12.4.13

Felicidade


Bem, eu neste momento não espero a semana toda por sexta (porque isto de estar desempregada faz com que os dias sejam todos iguais), não espero de certeza todo o ano pelo Verão (pois não é a minha estação favorita) e não espero de todo toda a minha vida para ser feliz. Mas há quem o faça. Há quem diga que "quando finalmente tiver isto, vou ser feliz", como se a felicidade dependesse de um único objecto ou acto. E na maior parte dos casos (99,9999%), esse objecto ou acto nem é assim tão importante. E eu nem quero imaginar a vida destas pessoas se por acaso nunca conseguirem ter o que tanto ambicionam. Nunca vão ser felizes? Custa-me perguntar a alguém se é feliz e receber como resposta "Serei, quando isto acontecer.". E  se não chegar a acontecer? Vão ser infelizes toda a vida?

Na minha cabeça a felicidade tem diferentes graus, e às vezes estou menos feliz, outras vezes mais, mas nunca deixo de estar. Por exemplo: tenho uma família espantosa, tenho saúde (e a família também se vai safando), tenho um namorado para lá de espectacular, tenho (ainda) algumas poupanças, tenho um tecto, tenho comida, tenho uma série de coisas que me permitem ter uma boa vida. Sou feliz, claro que sou. Se o era mais se tivesse um emprego? Era. Se o era mais se tivesse a família ao pé de mim? Era. Se o era mais se tivesse os meus amigos por perto? Era. Se o era mais se ganhasse o Euromilhões e eu não tivesse de fazer contas à vida? Era. Se o era mais se parecesse mais uma top model em vez do Homer Simpson? Era. Se o era mais se pudesse equacionar a sério a hipótese de casar e ter filhos? Era. Mas não deixo de ser feliz aqui e agora. A felicidade está dentro da nossa cabeça e na capacidade que temos em ver a nossa sorte.

Há algum tempo ouvi alguém queixar-se que os portugueses são muito "ah, parti uma perna, mas podia ter sido pior, podia ter partido as duas", muito conformistas com aquilo que têm, muito de se acharem felizes só por terem um décimo a mais de sorte que o vizinho, e isto não deixa de ser verdade. Há muitos portugueses assim, que só por estarem a passar menos fome que o vizinho é porque a vida até não lhes corre mal e por isso não vão fazer nada para saírem daquele buraco. Mas também há aqueles que não passando fome, acham a vida uma infelicidade porque ainda não casaram, porque ainda não têm o carro dos seus sonhos, ou a vivenda, ou um emprego melhor, ou ainda não fizeram a viagem que queriam.

Eu acho muito bem que as pessoas tenham objectivos, afinal de contas é isso que nos motiva a lutar pelas coisas, mas colocar a nossa felicidade a depender da concretização desses objectivos é um risco demasiado grande. E se assim fosse, eu que tanto programei trabalhar, casar cedo, ter filhos cedo e nunca emigrar, deveria agora ser um poço de infelicidade.

E vocês, são felizes? :)

4 comentários:

  1. pois... é um assunto q tenho pensado mt ultimamente.. mas sim, sou felz!

    ResponderEliminar
  2. Soblushed in USA, eu acredito em fases más, eu compreendo que haja mesmo pessoas que têm 1001 razões para não conseguirem ser felizes (como é suposto, por exemplo, um pai com um filho à beira da morte ser feliz?), mas tenho a certeza que a maior parte de nós consegue ter suficientes coisas boas na vida para ser feliz.
    O ano que passou foi uma treta para mim e para a minha família em termos de saúde. Em 2 meses, eu tive a suspeita de um tumor cerebral ou de esclerose múltipla, a minha mãe foi operada, o meu irmão foi operado,...Tive medo, muito medo, senti angústia, não dormi, mas não posso dizer que fui infeliz. Estávamos ali todos uns para os outros, a apoiarmo-nos, a resolver as coisas....Há fases más, mas não passam disso.:)

    ResponderEliminar
  3. Óptimo texto! Eu sou feliz e agradecida por ainda poder comer, ter uma cama quentinha e ser forte. E olha que detesto o meu trabalho (mas tenho um) e não gosto da cidade em que vivo. Mas isso são detalhes.

    ResponderEliminar
  4. Exactamente, Raven, são detalhes, porque se esperarmos todos ter a vida perfeita, apenas rodeados daquilo que gostamos, nunca vamos ser felizes.

    E depois há que lutar para mudarmos aquilo que não gostamos, acho que isso nos ajuda a andar em frente. Mas é importante sentir que se não conseguirmos mudar isso, vamos ser felizes na mesma. :)

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)