27.3.18

Como está a Obra?

Ora, a Obra está naquela fase chata em que o Jack vai para lá todos os dias até às tantas e aquilo parece que está sempre na mesma. Diz ele que anda a tratar da electricidade, a meter tomadas, interruptores e coisinhas várias. Como até ontem esteve a fazer estas coisinhas no andar de cima, ao qual eu não tenho acesso, a casa parece-me sempre igual ao dia anterior. Diz ele que ontem já fez alguma coisa no andar de baixo, só lhe falta a sala, vamos lá ver se é verdade. É que ou é isto ou ele arranjou outra e é por isso que me chega a casa só a tempo de pôr a mesa e sentar-se a jantar. Acho que lhe vou dar o benefício da dúvida, mas sempre atenta, sempre atenta.
Em princípio esta semana já encomendamos a escada (yyyeah, vamos lá, quero ver toda a gente a dar saltos de alegria) que chegará cerca de 2 semanas depois (ai, meu Deus, que vou finalmente ver o meu quarto!). O Jack anda a preparar os pisos para colocar o parquet. Também já fomos escolher os azulejos para uma das casas-de-banho porque vamos apostar em acabar uma completamente para nos podermos mudar (a outra pode-se acabar mais tarde). Os pintores entretanto hão-de vir fazer a última demão e aplicar as tintas de cor que escolhemos para os quartos. Estando o chão posto e as paredes pintadas, encomendo a cozinha. Faltarão ainda portas de armários, escolher as louças das casas-de-banho, pôr as portadas nas janelas, aplicar rodapés e muito provavelmente mais uma série de coisas das quais não me lembro neste momento. Mas acreditem, é uma sensação estranha estar nestes "finalmentes", a escolher os acabamentos, a escolher aquelas coisas que efectivamente vamos usar e ver (como móveis de cozinha, sanitas, parquet...É que telhas e isolamento é importante mas não tem gracinha nenhuma).
Estamos a apostar na mudança para Junho, dependendo claro do tempo disponível que o Jack tem para ir para a casa adiantar os obras.
Entretanto, eu tinha decidido que no final de Março ia começar a pegar nos caixotes que fui acumulando e ir devagarinho empacotando coisas. Eu sei que ainda faltam várias semanas, mas quero começar atempadamente a empacotar porque se tratar da Mini-Tété e da casa não é fácil, muito menos é juntar uma tarefa como "mudar de casa". Por isso, a minha ideia é ir já empacotando aquelas coisas que não nos farão falta antes da mudança, como os objectos de decoração, livros, etc, aproveitando as sestas da Mini-Tété e o pouco tempo livre que vá tendo. Assim vou ter um pouco menos de trabalho no fim. Isto, claro, era a minha ideia. Mas ando com uma preguiça imensa, não me apetece ter caixotes a ocupar o (pouco) espaço que temos e por isso ando a tentar ignorar esta tarefa ao mesmo tempo que penso que daqui a um tempo vou arrepender-me.

[a sala de estar]

46 comentários:

  1. Em frança podem mudar-se sem ter a casa acabada? Eu tinha ideia de q actualmente em Portugal nao era possivel, sempre me falaram q tinha de ter a licença de habitabilidade da camara e eles so dao isso apos vistoria com a casa acabada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Sim, do que li em Portugal é necessário ter uma licença de habitabilidade pelo que só se pode fazer as mudanças depois da casa acabada (exteriores incluídos no caso de moradias, se bem me lembro).
      Em França as regras não são as mesmas. Por exemplo, o nosso projecto de arquitectura foi feito pelo Jack, que não é arquitecto. Ele apresentou-o na câmara (assim como já fez com outros projectos para outras pessoas), é analisado pelo gabinete de urbanismo e é aceite ou são pedidas modificações. Penso que em Portugal, o arquitecto é sempre necessário.
      Que eu saiba em Portugal não se pode auto-construir (ou seja, serem os donos e não uma empresa a fazer a casa) mas em França sim (foi o que fizemos: a maior parte da obra foi feita pelo Jack e pelo pai).
      Aqui é usual as pessoas mudarem-se para as casas antes das obras terminadas (e pelo que sabemos é legal). Por exemplo, temos uns vizinhos que compraram uma casa claramente a precisar de obras e vivem lá desde o primeiro dia. Já lá estão à 4 anos e só agora é que tornaram o segundo andar habitável e fizeram os quartos. :)
      Por outro lado, é necessário declarar a casa acabada às finanças e estas consideram a casa acabada quando tem telhado, porta e janelas (ou seja, é um volume fechado). O interior ainda pode estar vazio mas declaras na mesma. Deve ser por isto que se pode fazer a mudança em qualquer momento desde que tenhas a casa fechada. :)
      Também não sei se não é necessário que, no que toca à electricidade, em vez de um "contador de obra" já se tenha um "contador normal".
      No fundo, são regras diferentes. :)

      Eliminar
  2. Ola, pois ai é tao mais facil. Aqui ha tanta regra, tanta papelada, tanta certificaçao... enfim... estou a construir uma moradia que se planeia acabar em dezembro. Gostava de ir p la no Natal mas como ainda temos de tratar das licenças acho q nao da. Esta semana por ex tivemos com o electrcista. Ja tinhamos andado 2tardes antes (!) sozinhos a tentar marcar c giz onde queriamos as tomadas e interruptores. Mas mesmo assim c ele tivemos de mudar algumas coisas pq a lei n deixa ficar a x cm do nao sei quê... enfim. E descobri q nao vou ter bide, somos obrigados a ter uma casa de banho com espaço p uma cadeira de rodas virar, porta de correr e banheira. E descobrimos agora depois de estar feita q junto á sanita tem de ter 80 livres p a cadeira de rodas encostar, portanto vamos ter de tirar o bide.... é preciso mta paciencia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah, aqui é mais simples nalgumas coisas mas noutras é tão mais ou igualmente complicado. :) E acho que não há país que goste mais de papéis que França. Façamos o que fizermos, falta sempre um papel. O Jack submeteu este mês um projecto numa câmara para uma troca de janelas numa moradia. A câmara pede agora que ele indique a distância que separa as janelas das casas dos vizinhos para ver se estão dentro da lei. A questão é que as janelas já existem, não estão a ser abertas agora, já estão dentro da lei, vai-se apenas trocar o aspecto das mesmas. Mas lá terá ele de ir dar mais uns papéis com mais informações...
      Nós também tivemos de andar a mudar interruptores e tomadas de sítio. Até o quadro eléctrico tivemos de mudar de sítio. Nalgumas das coisas as directrizes foram sendo alteradas nos últimos anos, noutros casos era desconhecimento nosso. Aqui há uma vistoria à electricidade por isso agora estivemos a ler para ver se estava tudo bem e reparámos que havia coisas a mudar...Acho que neste ponto é igual nos dois países, com essas distâncias de segurança e etc. :)
      Essa casa-de-banho com acessibilidade a cadeira de rodas já sabia (mas isto porque ando entretida a ler um fórum português de construção e farto-me de aprender coisas :D).
      Como é que se passaram as coisas convosco? Fizeram um projecto num arquitecto e a câmara aprovou? Pensei que nas plantas já tinha de vir essas margens para as cadeiras de rodas. :)
      E sim, é preciso paciência. Diz-me a experiência (a minha e a dos outros) que as obras demoram sempre mais do que é suposto. Espero que a vossa não se atrase muito mas acho melhor contarem já com alguns atrasos (e já li que às vezes a licença de habitabilidade demora uns meses a ser feita, sem querer desmoralizar). Boa sorte. :D

      Eliminar
  3. Sim, fizemos o projecto c o arquitecto e a camara aprovou. E esta la a porta de correr e o espaço p a cadeira de rodas rodar livre no meio da casa de banho. Mas eu nunca tinha ouvido falar da questao do espaço ao lado da sanita. E de facto no projecto o bide nao está la, mas sempre dissemos ao arquitecto q iamos colocar. Pensamos q nao ia no projecto por ser opcional, mas se calhar foi um mal entendido e nao podemos mesmo colocar por causa do espaço livre da sanita. Temos de esclarecer c ele, ainda bem q o electrecista comentou... ja compramos as torneiras mas ainda nao tinhamos encomendado o bide..

