23.5.14

Little Details #1 - Os fotógrafos!

Quem foi seguindo a fase de noivado aqui no blogue sabe que aquilo que mais me causou cabelos brancos foi a busca pelo fotógrafo certo. Nem a quinta que cancelou a três meses do casamento me trouxe tanta inquietação durante tantos dias seguidos. Ao todo, contactei cerca de 30 fotógrafos, só para verem como me preocupei com este aspecto. Tínhamos decidido desde logo que queríamos que o casamento fosse filmado, para além de fotografado, o que nos obrigava a ter em consideração a qualidade, não só das fotos, como dos vídeos apresentados. Não gosto de ouvir de dizer que a fotografia é o mais importante do casamento por ser apenas o que resta do dia pois isso tira a importância do dia que é. Tenho a convicção que há casamentos espectaculares e que ficarão na memória dos noivos para sempre, mesmo sem fotógrafos a registar o momento. Mas eu queria fotografias do meu casamento e queria boas fotografias, pelo que a contratação de um bom profissional era o mínimo. 

Lembro-me bem do momento em que chegámos aos quatro finalistas, numa tabela feita por mim com comparação dos preços, das ofertas, do tamanho das fotografias, do preço vendido aos convidados, tudo. Revimos todos os sites novamente, todas as respostas dadas aos e-mails, e chegámos aos dois finalistas. A Lugares e Momentos acabou por ser a escolhida, não só pelo trabalho que víamos no site como também pelas críticas positivas que líamos na net. Fui uma chata, admito. Acho que não houve nada que a Ana e o Alexandre não me tivessem dito que eu não tivesse pedido uma melhor explicação, ou um exemplo, ou feito uma contra-proposta. Foram 34 e-mails trocados até ao dia do casamento, o que mostra bem a paciência que tiveram comigo. Obviamente que o facto de serem rápidos a responder aos e-mails ajudou e muito na decisão porque eu não tenho paciência para esperas insuportáveis de respostas por parte de quem vai ser contratado. 

Infelizmente, não nos conseguimos encontrar antes do casamento e confesso que tive ali dois minutos de preocupação a pensar que seria esquisito no dia encontrar pessoas que nunca tinha visto mais gordas. E se não as reconhecesse? Pior, e se eles não me reconhecessem? E se não houvesse empatia? E se tivessem um ar desagradável e amuado? É um risco contratar fotógrafos que só verão no dia do casamento, isso sem dúvida. Mas o meu pai, já na igreja, ligou-me a dizer "Os fotógrafos já cá estão!". Ufa, menos mal, a parte do reconhecimento estava feita e estava assegurado que eles não andavam a fotografar outra noiva qualquer. E lembro-me bem de quando saí do carro e comecei a subir as escadas, o Alexandre ter dito o meu nome, o que me fez olhar para ele e vê-lo com um sorriso. E quaisquer dúvidas se dissiparam: ia tudo correr bem, eles eram mesmo simpáticos e iam fazer um bom trabalho. E fizeram, agora que vejo as fotos, sem qualquer dúvida que fizeram. Eu e o Jack não somos de fazer poses, mas eles lá conseguiram que fizéssemos algumas (tem de ser, porque se não paramos quietos não há fotógrafo que se amanhe) e o resultado valeu a pena. E agradeço a todos os santinhos terem-se revelado o tipo de fotógrafo que eu queria mesmo e nada de pedidos estranhos como "Agora a noiva deitada no capot do carro!" ou "O noivo a fingir que sobe o muro como se estivesse a fugir!" ou, como eu já vi, "A noiva a enfiar o noivo na mala do carro!". Ufa, fotógrafos normais para noivos normais, era mesmo o que eu queria. Chegados a França, apercebi-me que nunca tinha perguntado na nossa trintena de e-mails quando é que teríamos as fotografias do casamento. Estava a apontar para daqui a umas semanas receber novidades, por isso bem podem imaginar o meu espanto quando recebo um e-mail a dizer que estava tudo pronto e que o link já estava disponível. Epah, gente despachada e trabalhadora que não me obrigaram estar um ano à espera das fotos. :) São bons, a sério que são. :)

Algumas das fotos que apresentarei aqui são deles, e estarão devidamente assinaladas. E sem dúvida que vamos mesmo ficar com boas recordações deste dia. :)

5 comentários:

  1. Que bom. Apesar do dia ficar na nossa memoria é sempre divertido ver as fotos, e por vezes reparamos em coisas que no momento nem vimos. Falo pelas minhas fotos de à 22 anos atrás!!!!
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Olá tenho andado distante deste mundinho mas queria desejar-te muitas felicidades, espero que estejas muito feliz e corre tudo bem pelos vistos que continue assim para sempre!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Que foto linda :) Parece-me que foram de facto uma boa escolha ;)

    ResponderEliminar
  4. Tina, não digo que as fotografias não são importantes. Aliás, eu fiz mesmo questão de escolher um bom fotógrafo profissional e pagar por isso. Mas para quem não tenha hipótese de o fazer, não acho que seja algo que vá estragar o dia. :)

    ResponderEliminar
  5. Cláudia,

    Adoro esta foto. :) E lembro-me bem de só querer ir depressa para chegar ao pé do noivo rapidamente. :)

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)