento em que metade dos presentes (para não dizer todos) estão com o telemóvel. As regras de etiqueta/respeito também vão ou deviam mudar com o tempo. Parece-me que um dia destes vamos ouvir falar que não fazer refeições (pelo menos isso) com o telemóvel é tão ou mais fundamental e educado como comer de boca fechada ou algo do género :/

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)