    Quanto aos atrasos ate agora o empreiteiro estava a fazer tudo certinho (começamos em outubro 2017) mas este mes com a chuva atrasou tudo. Sei q é importante para a seca em Portugal, mas custa-me imenso ver q tds os dias chove e eles nao podem continuar a fazer as canalizacoes no exterior, so está la agora o electrecista no interior... sou um bocado egoista, eu sei ;-)
    Mas pronto, tb ja ouvi falar de camaras q n se chateiam mt c a licença, se qd la forem p a vistoria ja estivermos a morar nao ha stresse. Tenho de investigar se a minha é assim :-) moro num concelho de coimbra, um meio mais pequeno. Acho q a malta de lisboa é mais exigente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, o meu concelho. :) Sim, há câmaras mais permissivas (e mais céleres no que toca à papelada), pelo menos é o que leio lá no fórum.:)
      Foi uma sorte não terem encomendado o bidé. É verdade que nesta questão das obras há sempre coisas que uma pessoa não sabe. Não têm outra casa-de-banho onde pôr um bidé?

      É normal que quando nos afecta, queiramos a metereologia que mais jeito nos dá. :) Por aqui, também muitas vezes a rezar para que não chovesse ou nevasse quando não dava jeito nenhum. Nem pensava que dava jeito para os campos ou não. Eu não queria é que me atrasasse as obras. :D
      Se der para ir avançando o interior, já é bom. Era pior se estivesse mesmo tudo parado. É uma aventura que causa alguns cabelos brancos mas espero que no vosso caso corra tudo muito bem e sem grandes atrasos. :)

      Eliminar
  4. A casa é pequena. É terrea com 250m2 ja incluindo a garagem. So temos 2 casas de banho, a da suite q é pequena ( tem so duche, lavatorio e sanita) e a comum q tinha banheira, lavatorio, bide e sanita. Foi tudo calculado á justa p miminizar a area, por isso nao tenho margem de manobra p mudar o bide p a da suite. So na sala é q quisemos ter mais espaço pq é onde passamos mais tempo (42m2), de resto sao divisoes mais pequenas. O primeiro orçamento q tivemos p a casa era 250.000€ so da construçao !! Tivemos de reduzir area e repensar tudo :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu bem digo que vou viver para uma casa de bonecas. :D Nós, sem a garagem, temos pouco mais de 100 m2 de área útil, divididos por 2 andares. :) Também quisemos uma sala "espaçosa", ao ponto de termos abdicado de um quarto no rés-do-chão (já no apartamento que temos deitámos uma parede abaixo, perdemos um quarto mas aumentámos a sala). A sala terá cerca de 36m2, gostaria que fosse maior mas dado o tamanho da casa, não podia mesmo ser. :)
      Por curiosidade, quantos quartos têm? A cozinha é grande? (só responde se quiser, claro, estou apenas a ser curiosa, admito). :)
      Do que tenho lido, em Portugal uma casa de 250m2 é um tamanho normal embora muita gente opte por ter casas bem maiores quando decide construir. O pior é o preço, sim. Acho que a maior parte acaba por optar por pagar mais e ter a casa grande do que tentar cortar seja no que for.
      No nosso caso, andámos muito tempo às voltas com a disposição interna das divisões porque as 4 paredes de fora já existiam, o que não torna a tarefa assim tão mais fácil. :D
      Vão ter jardim? Já imaginaram o que vão colocar como chão, cor de paredes e assim (lá estou eu a ser curiosa...)? :)

      Eliminar
  5. Temos 3 quartos.a ideia foi:um para nós, um para um filho (ainda n temos mas a ideia é ser so 1) e um quarto de hospedes ( q esse é mais pequeno).Mas ainda temos um escritorio (na planta inicial era o quarto nr 4 mas depois c a reduçao ficou mesmo c tamanho de escritorio, cerca de 9m2). A cozinha é de 18m2. Nao é grande, vai ficar td á justa, mas nós queriamos mts armarios e bancada.a mesa vai ser daquelas pequenas so p 4 pessoas pq é so p o dia a dia, qd recebemos familia e amigos vamos p a sala. Mas por ex a minha mae acha q vai ficar "atravancada" com tanta coisa e acha q eu devia cortar nos armarios p a cozinha ficar mais espaçosa. Cada um com a sua ideia. Eu no apartamento onde estou sinto q tenho os armarios cheios e nao temos filhos, portanto qd a familia aumentar acho q vou precisar de mais.

    Quanto ao tamanho sim, a maior parte faz maior. A minha mae tem 300m2 com 2 pisos. Mas por ex nunca vi ninguem da idade dela queixar-se de ter a casa pequena. Mas conheço varias q se queixam de ter a casa mt grande, q nao vale a pena e dp custa mt a limpar. Nós pensamos do ponto de vista funcional: para cada divisao, o q precisamos de fazer la, q moveis queremos ter, qual o espaço q precisamos. Por isso as casas de banho sao limitadas, so vimos o espaço de colocar as peças e qt precisamos p circular. Nao tenho corredores e hall de entrada grande , aquelas coisas q n sao uteis e servem so p ficar bonito. Mas o bonito paga-se.... E sei q tb fizemos uma coisa q pouca gente faz: o arquitecto preparou o projecto e nós primeiro fomos pedir orçamentos a empreiteiros e ver os preços das coisas. Como vimos q era acima do q podiamos pagar, refez-se o projecto, voltamos a calcular o orçamento e so qd vimos q estava ok é q submetemos na camara p aprovaçao. A maior parte das pessoas submete á camara e so dp qd tem td aprovado e as taxas pagas é q vai pedir orçamentos, e aí ja é tarde p voltar atras, claro q legalmente podiam faze-lo, mas é chato... tds me diziam q as pessoas em media gastam mais 30% do q pensam inicialmente, bem nós ate agora estamos com um desvio de 200€ ;-) e tb me disseram q eramos doidos de refazer a casa, q deviamos era ir pedir dinheiro ao banco... enfim..

    Sim, vamos ter jardim, pior: vamos ter quintal :-) o terreno foi comprado e nós queriamos uma casa terrea e desde logo percebemos q p ter espaço, pq a lei obriga a deixar x metros do vizinho, e x da estrada, precisavamos de pelo menos 1000m2. Ora aqui ou ha lotes pequenos (400m2) ou alguns terrenos grandes. Entao compramos um de 3100m2. Portanto nem sei bem como vou tratar de tanta terra. Tenho uma mini floresta ao fundo e um ribeiro. Acho q a ideia vai ser por herbicida nas ervas algumas vezes por ano e rezar p nao crescer mt. Qt ao jardim a ideia é relva artificial e pedrinhas na frente p n dar trabalho. E atras ter entao uma boa zona c relva natural ( ou gramao) p podermos usufruir. Temos a sala virada p tras, toda em vidro, com porta janela a dar p o terraço e churrasqueira ca fora.

