6.7.19

O primeiro ano de escola já acabou...

Cá estou eu novamente. :) O blogue anda completamente ao abandono, é uma pequena desgraça, penso nisto todos os dias mas para ser sincera, acabo por encolher os ombros pois sei que embora tenha muita coisa para escrever aqui, simplesmente não tenho tempo. Poderia dizer que quem quer mesmo arranja tempo e eu até concordo com isto, acho que quando queremos verdadeiramente algo poderemos conseguir mas temos na grande maioria das vezes de abdicar de outras coisas. E eu sei que para escrever aqui teria de abdicar de tempo com a Mini-Tété (não quero) ou de horas de sono (o que não me faz sentido). Por isso, é mesmo assumir que neste momento da minha vida não dá mesmo para escrever aqui com a regularidade que (tanto) gostaria e que uma dia poderei voltar em força. :)

A Mini-Tété acabou ontem o seu primeiro ano de (pré-)escola. Andei a sentir-me estranha todo o dia, talvez estivesse apenas cansada, talvez fosse do calor ou talvez fosse por não estar a conseguir processar a informação de que o ano tinha acabado, que já tem o seu primeiro ano de escolaridade feito, que conseguimos mesmo superar tudo isto. Não foi um ano nada fácil, nunca imaginei como iria ser difícil, como a personalidade da Mini-Tété iria dificultar tanto a sua integração, como um erro de comunicação logo no início condicionaria a adaptação e a arrastaria durante tantos meses. E houve uma mudança de casa pelo meio. E eu comecei a trabalhar. E a cada mudança, nova adaptação.

Gostei muito da escola, da educadora, das auxiliares. Todas as semanas recebia umas fotografias tiradas nessa semana com um pequeno texto descritivo sobre o que tinham andado a fazer e era giro mostrar à Mini-Tété e falar com ela sobre o que estava a fazer naquela fotografia ou na outra.
E estou ainda fascinada com tudo o que a Mini-Tété aprendeu este ano. A nível físico deu um salto enorme no desenvolvimento. É verdade que continua uma miúda calma e pouco dada a actividades físicas, muito cautelosa na maior parte dos passos que dá fora da sua zona de conforto, a própria educadora diz que nunca a viu correr e que acha que no fundo poucas serão as coisas que a motivarão a correr (tem razão, ahah. Mas nós já a vimos correr. Não corre muito nem muitas vezes, mas já corre :P) e que não adora as bicicletas a não ser que alguém pedale e ela vá sentada atrás sem fazer qualquer esforço (di-va, a minha filha é uma diva), mas nós já a vimos pedalar pela primeira vez um triciclo (esqueçam lá as bicicletas para já :P) quando fez 3 anos e meio. Também já sobe (trepa) melhor e acho-a mesmo mais desembaraçada. :)
Aprendeu a desenhar bonecos, casas, flores, corações, cruzes, bolas, o sol....Aprendeu a colorir, a fazer correspondências e sequências. Aprendeu a escrever o nome dela. E nós fizemos uma festa tão grande que acho que foi mesmo um momento de viragem naquela cabecinha e ela percebeu finalmente um dos propósitos da escola: aprender. O orgulho que sente ao aprender as letras trouxe-lhe finalmente o lado bom da escola e ajudou muito a ir para a escola mais contente. Também aprendeu a contar e a associar os números às quantidades. E músicas, tantas músicas que ela aprendeu este ano (e nós por acréscimo porque à força de ouvir cada uma 42486452 vezes não há quem não decore qualquer coisa).

De resto, a nossa pequenina é ainda um botão de flor a abrir devagarinho. Tanto a escola como o ATL são consensuais: os dias são demasiado longos para ela (Mini-Tété surpreendia tudo e todos com a velocidade a que adormecia na sesta...), muito cansativos e a energia das outras crianças é demasiada para ela. Para já, prefere o sossego de estar ao pé dos adultos, protegida das correrias, encontrões, brincadeiras e gritos dos colegas. Mas aos poucos está a mudar e a educadora acredita que para o ano já esteja mais habituada e tudo lhe faça menos confusão e cansaço. Não me admira, sei a criança que tenho em casa e divirto-me até a vê-la a brincar com outras crianças porque se alguma lhe diz "Anda, vamos correr", a Mini-Tété dá dois passos e diz alegremente "Olha, uma cadeira! Vamos sentar-nos!", ahahahaha. 

A nível da língua, está uma francesinha de primeira. Aprendeu muito rapidamente e tem orgulho em falar duas línguas. Se em casa é uma verdadeira tagarela, na escola é mais calada (sai tanto à mãe...) mas logo nos primeiros meses a educadora fez questão de me mostrar como ela já lhe respondia em francês sem problemas. Agora quem se lixa sou eu pois não percebo metade do que ela diz simplesmente porque não conheço as palavras. Li-xa-da!

Enquanto não trabalhei, ia todas as semanas fazer jogos de grupo à escola. Não adoooorei a actividade porque se para a minha filha tenho a maior das paciências, o mesmo não se pode dizer quanto às crianças dos outros. Sobretudo porque com o meu parco francês e sendo a grande maioria dos jogos com o objectivo de estimular o vocabulário das crianças, eu às vezes via-me e desejava-me para ser bem sucedida. Por outro lado, deu-me a oportunidade de estar mais por dentro da escola, observar a dinâmica da mesma, ver os coleguinhas da Mini-Tété, ver como se relacionavam, conhecê-los melhor, conhecer algumas mães e conversar mais facilmente com a educadora.

É mesmo incrível como é que este ano passou assim tão depressa, como é que tanta coisa aconteceu, como é que tanta coisa mudou. Não foi um ano fácil mas gosto mesmo de ter a Mini-Tété naquela escola e só espero que ela tenha tanta sorte com a próxima educadora como teve com esta. :)

2 comentários:

  1. Eu trabalho com crianças, sempre foi uma das minhas áreas de interesse, mas confesso que percebo isto "se para a minha filha tenho a maior das paciências, o mesmo não se pode dizer quanto às crianças dos outros" ahah! Os nossos são os nossos, por muito amor à camisola que se tenha... penso tantas vezes "meus ricos filhos!" e olha q a minha bebé tem um feitiozinho...

    E isto "porque se alguma lhe diz "Anda, vamos correr", a Mini-Tété dá dois passos e diz alegremente "Olha, uma cadeira! Vamos sentar-nos!", ahahahaha" só adorei!! É cá das minhas ahahah!

    Ainda bem que correu bem, mesmo com todas as dificuldades. Há-de continuar a correr! E melhor, espera-se, porque agora já passou o ano de adaptação :)

    ResponderEliminar
  2. Imagino como tenha sido um ano difícil! Muitos parabéns à mini-Tété por se ter adaptado a todas as mudanças... E aos pais para quem talvez ainda tenha sido mais difícil. Juntos conseguiram ultrapassar todas as mudanças. 😊 Eu sofro muito com mudanças... Para mim são sempre períodos de ansiedade e dificeis. Incrível como o tempo passa rápido. Eu acho imensa graça às respostas da mini-Tété. Ela é tão engraçada 😃

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)