9.2.18

Bebés e o sono #3


Lembram-se deste post? Contava eu que tínhamos finalmente percebido como deitar a Mini-Tété sem berros de socorro-estão-a-matar-me (deitar logo ao primeiro sinal de sono) mas continuávamos com o problema de ela se deitar tardíssimo e de se levantar obviamente bastante tarde também. Aliás, tal facto ficou até registado no quadro mensal da pequena Mini-Tété, pelo que facilmente se percebe como era algo queríamos mesmo resolver. 


Na altura, ela ia começar a introdução dos sólidos em breve e eu nem sequer sabia como gerir isto, pois embora a minha filha só bebesse 4 biberões (podendo atribuir-se facilmente a cada biberão o nome de uma refeição: pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar), ela acordava à hora do almoço, o que me trocava os horários das refeições todas. 
O nosso plano passou então por começar a acordá-la antes da hora a que ela acordaria naturalmente. Obviamente que, acordando ela às 13h, não passei a acordá-la às 8h pois isso seria interromper-lhe a "noite" de sono e resultaria numa bebé rabugenta com sono em falta. O que fiz foi começar a acordá-la uma hora mais cedo gradualmente (durante uns dias ao meio-dia, depois às 11h, depois às 10h...). Isto permitia-lhe fazer uma boa noite de sono e não ficar mal-disposta de sono (pois numa bebé que dormia 12h seguidas, tirar uma hora de sono não afecta assim tanto). Outro truque que na altura li e que me ajudou foi não deixar que ela dormisse mais de 2h30 de sesta, fosse esta a que hora fosse. 
Estas duas dicas aliadas uma à outra levavam a que a Mini-Tété todos os dias tivesse sono um pouco mais cedo que no dia anterior, até finalmente termos conseguido que ela adormecesse a uma hora decente.

Considerações a fazer:
- Este método resultou connosco mas só o apliquei quando ela já tinha 5 meses. Talvez o pudesse ter aplicado aos 4 meses, mas seguramente não o teria feito nos primeiros 3 meses, com ela ainda tão pequenina.
- Eu estou em casa com a Mini-Tété pelo que aos 5 meses ela não foi para nenhuma creche ao contrários de muitos bebés. Como tal, eu não tinha a pressão de cedo ter uma bebé com o sono regularizado. Compreendo que muitas mães tenham esta necessidade mais cedo.
- Tenho perfeita noção que esta dica depende muuuuito do sono de cada bebé. Não se pode por exemplo aplicar a segunda dica a um bebé que por sistema faça sestas de 20 minutos. 

2 comentários:

  1. Eu tive exactamente o mesmo problema com o meu filho e usei o mesmo método. Eventualmente, mais cedo do que gostaria, tive que cortar mesmo com a sesta, porque era uma cegada para adormecer à noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para nós foi complicado cortar com a sesta da manhã, já tinha ela mais de um ano. Ainda por cima foi quando começou a querer ficar de pé e dar passinhos, e esta conquista mais o largar a sesta resultou em 3 meses de mau sono. Mas continuamos com a sesta da tarde e já tem mais de 2 anos. Nem ela aguentaria sem esta sesta porque à vezes ao almoço já está a dar cabeçadas de sono. :)

      Eliminar

Digam-me coisas. :)