    O chao nao percebi bem a pergunta. Dentro de casa ou no exterior? Em casa é piso flutuante nos quartos, escritorio e corredor. O resto é ladrilho ( esse ja escolhemos este fim de semana, mais um ponto fechado). Ca fora no terraço é o mesmo ladrilho da casa. Depois na passagem do carro p a garagem e na passagem pedonal p a porta de entrada sao umas lajetas pretas, q parecem xisto.

    As paredes dentro de casa é td em tons de branco. Por fora nós contratamos o arquitecto p tb fazer um 3D da casa e fazer essa proposta. Vai ser branco e cinza. Ou seja a maior parte é branca mas tem faixas de cinza entre janelas, chamines cinza, platibandas cinza,etc. e tb vamos ter 1 parede c aplicaçao de xisto e outra parte c madeira. No desenho pareceu bem, a minha mae acha q parece uma salganhada de cores ;-) logo se ve, mas o meu marido é da serra da estrela e p ele a casa tem de ter xisto e tds os peitoris/soleiras em granito q ele n gosta de calcario como se usa mais aqui

    ResponderEliminar
  6. Pode fazer perguntas á vontade, ate gosto de falar sobre a casa e leio sempre os seus post sobre o assunto. Depois tem é de ler tb as minhas respostas enormes :-))))))))))

    ResponderEliminar
  7. A mim não me incomodam nada as respostas longas. Esteja à-vontade. :)
    Acho que temos ideias semelhantes, embora no nosso caso seja tudo feito a uma escala bem mais pequena. :D Por exemplo, a cozinha tem cerca de 10m2, sem qualquer divisão a servir de despensa à parte. Mas é ligeiramente maior do que a que temos agora por isso já é um extra. :D Aliás, aqui o normal é ser kitchenette na sala (quanto mais pequena melhor, sabe-se lá porquê) por isso quem visita o nosso apartamento e vê a nossa cozinha (com menos de 10 m2, atenção), separada da sala, comenta logo que temos uma cozinha enorme, ahah. :D Não admira que digam que os portugueses têm a mania de fazer casas grandes. :D

    Também temos 3 quartos, o nosso, o da Mini-Tété e um pequenino para visitas. Nem sei quanto tem este quarto mas é mesmo pequeno pois sei que o da Mini-Tété é maior e não tem mais de 10m2. Mais uma vez, estivemos sujeitos às dimensões exteriores da casa mas também fomos pelo que realmente precisamos. O nosso quarto terá simplesmente a nossa cama, pelo que é pequeno. Ao lado é que terá uma zona de closet, com mais arrumação do que o armário que agora temos. Também queríamos um escritório mas tivemos de abdicar da ideia (estávamos literalmente a tentar meter um mansão dentro de uma casa de bonecas) e vamos criar uma zona na sala onde teremos as secretárias. Na verdade, no nosso caso, não é mal pensado pois no apartamento temos um escritório/quarto de visitas/quarto-de-tralha onde um de nós podia trabalhar mas acabamos sempre por fazê-lo na sala para estamos um ao pé do outro, por isso...
    No fundo, como se vê temos mesmo divisões pequeninas, é mesmo uma casinha de bonecas. :)

    Sim, o que fizeram foi mesmo o melhor. Depois do que leio nos fóruns, teria feito o mesmo se estivesse a construir em Portugal. Acho que assim evitaram surpresas orçamentais e constroem algo à medida da vossa carteira. :) Dizem que às vezes nos acabamentos é que o orçamento foge um pouco pois os donos acabam por querer escolher coisas mais bonitas (e caras) mas é uma questão de se manterem fiéis ao plano. :)



    ResponderEliminar
  8. Não partilho assim tantas coisas da Obra aqui porque acho que a maioria das pessoas não terá qualquer interesse mais pormenorizado para além dos meus parcos relatos, por isso esteja à-vontade para me mandar um mail (andolaporfora@gmail.com) se tiver alguma pergunta ou curiosidade e eu andar a falar de outras coisas. :)

    ResponderEliminar
  9. sim, essa dos portugueses fazerem casas grandes é bem verdade. tenho um tio, emigrante na Suiça que "teve" de levar fotos da casa em Portugal porque o patrao e alguns colegas não acreditavam que ele tivesse uma casa tao grande em Portugal.

    o nosso quarto era para ter um roupeiro de 7m de comprimento. eu nao sou fã de closet, acho que acaba por se gastar mais espaço de divisao comparando com o espaço efectivo de armário com que se fica, sao mais paredes, uma divisao, porta, e espaço de circulação. os que vi em outras casas sao bem giros, mas de facto "gastavam" muito espaço. mas até pode depender da organização das divisões, pode encaixar melhor. enfim, no nosso caso arquitecto tinha o armario numa parede de forma a que ficava mesmo bem. mas tivemos de reduzir... entao la ficou um armario de 5,30m numa parede e 1,40m noutra, portanto 6,6 no total . e ainda tinha de caber no quarto a cama, mesinhas de cabeceira e comoda. se bem que me disseram que "comoda ja nao se usa", mas pronto, sou antiquada e queria mesmo la enfiar a comoda :-)

    quanto ao escritorio, a nossa ideia foi coloca-lo junto à sala, ou seja, a porta é mesmo na zona da sala de estar. portanto eu ate posso estar no sofa a ver TV e ele no escritorio, que apesar de ser noutra divisao, na pratica está so uns metros ao meu lado.
    gostei do comentário "escritório/quarto de visitas/quarto-de-tralha " ah ah, nós temos 2 porque moramos num T3 e como nao temos filhos sobram 2 quartos. entao um é escritório/quarto-de-tralha e outro é quarto de visitas/quarto-de-tralha. ou seja, o que era p ser escritorio, tem la as nossas 2 secretárias mas é raro irmos p la trabalhar. eu tenho tudo organizado, ele tem sempre montes de papeis. entao quando eu estou a arrumar a casa e há papeis dele perdidos o que faço é ir colocar lá na secretária dele, o que vai acumulando até ele se decidir a arrumar tudo. no que era p ser quarto de visitas, eu vou pondo a tralha dele também quando arrumo a casa, portanto tb acaba por ser quarto de tralha q ele so arruma de vez em quando. eu não tenho tralha, enerva-me qd tenho muita coisa portanto ou arrumo ou vai p o lixo. actualmente, devido à construção da casa a mesa da sala acaba por ser usado como espaço de trabalho, com todas as plantas, orçamentos, catalogos, etc. e depois quando vem alguem p jantar tenho de arrumar tudo p o escritorio. nao gosto mesmo de ver essa confusao na sala por isso ja o avisei: na casa nova tudo o q é papeis fica no escritorio, nada na sala :-) e como vamos ter sotao tudo o que for tralha dele vai p la. quando eu estiver a arrumar coloco tudo o que esteja fora do sitio la que nao me importo que esteja tudo no sotao. na sala é q nao.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aaaa, um roupeiro de 7 metros. É quase o comprimento da nossa casa. :D
      Era como estávamos a dizer, fazer a casa para o tipo de vida que temos. Neste momento, no nosso quarto temos a cama de casal, 2 mesas de cabeceira e um armário. E para ser sincera não precisamos de muito mais a não ser de um armário maior. Por isso, na próxima casa fizemos o quarto o mais simples possível. Terá a cama e a cabeceira desta servirá como mesa de cabeceira. Apenas isto. Depois ao lado estará o closet que no nosso caso dá muuuito jeito que esteja separado do quarto. O Jack acorda entre as 4h e as 5h da manhã e caso não prepare a roupa no dia anterior, anda depois com a luz do telemóvel a ver o que vai vestir. Aos fins-de-semana quando saímos à mesma hora, eu acordo mais cedo e ando eu de telemóvel na mão. Não é prático para ele nem para mim. Assim ele pode ligar a luz à-vontade que embora alguma ilumine o quarto, não incomodará fortemente. :)

