26.12.19

Adeuzinho 2019

E mais um ano que se acaba e que passou a correr. O ano de 2019 começou logo com a mudança para uma casa ainda em obras, com toda a adaptação e contratempos que isto acarreta. Lembro-me de na altura dizer que gostava de ter a casa acabada passado um ano, o que não vai acontecer, precisamos de mais tempo, maior folga financeira, alguma força de vontade. Depois de tantos anos com obras nesta casa, acho que este ano fomos fazendo as coisas de forma mais vagarosa, a tirar umas "férias" de tantos fins-de-semana de obras e pouco tempo pessoal. 
Além do mais, logo no início de Fevereiro comecei a trabalhar, o que foi também uma das maiores reviravoltas de 2019. Numa área completamente diferente da minha, começou por ser algo temporário e acabei por ficar na empresa. Deixei de ser mãe a tempo inteiro (parcialmente porque a Mini-Tété já ia à escola, já não estava 24h/dia comigo) para ser mãe trabalhadora e depois de tantos anos parada tive de me adaptar a este novo papel. A entrada nesta empresa também fez com que passasse a trabalhar com o Jack, coisa que sempre disse que não queria fazer. E como pela boca morre o peixe, não só estou a trabalhar com ele como a maior parte do tempo (semanas e semanas e semanas) somos só nós os dois enfiados numa sala sem mais contacto com os restantes funcionários. Acho que ainda não nos vomitamos um ao outro por sorte. :P

Estou curiosa para saber o que realizei ou não dos meus desejos para 2019 por isso vou já buscar a lista e vamos lá ver isso:

1. Recuperar elasticidade/flexibilidade.
É terrível dizer isto aos 34 anos mas nos últimos anos senti uma clara falta de flexibilidade, coisa que no último ano começou realmente a incomodar-me. Em coisas absolutamente simples, como estar no carro e rodar o pescoço e o tronco para ver pelo vidro traseiro e sentir uma certa tensão, como se estivesse perra. Ou esticar-me para alcançar qualquer coisa e sentir que os músculos não esticam tanto como esticavam. Por isso, a ver se faço alguns exercícios ao longo do ano, com calma, para alongar estes músculos e voltar a sentir-me melhor.
Aaaaa...mais ou menos. Os exercícios ficaram apenas pela teoria mas como passo agora imensas horas sentada ao computador apenas a mexer a ponta dos dedos, tenho o cuidado de me ir levantado e esticando as costas, mexer o pescoço, os ombros...

2. "Acabar" a casa.
Escrevo assim "acabar" entre aspas porque há planos para esta casa que não serão feitos este ano, sobretudo na parte exterior. Mas gostava de ter o interior feito e acabado quando chegasse ao fim deste ano. 
Pois. Não. De todo.

3. Apostar no lado profissional.
É preciso dar este passo, ainda não sei muito bem o quê porque os meus objectivos mudaram desde que vim para França, mas está na altura de descobrir.
Pronto, este realizei, assim meio que de repente e sem pensar muito no assunto, mas já trabalho.

4. Mini-Tété de volta ao horário escolar completo.
Agora que finalmente deixou de ver a escola como um bicho-papão, que entra de mão dada com uma amiguinha, que sai feliz, gostava de voltar a aumentar o horário. Preciso de tempo para mim, para os meus objectivos, para ser a Tété que não é apenas mãe. E para conseguir concretizar o ponto 3, preciso de facto que a Mini-Tété passe mais tempo na escola do que as 12h semanais que passa neste momento. E para que depois não haja uma mudança brusca, o melhor será aumentar aos poucos.
Pobre Mini-Tété que de um dia para o outro largou as 12h de escola semanais para passar a fazer não só o horário escolar completo mas ainda a ir para o ATL.

