8.1.18

Uma paulada na cabeça de cada um que me diz isto e a vontade de dizer coisas era capaz de começar a passar-lhes...

Já aqui relatei uma situação semelhante e no Facebook também, mas o problema mantém-se e eu estou a começar a atingir um ponto de saturação que me faz começar a pensar em reagir, seja simplesmente com um revirar de olhos, uma resposta menos agradável ou até dar um calduço a quem me interpela acrescentando depois um "Ganhe juízo" ou "Por qué no te callas?".

Tenho uma filha amorosa, não o posso negar, e que sai muito aos pais no que toca à timidez. Em casa é uma grafonola, simplesmente não se cala, chego até a ficar saturada de tanto blá-blá-blá, sobretudo porque desde as primeiras palavras que tem uma capacidade absurda de repetição e fica mais de meia-hora a repetir a mesma palavra ou frase. Neste momento é quase impossível conversar via skype ou com o Jack ao jantar porque ela não-se-ca-la-nem-um-só-mi-nu-to. Ou está a falar connosco, ou sozinha, ou com os bonecos, ou com o prato, ou a perguntar uma dezena de vezes "o que estás a fazer?" e "o que é isto?". Mas na rua está calada. 
Para além disso é uma miúda sossegada, é um facto. Entro numa loja e ela ali fica geralmente ao pé de mim, simplesmente a observar tudo, sem reagir se alguém se mete com ela. Não faz birras, não tenta agarrar tudo e mais alguma coisa, não se põe aos saltos nem em correrias, não fala, não grita. Nos passeios vai de mão dada comigo, às vezes conversamos, outras vezes vamos apenas em silêncio. 
E eu compreendo que as pessoas olhem para ela e comentem esta calma, levando-me a ouvir uma referência a ela quase todas as semanas.

Já não compreendo tão bem que o limite do bom senso seja ultrapassado e as pessoas se sintam no direito de me dizer tudo o que pensam ou acham. Sobretudo se é um tema que pode de facto preocupar/afligir/incomodar uma mãe. No nosso caso, o ponto-chave é a entrada da Mini-Tété este ano na escola. Como mãe dela e conhecendo-a como a palma da minha mão, tenho os meus receios e angústias quanto a esta entrada (que nem sequer passam pela sua timidez, hei-de falar disso num post), e mesmo que fosse uma mãe despreocupada, acharia na mesma desagradável ter de ouvir constantemente perfeitos estranhos a dizerem "A sua filha é tão tímida/sossegada/etc. Vai sofrer imenso quando entrar na escola!".

Mas porquêêêê? O que é que leva alguém a ver uma mãe e uma filha calmamente a viver a vida delas e a pensar "Eu não me aguento, tenho de ir ali dizer-lhes que a miúda é calma de mais e vai sofrer, pobres criaturas a viver assim na ignorância, o que seria delas sem mim?", alguém me explica?
Já me aconteceu estar a ser atendida numa loja e de repente uma funcionária ou cliente dizer-me isto sem sequer haver um "bom dia" antes. É literalmente um vomitar de parvoíce sem qualquer aviso prévio. Já me aconteceu ser interpelada na rua para me dizerem isto. Já me aconteceu estar a ser atendida por uma funcionária que começa a comentar com outros clientes o futuro sofrimento da minha filha como se eu não estivesse ali. Fosse eu uma pessoa que desse importância ao que os outros dizem e acharia que isto não é apenas desagradável, mas sim cruel. 

Quando eu andava na creche, não havia dia que não regressasse a casa com uma nova marca de dentada dada por um dos outros miúdos da minha sala. Não havia dia que escapasse a isto e a minha personalidade sossegada e tímida assim o permitiam [sim, a Mini-Tété não sai ao vento]. Até ao dia em que a minha mãe me foi buscar e foi informada que a sua menina calma e sossegada aproveitou uma distracção das funcionárias e mordeu os miúdos todos da sala a eito, sem escapar nenhum. Eu não sei como vai ser a entrada da Mini-Tété na escola mas talvez ela saia à mãe. Calma e sossegada até atingir o ponto de saturação. 

Já disse que estou a atingir o meu ponto de saturação com este "aviso" vindo de quem não me conhece de lado nenhum, não já?


6 comentários:

  1. Falta de educação. Pessoas intrometidas é o que é!
    https://jusajublog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Realmente é de saturar com comentários desses! E quando a resposta for dada (e bem dada) não será de estranhar. Para além de ninguém ter nada a ver com isso é de mau gosto e mesmo crueldade fazer esses comentários a uma mãe que obviamente já terá os seus receios em relação ao início na creche. O meu menino anda na creche desde bebé, não ouvi esses comentários, mas as pessoas arranjam sempre o que dizer. Não sendo isso seria/será outra coisa qualquer. Das duas uma, ou se ignora sempre ou se dá uma resposta que os cala para sempre :) Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. As pessoas quando não sabem o que dizer só dizem disparates, perdem oportunidades de ficar caladas... Realmente...

    ResponderEliminar
  4. Não tinha paciência para aturar isso. Nunca tive, de resto. Responde quando achares que deves. Ninguém tem nada que se meter na tua vida, ora essa...

    ResponderEliminar
  5. E quando refilam por algum motivo e vem logo alguem dizer "está a precisar de um irmão"! ahahahah
    Tão bom!

    ResponderEliminar
  6. Eu era assim e as educadoras de infância diziam aos meus pais que precisava de um psicólogo...:p

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)