      Eu gosto de cómodas, não acho essencial mas gosto. Por isso o closet será uma mistura de armários e cómodas. :)


      Quanto à desarrumação é a mesma coisa aqui! Nós usamos a mesa da sala para trabalhar e é chato pois é onde comemos também, por isso é preciso andar a tirar e a pôr tudo constantemente. É por isso que queremos secretárias, para ter um sítio onde os computadores possam estar sempre. Quanto à desarrumação...Eu tenho um armário da sala e umas gavetas no escritório onde vou enfiando tudo o que é dele. :D Na nova casa, exigi que tivéssemos um arrumo (já que não vamos ter sotão) onde possa colocar tudo o que ele insiste em guardar, fechar a porta e esquecer que aquilo existe. :)

      Eliminar
  10. quanto aos acabamentos, também já tinha ouvido isso. mas quando eu disse que nós fizemos o orçamento antes de submeter à Camara foi mesmo orçamento completo com tudo definido. Por ex, os empreiteiros colocavam sempre os ladrilhos até 15€ m2, e nós fomos ver a uma loja e percebemos que aqueles que gostavamos eram sempre a rondar os 20-25€. Entao no nosso orçamento ja calculamos a gastar a 25€. Não quer dizer q na altura fomos mesmo escolher os ladrilhos exactos, mas ja tinhamos a gama de preços definida e sabiamos q conseguiamos comprar algo que gostamos dentro desse preço. Este fim de semana quando fomos escolher, acabou por ser uns a 19€ e outros a 27€, mas em media no total fica dentro do nosso preço estimado. Depois cada vez que "fechamos" um topico, ou seja, decidimos um item, entao actualizamos no orçamento o preço final. Por isso, la vai variando mas nunca estivemos mais de 800€ acima do orçamento inicial total.

    outra coisa espetacular é as casas de banho: punham 1000€ por WC. Isso não dá para nada. Quer dizer, se formos ao Leroy Merlin escolher o mais baratinho q la houver até dá, mas na pratica as pessoas nao fazem isso. E depois la se paga mais x€ de extra ao empreiteiro. Por outro lado claro q é chato ir ver tudo e escolher tudo, mas eu sinto que foi so uma antecipação e na verdade teria de ir fazer esse trabalho à mesma. Assim foi mais rapido agora. Porque tb foi outra coisa q os empreiteiros aqui se queixam: avisam o casal que daqui a 15 dias é p colocar os ladrilhos, mas o casal nunca tinha ido à procura, entao se calhar nesse fim de semana nao pode, depois no outro so conseguem ver numa loja, nao gostam, têm de ir a outra, depois o marido quer uns e a mulher quer outros, e a obra fica parada à espera ate eles decidirem. E isso tb causa atrasos. No nosso caso é facil, como ja tinhamos visto mais ou menos o que queriamos, agora é so ir tomando a decisao final.

    outro ponto a nosso favor: o meu marido é engenheiro e eu sou da area financeira. Eu tou sempre a olhar p o preço, e ele ta sempre a ver a parte funcional, a qualidade do item. Não somos de perder a cabeça com coisas bonitas. Claro que muitas vezes a qualidade também se paga, mas em muitos outros casos o preço alto é uma questão de design, que nada tem a ver com a qualidade do produto. e tb nao somos esquisitos. Por ex nos ladrilhos que escolhemos havia uma cor a 25€ e todas as outras a 19€. É verdade que era a cor mais gira (deve ser por isso que cobram mais), mas o azulejo era exactamente igual, com a mesmo qualidade. eu lá ia pagar mais 6€ por m2 por causa da cor? ora essa, escolhi uma de 19€ :-) tb porque é p uma area grande e no total a diferença era relevante.

    o que mais me preocupa é nos termos esquecido de orçamentar alguma coisa. ate agora so aconteceu uma vez: no terraço calculamos todo o pavimento em ladrilho...grande erro porque no final tem de levar sempre pedra (como se fosse uma moldura), e a pedra ao m2 é bem mais cara que ladrilho (neste caso usamos granito como nas soleiras). so reparamos nisso quando o empreiteiro comentou ;-) mas pronto, até agora foi so mesmo este lapso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que tiveram muita cabeça a fazer o orçamento. Assim realmente evitarão derrapagens (a não ser em pequenos imprevistos que possam acontecer ou algo que não tenham considerado), mas se as houver não deverão ser grandes. É bom. :)

      Nesse ponto, estamos em desvantagem porque não havia um plano certo para gastar em cada coisa. Temos apenas uma quantidade exacta de dinheiro a gastar e é dentro desse valor que fomos fazendo as coisas, tendo sempre como imagem claro o orçamento global. Por exemplo, optámos por isolar bem a casa, sabendo logo que sobraria menos dinheiro para os acabamentos.
      Ainda assim, a casa teve uma série de problemas ao longo de todos estes anos de construção (por exemplo, era para ter havido uma empresa a fazer uma parte do trabalho, já tínhamos orçamento e tudo e isso acabou por não acontecer) e isto de comprar um celeiro para transformar em casa traz sempre algumas surpresas, por isso houve dinheiro que foi gasto que não estávamos a contar. Eu preferia esse sistema de saber desde logo com o que contar e que tudo corresse conformo o combinado. :)

      Aqui temos uma bióloga e o Jack que tem conhecimentos de arquitectura e faz projectos. Ele é o apaixonado pelo design, eu sou a que penso na utilidade das coisas. :D Estamos constantemente com a discussão "mas é bonito/mas não é prático" ou "vai dar imenso jeito/é feio", e demoramos às vezes a chegar a um acordo. :D

      Eliminar
  11. Quantos anos estiveram em construçao?
    A nossa está prevista em 1 ano e 3 meses e tenho quem me diga q 1 ano é mais q suficiente ou entao que sao 2 no minimo....

    E porquê um celeiro em vez de comprar um terreno onde pudessem construir livremente?