5. Ver mais filmes e séries.
Preciso de me sentar no sofá com o Jack, depois do jantar, com a Mini-Tété a dormir, e vermos filmes e séries, como tanto gostamos e como temos feito tão pouco.
Aaaaa.....pois, era bom, não era? Este era um bom objectivo se não tivéssemos uma filha que adormecesse tão tarde. O ano passado, a Mini-Tété adormecia depois das 23h, este ano depois das 22h. Com coisas da casa ainda por fazer depois de a pequena finalmente cair para o lado, não sobra propriamente tempo para filmes e séries. Mas começámos agora a ver a terceira temporada da Casa de Papel e eu mantenho a Anatomia de Grey em dia, o que não é mau. :P

6. Gerir-me melhor economicamente.
Acho sinceramente que sou uma pessoa poupada, que sabe organizar-se bem monetariamente, mas também consigo identificar perfeitamente as três vezes ao longo da vida em que me desnorteei com o dinheiro, em que a gestão não foi grande coisa, em que a cabeça não estava devidamente concentrada ou não havia condições para tal. E acho que em 2018 entrei (ou entrámos) numa fase dessas, por isso queria que em 2019 voltássemos a tomar devidamente as rédeas das nossas finanças.
Correu melhor que 2018, sem dúvida, mas sinto que em 2020 ainda posso melhorar.

7. Cozinhar pratos mais saudáveis.
Ando a sentir alguma necessidade de comer melhor, de aprender pratos novos e não fazer sempre os mesmos pratos e cometer sempre os mesmos erros.
Não, não sinto que tenha efectivamente cumprido este ponto.

8. Sair da gruta.
Sou um "bocadinho" anti-social, tenho as minhas pessoas e sinto que não preciso de acrescentar mais ninguém ao meu mundo. Mas agora a entrada da Mini-Tété na escola tem-me feito conhecer e contactar obrigatoriamente com outras pessoas e acho que devo realmente fazer o esforço de não me afastar.
O regresso ao mercado de trabalho afastou-me das pessoas que eu estava a começar a ver mas trouxe-me outras. Não são amigos, não são sequer visitas de casa mas permitem-me sociabilizar um bocadinho. 

9. Treinar o meu francês.
Que anda péssimo, ali pelas ruas da amargura, uma pessoa até tem vergonha de abrir a boca. Mas depois é "voluntária à força" nos jogos de sociedade semanais com os coleguinhas da Mini-Tété e é obrigada a falar não só com os adultos que ali estão como com as crianças ( e de modo a que estas me percebam e respeitem). E pronto, vai-se treinando assim, mesmo que depois tenha uma mãe simpática a perguntar-me se sou alemã dado o meu forte sotaque (e a minha aparência claramente pouco latina).
Esta é difícil avaliar. Por um lado, estando a trabalhar sou obrigada a falar francês com outros funcionários, leio mails todos os dias em francês e escrevo até alguns, pelo que posso dizer que vou treinando. Por outro lado, dado o estado de quase reclusão a que eu e o Jack estamos sujeitos no gabinete, sem mais ninguém, é óbvio que comunico com ele em português a maior parte do tempo.

10. Perder peso.
Este desejo tem lugar cativo na minha ordem de desejos todos os anos, paga as suas quotas a tempo e horas e é um desejo fofinho que me incomoda pouco durante o ano e que só aparece no fim para me relembrar que mais uma vez não o cumpri. Mas este ano dava mesmo jeito, até porque melhoraria uma pequena questão de saúde.
Mais uma moeda, mas uma voltinha. Posso dizer que "para o ano é que é!"?

11. Continuar a destralhar.
Nesta casa temos mais arrumação, mas ainda assim sinto que tenho coisas a mais (tipo roupas que já não uso há tantos anos que nem me lembro da última vez que a vesti) e desnecessárias. Ainda ontem fiz uma boa limpeza ao meu armário e tenho ali um monte de roupa para dar mas acho que brevemente ainda vou dar uma segunda volta. A verdade é que quando nos mudámos, fiz uma mala para 7 dias para não andar à procura de roupa em caixotes e outras malas, e tenho-me aguentado basicamente com essa mala (vou lavando e usando, claro), o que prova que não preciso claramente de tooooda a roupa que estava empacotada.
Está a ser um processo. Lento, demasiado lento, mas um processo. Acho que das minhas coisas até me vou desapegando mas a casa está saturada de coisas da Mini-Tété dos seus 4 anos de vida porque sei lá se um dia não decido ter um segundo filho e elas não me vão fazer falta. Acho que corro o sério risco de ser como a minha cunhada, já com os dois filhos maiores de idade, e ainda com os brinquedos de bebés deles guardados, a ocupar espaço. 