    ResponderEliminar
  12. Ora bem...Assinámos a promessa de compra e venda em 2014. Um ano depois assinámos finalmente a compra (só aqui bem se vê como os problemas começaram desde logo). Portanto, começámos as obras em 2015. 2015 e 2016 foram sobretudo para fazer a parte pesada do trabalho no que toca à estabilidade das paredes de pedra do celeiro e telhado. Em 2017 e agora em 2018 foi quando vimos a obra avançar mais depressa. O plano claro não era este. :) A ideia era ter demorado menos de 1 ano a fazer as obras mas houve demasiados problemas em todo o processo, como termos passado da ideia de ter uma empresa a recuperar a casa para ser o Jack e o pai a fazê-lo aos fins-de-semana. Isto obviamente levou a que demorasse muito mais. :)

    Do que tenho lido e conheço pessoalmente, um ano parece-me o esperado e aceitável para quem constrói uma casa e 2 anos parece-me que é mais a realidade. :) Ou há atrasos causados pelo tempo, ou porque o carpinteiro agora só está disponível daí a 2 semanas, ou porque o canalizador agora não pode vir, ou porque os donos da obra nunca mais escolhem os acabamentos, ou porque surgem imprevistos...:) Claro que nem todas são assim e no vosso caso acho tudo tão organizado que provavelmente demorarão o tempo certo. :)

    Uma dica: se puderem, vão vendo os acabamentos, loiças de casa-de-banho e assim. Lojas como o Leroy Merlin fazem promoções que podem incluir aquilo que desejavam comprar e assim aproveitam. Foi o que nos aconteceu com o parquet. Desde cedo soubemos qual queríamos. Há umas semanas, por acaso descobrimos que estavam a fazer uma promoção exactamente naquele parquet. A diferença compensava bastante por isso encomendámos logo embora só nos desse jeito umas semanas mais tarde. :)

    A escolha do celeiro deveu-se ao preço. :) Comprar um terreno é simplesmente demasiado caro porque considera-se que um terreno tem muito mais interesse que a recuperação de algo antigo. Ainda por cima, como aqui construir uma casa abaixo de x m2 não obriga a ter arquitecto, é "mais fácil" comprar um terreno e a própria pessoa fazer o projecto se tiver conhecimentos para isso ou contratar simplesmente alguém que se ajeite ou até tenha projectos na gaveta, sendo obviamente mais barato que um arquitecto (que se não me engano é pago por uma percentagem do valor da casa, percentagem essa que não é barata). Assim, os terrenos são mais interessantes e valem balúrdios. :) Por curiosidade, fui agora mesmo a um site ver que terrenos estão à venda na zona para onde vamos e todos eles estão mais caros do que o nosso terreno + celeiro + obras. :)
    Claro que a nossa ideia não era propriamente um celeiro. :) Procurávamos simplesmente uma casa ainda por acabar, para negociar o preço e acabá-la nós. Mas as que vimos (e algumas bem giras) eram ainda assim demasiado caras e não compensava sequer fazermos nós as obras finais, e foi assim que demos com o celeiro. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso do arquitecto ser pago com x% da casa, pois , deve ficar caro. Aqui pelo q percebi eles definem um preço no inicio conforme os m2 esperados da casa, e têm 2 niveis de preço: o das casas grandes e o das casas pequenas. No nosso caso foi o preço das casas pequenas ;-) depois o q varia é os serviços nao obrigatorios q se contrata, por ex nós pedimos o design 3D exterior da casa, e o 3D interior da sala. Ha quem nao peça nada, ha quem queira o 3D interior de todas as divisoes.

      Quanto ao terreno nós começamos á procura em 2016 e compramos em Agosto. Tinhamos a ideia de gastar 35.000€ mas percebemos logo q isso era so nas aldeias ( e nós queriamos ficar na cidade sede de concelho). Aí outra coisa engraçada foi perceber q tds os terrenos custavam quase o mesmo independente dos m2. Ou seja os mais pequenos de 400m2 era 40.000€ e os outros eram todos 45.000/50.000€. A dificuldade foi mesmo encontrar um terreno com as dimensoes e localizaçao q gostavamos. No final estivemos indecisos entre este de 3100m2 e um de 1800m2 e pediam exactamente o mesmo valor. Escolhemos este por ser mais largo ( logo c mais á vontade p a configuraçao da casa) e pq estava localizado mais perto do centro da cidade.

      Depois começamos a fazer a planta com o arquitecto e a ver a questao do orçamento e so submetemos o projecto na camara em Março de 2017. Geralmente a malta é mais rapida pq n perde o tempo a ver orçamentos, podiamos ter submetido a versao inicial em dez2016.

      Quanto á camara so deu aprovaçao em setembro 2017 porque o nosso terreno está ao lado de uma antiga linha de caminho de ferro. Desactivada andava eu ainda na escola, ja retiraram tudo, mas legalmente o Estado ainda é dono daquela parcela e tivemos de obter licença p construir e garantir q cumpriamos as distancias entre a construçao e a linha. Ainda tivemos de pagar 400€ p nos irem colocar la uns marcos. E a camara so aprovou o projecto apos isto estar resolvido. Mas por outro lado mal tivemos aprovaçao da camara o empreiteiro começou literalmente no dia seguinte a construir. Normalmente as pessoas so depois da aprovacao da camara é q vao á procura de empreiteiro.

      Quanto a promoçoes temos visto mas ate agora so tivemos sorte c as torneiras, por isso mencionei acima q ja tinhamos a torneira do bide :-) temos orçamentos para os materiais completos de 3 grandes lojas e vamos comprando á medida q sao precisos ou vamos vendo as promoçoes.

      Eliminar
    2. Ahahahah, ai, desculpe, o que já me ri com a história do caminho de ferro. Até contei ao Jack. Pronto, o importante é que a vossa casa está em segurança no que toca aos comboios...que já não passam. :P

      Aqui houve várias complicações. A casa pertencia a um casal em divórcio que não se podia ver, por isso foi complicado tratar de tudo. Depois o vendedor armou-se em esperto e vendeu uma mesma parcela do terreno a nós a uns vizinhos nossos. O nosso projecto estava na câmara quando a vizinha pediu para o consultar e descobriu que estávamos a construir num pedaço de terreno que ela acreditava ser só dela (e nós só nosso). Foi um trinta por uma linha para conseguirmos resolver isto porque como é óbvio nenhum de nós queria perder aquele pedaço pelo qual tinha pago. Enfim...

      E pura curiosidade, de que cor vão pôr o chão? :) E a cozinha, quais serão os tons? :)

      Continuação de uma boa obra :)

      Eliminar
  13. A questao da linha do caminho de ferro nao é p nossa segurança, é exactamente o oposto: é para proteger a linha. Ou seja para se a nossa casa cair nao danificar a linha. A nossa casa sendo terrea teve de ficar x metros afastada, se fosse de 2 andares teria de ficar ainda mais afastada pq quanto mais alta, entao se cair mais longe pode alcançar. E tb nao podemos ter arvores de mais de x metros de altura nessa zona pelo mesmo motivo. As arvores eu ate compreendo pq de facto num temporal podem cair, agora a casa nao me parece q andem mtas casas em Portugal a cair mas enfim.,.

    Quanto ao terreno no nosso caso era de uma herança de 3 irmaos. Entre vermos o terreno pela primeira vez e fazermos a escritura foram 3 meses. A dada altura parece q um dos irmaos estava a gozar connosco e nao queria vender, estava so a tentar avaliar o preço de mercado para depois usar isso como base para comprar a parte dos irmaos. Mas pronto, nós como tinhamos outro terreno em vista nao oferecemos mais e eles la tiveram de decidir. E como ainda tinham mais terrenos la venderam este e depois dividiram os outros. Como é q no vosso caso o mesmo terreno foi vendido a 2 pessoas? Aqui todos os terrenos estao registados e a escritura de compra tem de ser feita num cartorio, por isso seria impossivel vender o mesmo terreno duas vezes.

    Os ladrilhos para o chao tem sido uma aventura. Eu em mtas coisas tenho noçao q sou um pouco antiquada, e p mim os wc têm os azulejos de parede a fazer conjunto com os ladrilhos do chao, ou seja , a propria marca tem esse conjunto. É assim em casa da minha mae e nas casas q conheço de pessoas dessa geracao. Quando fomos á procura percebi q agora ja nao existe isso... ha os azulejos de parede e depois ha os ladrilhos de chao. E nós é q temos de encontrar algo q combine, nunca será exactamente o mesmo tom/ padrao. Claro q nas lojas e nos catalogos têm sugestoes mas nao é exactamente a mesma coisa. E tb hoje em dia os "padroes" sao estranhos, parece mtas vezes q o ladrilho está sujo, manchado, nao gosto mt de ver. As casas de banho vai ser da Love ( marca com fabrica em Aveiro) https://www.lovetiles.com/pt/prd/acqua/14151

    Sao os acqua , cinza claro e branco num wc e beje e branco noutro wc. Depois leva alguns azulejos decorativos a meio p dar alguma cor. O ladrilho é uma das sugestoes deles nos pavimentos coordenados ( os Blend) no mesmo tom ( beje e cinza claro).
    Na garagem escolhemos uns cinza escuro, o marido achou q era melhor, por ser uma zona mais suja, e depois com as marcas dos pneus se foi claro fica mt marcado.
    No resto da casa, sala, cozinha, hall, lavandaria e terraço vamos usar os mesmos, um tom tipo beje. Aqui a questao dos nomes das cores é hilariante. Branco simplesmente nao existe. Mas o nome da cor dos ladrilhos é white ;-) e ainda ha um tom mais claro q é o snow mas nem esse é branco. Sao os Time da marca Margres
    https://www.margres.com/pt/prd/time-2-0/216

    Nao quero ter muitas transicoes de cor por isso uma das minhas exigencias era ter o mesmo ladrilho na sala, cozinha e terraço q sao zonas contíguas. E um clarinho vai bem c tudo :-)






    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ver se me lembro dos pormenores todos que isto já foi há 4 anos, e na altura casámos, eu engravidei e portanto houve uma série de outras coisas para gerir ao mesmo tempo. :) Ora bem, na altura em que vimos o terreno e fizemos a promessa de compra e venda, existia uma serventia para três terrenos (um deles o nosso). Já a imaginar como seria a recuperação do terreno, falámos com o vendedor e dissemos que tínhamos interesse em ficar com um canto dessa serventia, abdicando do uso desta, perguntando se isto seria possível. Ele disse que sim, garantido que trataria de tudo (novos marcos e tudo) para que na altura da venda, todos os papéis estivessem com essa alteração. A promessa de compra e venda ficou até com esta condição escrita. Bom, começámos logo a fazer o projecto e apresentámo-lo na câmara para mal houvesse a assinatura da venda, podermos começar as obras já com a autorização da câmara. E foi este projecto que os nossos vizinhos viram, percebendo que estávamos a ocupar um canto da tal serventia que seria também deles, pois quando o vendedor lhes mostrou a eles a casa, não os informou que a serventia teria aquele corte, já escrito na nossa promessa de compra e venda. E apresentaram-se contra o projecto. De modo que ficámos ali bloqueados, porque só tínhamos interesse no terreno se aquele canto fosse nosso, porque a câmara bloqueou o projecto até isto estar resolvido (claro, fez bem) e porque na verdade tanto nós como eles tínhamos contratos de promessa de compra e venda com aquele pedaço de terreno. Foi preciso reunirmo-nos, apelarmos à boa-vontade deles explicando que o nosso projecto precisava mesmo daquele canto, comprometermo-nos a abrir mão da serventia (o que para eles teve vantagem porque compraram o 3° terreno e no fundo a serventia passou a pertencer-lhes por inteiro, não têm de a partilhar connosco), isto com um vendedor a querer fugir do problema, a não querer tratar de burocracias nenhumas de forma a isto ficar tudo legal...Felizmente, acabou tudo por se resolver e ficámos amigos pois percebemos que quem estava a tentar enganar-nos era o vendedor, mas podíamos logo ter ali ficado com o problema de vizinhos...Só esta brincadeira durou meses e meses...

      O nosso chão vai ser parquet em toda a casa menos nas casa-de-banhos, onde vamos colocar azulejo a imitar madeira. É engraçado que para nós as paredes e o chão das casas-de-banho não têm de ser iguais (se bem que agora que falas nisso, em casa dos nossos pais é mesmo. Nunca tinha reparado nisso :D ). Aqui no apartamento, o chão é cinza e as paredes brancas (menos a zona do duche que é cinza mais escura que o chão). Na nova casa, as paredes serão com azulejos num tom ali entre o branco e o bege. :)


      Eliminar
    2. Se fosse apenas por gosto pessoal tinhamos piso flutuante em toda a casa (menos nos wc claro). Mas no nosso caso é uma casa terrea, com a sala toda em porta janelas, com acesso directo ao terraço e jardim. Portanto no verao, para usufruir vamos andar fora e dentro de casa e com isso consequentemente trazer sapatos com pequenos graes q poderiam riscar o chao. Sei q em paises como a Alemanha e Suiça é normal as pessoas, incluindo convidados descalçarem-se quando entram em casa, por isso nao haveria este tipo de problemas. Como é em França? O segundo problema é q vamos ter lareira com recuperador de calor, portanto quando estamos a abrir para colocar lenha basta saltar qq coisa q queimava e fazia logo um pequeno buraco no chao. Na cozinha tb me faz confusao pq o chao é lavado varias vezes com esfregona e agua, e portanto madeira nisto p mim é complicada. Sei q ha umas marcas q têm uma versao tipo " impermeavel" p se poder usar na zona da cozinha, mas eu fiquei com tantos receios q decidi pôr ladrilho. E voces? Qual foi a vossa logica? Ou com a vossa dinamica de uso da casa estes problemas nao existem?

      Outra opcao q mencionas, de usar ladrilho c imitacao de madeira tb pensamos, mas dp o q nos alertaram é q so ficaria bem se ficasse mesmo igual ao piso flutuante q vamos colocar nas outras divisoes. Se nao as transicoes entre divisoes ficariam estranhas. Como nao queriamos estar limitados na escolha, pq aí em vez de procurar ladrilhos á vontade e piso flutuante á vontade, teriamos de procurar em conjunto algo q combinasse. Entao decidimos comprar ladrilho diferente, liso, tamanho 60x60 p contrastar. Pelo menos foi o q nos aconselharam: ou é igualzinho ou entao completamente diferente. No vosso caso como vai funcionar a transiçao do parquer p o ladrilho imitaçao de madeira? Sao parecidos?

      Eliminar
    3. Pelo Jack a casa toda teria parquet, incluindo casas-de-banho. :) Não só por uma razão estética mas também porque a recuperação de um celeiro de pedra tem algumas condicionantes que não vou alongar por aqui porque são demasiada técnicas, e o chão todo em ladrilho iria trazer-nos problemas de humidade. Mas nas casas-de-banho tive mesmo de bater o pé e querer ladrilho porque não queria stress caso alguma água fosse parar ao chão.