12. Saúde. Muita saúde.
Eu continuo a aguardar pacientemente que a Mini-Tété comece a trazer as maleitas escolares (é que não é que elas não andem por lá, a turma já esteve reduzida a metade à conta das gastroenterites, bronquites e maravilhas destas) mas a pequena lá vai passando ilesa. Estou convencida que quando se fartar, vão ser umas atrás das outras, e eu que me lixe a tentar gerir isso. Mas enquanto isso, muita saúde para ela, para nós, para a família e para todos.
Temos definitivamente sorte com a saúde da nossa pequenina. Tem imenso jeito para apanhar viroses de 3 dias que a põem com febre acima de 40°C que não desce nem com medicação mas depois fora isso continua alegremente a passar ao lado das maleitas escolares. Ainda antes do Natal várias crianças da turma apanharam o vírus mãos-pés-e-boca, uma das melhores amigas da Mini-Tété apanhou, a nossa vizinha também apanhou, e para já, não há sinal disso. Mas tem uma otite, pronto, que é para não se ficar a rir. O Jack também apanhou no início do ano uma infecção pulmonar para aprender que há coisas que não se curam sozinhas e que a sua querida mulher tinha toda a razão ao insistir com ele para ir ao médico. Mas fora isso, não houve problemas de maior nem cá por casa nem no resto da família.

Acho sinceramente que 2019 foi um ano de mudança, não tantas como as que queríamos, mas uma página foi virada. Falarei disto e dos meus desejos para 2020 num próximo post.

4 comentários:

  1. Muita sorte para ti, com o novo trabalho e a nova fase da vossa vida. O que ficou por realizar, É AGORA. :D

    ResponderEliminar
  2. Eu costumo fazer este género de balanço mentalmente. Adorei o sentido de humor em alguns comentários. 😆
    Este ano andamos nós em obras (desde o ano passado) e eu gostava mesmo mesmo que pelo menos as obras interiores ficassem terminadas em 2020! E que nos pudéssemos mudar até Junho. Obras são uma grande chatisse mesmo.
    Eu parei anatomia de grey no início da 12a temporada (mas já tinha visto imensas vezes as primeiras 11... A vida mudou mesmo depois do nascimento do M.) Um Objetivo para este ano é voltar a ver a partir daí... 🙂 Os pontos do 6 ao 12 fazem todos parte das minhas "resoluções mentais" para 2020. "Mais uma moeda, mas uma voltinha. Posso dizer que "para o ano é que é!"?" Euzinha . Tal e qual 🙈🙈🙈🤣

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou faaaarta de obras. Nunca gostei de obras. Cada vez que o Jack me diz "na próxima casa fazemos assim ou assado, quase tenho vontade de o meter no forno". Muita sorte e paciência para as obras que vos faltam! Coragem! :)
      Esta última temporada da anatomia de grey demorei a começar a ver e até a minha mãe estranhou mas entretanto recuperei o atraso. É a única série que me dou ao luxo de conseguir seguir e gostava de não perder isso. :)
      Boa sorte para todos os pontos da tua lista. Era bom que todos se concretizassem. :D

      Eliminar
    2. O meu marido já sabe que nunca mais me meto numa coisas destas. A sério! Por isso, entendo perfeitamente essa vontade de o meter no forno. Mas acho que o meu marido também não está com vontade de se meter em obras tão cedo. 😅
      Muito obrigada 😊 também era a única série que eu seguia mesmo a sério... Até ter o M. (Embora eu tenha sempre ficado com imensa pena que a Cristina yang tenha saído!) Adoro adoro a série. pode ser que este ano consiga voltar a ver. 😊

      Eliminar

Digam-me coisas. :)