      Na cozinha, era mesmo aconselhável ser parquet para não termos problemas. A nível da nossa dinâmica familiar, não somos o tipo de pessoas que estão sempre com o chão da cozinha sujo. Não fazemos sequer as refeições por lá pelo que geralmente o pior está mesmo debaixo da mesa de jantar na sala, com as migalhas que a Mini-Tété deixa cair. :D Claro que há acidentes, os meus pais já deixaram cair uma caixa cheia de sopa no chão, mas bom, é aquele tipo de acidente que eu espero que não aconteça muito mais vezes. :P Talvez seja um risco que corremos, sim, mas por outro lado não tínhamos muito mais hipóteses que não nos criassem problemas.
      Quanto à lavagem, nós temos parquet nos quartos do apartamento e aspiro e lavo normalmente (com produto próprio para o efeito). Nunca tivemos problemas.

      Sim, nós não andamos calçados em casa. :) Os meus pais e sogros também não. Alguns primos também se descalçam quando chegam. Outros convidados não o fazem. Mas como não somos o tipo de pessoas que estão sempre com a casa cheia de visitas, não nos parece que isto seja um problema. :)

      O ladrilho que escolhemos para a casa-de-banho é do mesmo tom que o chão do resto da casa (se bem me lembro, porque já o comprámos há algum tempo :D). Neste apartamento, não tivemos assim tanto cuidado, escolhemos um ladrinho claro para a zona social e parquet claro para os quartos, sem nos preocuparmos muito com os tons e não ficou mal. Tanto que a minha mãe demorou anos a "ver com olhos de ver" que o chão dos quartos era diferente do resto da casa. Como era tudo claro, passa despercebido. :) Se calhar tivemos sorte e acertámos mesmo com o tom certo para conjugar.

      Eliminar
  14. Na cozinha foi outro filme por causa da pedra. Começamos por ver Silestone ( q é pedra artificial) e agora usa-se mt. Mas tem um problema:nao se pode por nada quente em cima. E mais uma vez eu sou antiquada: quero ter um assado no forno e poder tirar p cima da bancada, virar a carne, regar c o molho e voltar ao forno, ou tirar um prato de sopa do microondas, mexer e voltar a colocar. Nao poder fazer isso ou ter de me lembrar de colocar sempre uma protecao p mim nao da, basta esquecer uma vez e la se vai a pedra. Portanto decidimos ir p o granito, escolhemos o Negro Zimbabwe q é um tom bem escuro, quase preto e com pouco padrao. Tb nao queria aqueles granitos á antiga com padrao de granulado rosa ou beje td misturado :-) Este tem um aspecto mais moderno, clean e ainda está na moda p quem gosta de tons de preto, pelo menos foi o q me disseram q o Silestone usa-se mais p tons claros ou coloridos, mas p preto mais vale ir p um granito :-) e pronto, chao claro, pedra preta e os armarios tb sao em beje. A ideia é ter as coisas mais "fixas" em tons neutros e depois dar cor c o resto: por ex ja vimos uma mesa com tampo de vidro vermelho bem gira para a cozinha. Ou aquelas coisas q facilmente se trocam como o suporte de rolo de papel ou o suporte p os talheres. A ideia é dar cor com a decoracao. O meu marido inicialmente tinha a ideia de ter a cozinha em preto e vermelho, mas se eu colocar parte dos moveis em vermelho acho q ao fim de uns anos cansa, é mt pesado visualmente e depois n vou andar a refazer os moveis todos. Assim decidimos q era melhor ideia ir p tons mais neutros e dar cor c a decoracao.

    E voces como ficou a cozinha? Tenho ideia de ler q tiveram de mudar pq a vossa ideia inicial teve um orçamento mt caro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É engraçado porque do que tenho lido esse gesto de colocar coisas quentes em cima da bancada varia de família para família. Na minha família nunca se fez isso. :) Sempre vi toda a gente a colocar uma base na bancada para colocar o que sai directamente do forno, para proteger a pedra. :) Já com os pratos de microondas nunca houve grande cuidado, a não ser que esteja mesmo muuuito quente.

      As pedras pretas estão sem dúvida na moda e eu, que nem gosto de ver coisas pretas numa casa, acho que ficam lindas e elegantes numa cozinha. Ainda chegámos a pensar nisso para a nossa casa, mas os preços não eram simpáticos e nós tínhamos outra primeira preferência. :)

      Eu também prefiro dar cor com pormenores. Por exemplo a nossa casa-de-banho do apartamento é cinzenta e branca, mas depois tem apontamentos de cor em objectos (que facilmente se trcoam) em verde. :)

      A nossa cozinha está a ser um filme...:) Primeiro imaginámos toda a cozinha como queríamos mas depois percebemos que não gostávamos do toque dos móveis que estávamos a escolher. E acabámos por nos apaixonar por uns móveis bem mais caros, o que me obrigou a refazer a cozinha de forma a que não gastássemos tanto pois tínhamos um limite para aquilo que queríamos gastar. Entretanto, e porque refazer um celeiro tem destas coisas, quando começámos a colocar o pladur, percebemos que as medidas que inicialmente imaginávamos não batiam certo com a realidade (porque as paredes do celeiro não são direitas nem bem perpendiculares umas às outras), e com isto tivemos de reduzir a cozinha. O que me obrigou novamente a refazer o desenho. Entretanto e porque houve gastos durante a obra que não tínhamos contado inicialmente, o dinheiro disponível para a cozinha diminui, o que nos obrigou a ir ver novamente outras opções, mais baratas. :) Quem ouvir isto, acha que temos uma cozinha enorme mas ela é pequenina e simples. O orçamento é que não é muito grande. :D
      De qualquer forma a ideia geral é sempre a mesma: móveis brancos, bancada em madeira e parquet no chão. :)

      Eliminar
    2. Bancada em madeira? Isso é comum aí? Faz-me imensa confusao porque a madeira é mais permeavel, entao p algo q está constantemente a ser lavado e molhado e tb por causa de se estragar mais facilmente em termos de cortes. Em Portugal sempre se usou pedra: antes era so granito ou marmore e agora tb ha a opcao das pedras artificiais. Mas nunca vi ninguem ter bancadas em madeira. No entanto nos ultimos anos tenho visto na TV cabo aqueles programas de design de casas e noutros paises realmente usam isso, por ex agora vejo um do Canada e ja fizeram varias casas com bancada de madeira. Realmente as coisas sao bem diferentes de país para país :-)

      Eliminar
    3. Por acaso, apaixonei-me pelas bancadas em madeira por ver no instagram casas em Portugal (e casas onde se cozinha diariamente e muito). :D Aqui só há pouco tempo é que vi uma cozinha com tampo de madeira. Sei que vamos precisar de preparar a madeira para que ela não fique permeável a tudo e mais alguma coisa, mas também quando decidimos escolher tampo em madeira, assumimos que o uso pode levar a manchas e marcas. A verdade é que os meus pais têm pedra e esta tem manchas várias devido a erros de uso. Eu tenho neste apartamento uma bancada normal e barata, estratificada, e um dia fugiu-me o robot de cozinha das mãos e arrancou-me um pedaço da bancada. :D Ou seja, vamos ver, é uma experiência, vamos ver como corre. :)

      Eliminar
    4. as q eu conheço de granito nao têm nada estragado, a minha mae tem em granito e está impecavel. no apartamento actual temos marmore e tem um corte grande num unico sitio que dizemos a brincar q deve ter sido com uma machada. é impossivel aquilo ter sido feito com uma faca ou cutelo. manchas em pedra natural de facto nunca vi. os teus pais têm marmore ou granito? será que é um marmore bem claro? hum.... o meu marido tem um colega que viveu alguns anos na Australia e agora quando voltou comprou casa e remodelou cozinha. ele comprou uma bancada em madeira (por estar habituado ao q se fazia la) e diz que tem uma vantagem: nao usa tabua de cozinha para cortar vegetais, trabalha directamente na bancada :-))) isso de procurar no instagram é mt à frente, eu nao tenho paciencia, vejo nas lojas e já me canso. mas a minha mae está sempre a chatear-me que eu devia "ver na net as novas tendencias, para não fazer uma casa à antiga" ;-))) mas de facto nas lojas de cozinhas onde fomos pedir orçamentos nunca nos falaram em madeira, so das "novas" pedras artificiais q agora se usam.mas tou a ver agora na net por ex no ikea e têm essa opção de tampos de madeira...estranho nunca me terem proposto isso e nós vimos pelo menos uma loja em coimbra q parecia mais moderna, ligada a uma cadeia nacional, portanto nao foram so lojas de terrinha...olha , agora fiquei curiosa, quando voltar à loja onde decidimos comprar pergunto ao dono porque nunca nos falou da madeira.

      Eliminar
    5. Já morei numa casa em Portugal onde as bancadas da cozinha eram em madeira (era uma cozinha modelo do ikea) e a cozinha era linda. No início também me fez alguma confusão mas a madeira deve ser 'preparada' para uma cozinha. A longo prazo poderá ficar com algumas manchas mas nada do que eu imaginaria se me dissessem antes que tinham madeira na cozinha.

      Patrícia

      Eliminar
    6. Patrícia

      Obrigada pelo testemunho. :) Dos que leio, parece ser mais provável que fique com algumas manchas do que as bancadas de pedra ou estratificadas, mas depois também dependerá muito do uso que é dado à bancada. Por aqui nunca pousamos nada quente na bancada, usamos sempre tábuas de corte, até para fazer bolos tenho tendência para colocar um individual de plástico para ser mais fácil lavar. Vamos ver como fica. De qualquer forma, como já estamos à espera de algumas manchas, não será um choque. :)

      Eliminar
  15. Acho que é mármore e sim é claro.
    Sim, cheguei a ler vários testemunhos de pessoas que cortam tudo directamente nas bancadas (sejam elas de que material forem) mas isso é muito à frente para mim. :D Gosto de usar tábuas de corte que depois passa lavar facilmente.
    Eu não procuro muito no instagram, vejo aquelas contas por outras razões mas como mostram a cozinha, fiquei a conhecer as cozinhas com tampos de madeira. :) Já procurei foi ideias no pinterest apenas porque tenho noção que não tenho quaisquer conhecimentos a nível de decoração (e queria por exemplo ver outras cozinhas brancas com chão e bancada em madeira para ter a certeza que gostava mesmo, se ficava mesmo bem...), mas admito que não faço grandes pesquisas.
    A bancada em madeira também tem outra razão: é uma casa de pedra, vamos ter madeira à vista em ambos os pisos, o chão é madeira, a escada em madeira...a cozinha tinha de combinar minimamente com o resto da casa. :) Os nossos móveis são todos entre a madeira e o branco, por isso não fazia muito sentido ter uma cozinha super moderna, com móveis coloridos, que ia destoar do resto da casa. :D
    Acho que provavelmente não vos falaram porque de facto ainda não é o tipo de bancada frequentemente usada. Vai-se vendo cada vez mais mas ainda não é assim tão conhecido. As pedras artificiais, sim, parece realmente estar na moda, ouve-se muito falar delas, encontram-se mais facilmente. Se calhar nem terão essa opção na loja por realmente não ser a primeira escolha de muita gente. Além de que são bancadas que precisam de manutenção para que não se tornem permeáveis ou se estraguem, são mais susceptíveis a manchas (o que não agrada a toda a gente)...Nós vamos fazer a experiência porque nos faz sentido nesta casa. Neste apartamento por exemplo optámos por outra solução. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, entendi a ideia. E ja agora como vao fazer para revestir a parede entre a bancada e os armarios? Antes como as cozinhas eram todas revestidas a azulejo isso nao era uma questao. Agora quem usa pedra artificial tb poe atras essa pedra se bem q mais fina. Mas como eu vou por granito nem pensar ter granito na parede. Pensei em colocar azulejo so nessa zona mas tenho receio de ficar esquisito. Tb sei q podia nao por nada mas temho receio da sujidade, dos salpicos directamente na parede. Vi no ikea uns paineis mas pareceu mt plastificado e c ar manhoso. Qual vai ser a vossa opcao?

      Ps: como vi um comentario anonimo de outra pessoa vou começar a assinar p nao ser confuso :-)
      Filipa

      Eliminar
    2. Peço desculpa pela demora, a Mini-Tété decidiu oferecer-me uma estadia no hospital durante uns dias e lá não tinha rede. :)

      A essa zona aqui chamam "credence". E estamos muuuito na dúvida, para ser sincera. Neste apartamento não tínhamos nos primeiros tempos mas de facto as paredes ficam sujas, sobretudo atrás da placa de indução e do lava-louças. Como a bancada é pequena optámos por cobrir toda a parede exactamente com painéis brancos do Ikea. Bom, não sabemos o que se passou, se houve alguma reacção à cola usada, se havia humidade na parede, se os painéis têm problemas, não sabemos...mas os painéis simplesmente curvaram, descolando-se em várias zonas das paredes. Está com péssimo aspecto e portanto não são obviamente opção na próxima casa.
      Na casa, já pensámos em azulejo (mas grande e rectangular, por exemplo, num bege claro que ficasse bem com a madeira, a ideia é fugir um bocado aos tradicionais azulejos quadrados que se vê em casa dos nossos pais e avós), já pensámos em madeira (mas acho que depois é madeira à mais), já pensámos em vidro (mas achamos que pode ficar esquisito este toque moderno com o traço mais rústico da casa), já pensámos em painéis de outras lojas...E continuamos sem saber muito bem se pomos só na zona do lava-louças e placa, ou se fazemos na bancada toda (é o mais certo porque por exemplo eu trituro sempre as sopas em cima da bancada e não da placa e às vezes há salpicos que atingem a parede logo atrás)...
      Bom, dado que temos todas estas indecisões, decidimos que primeiro vamos montar a cozinha e depois é que escolhemos a credence. :) Por isso, não sou grande ajuda. :D

      Eliminar
    3. Ola. Espero q isso da estadia no hospital esteja resolvido e nao seja grave.


      Quando eu me refiro a azulejos era dos grandes, nao os antigos q eram pequenos ;-) sou "antiquada" mas nao tanto lol. A primeira ideia era colocar de 30x60 mas agora ate tinhamos pensado em ser dos 60x60. Em termos de altura era so um azulejo pq é quase o espaço q temos entre armario de cima e de baixo, e em termos de largura ate fica alinhado com os armarios q têm portas de 60cm. Os azulejos seriam da mesma colecao dos ladrilhos do chao, mesmo tom, a diferença é no acabamento pq p a parede gosto mais de ver em polido. Falamos ontem c o empreiteiro e ele tb torceu o nariz qd falamos dos paineis, diz q a longo prazo c o calor do fogao n fica bem. Nós tb queriamos colocar na bancada toda, pq p mim o pior nao é o fogao: é qd espremo as laranjas p fazer sumo na maquina e qd se bate natas ou mousse de chocolate ;-)) fica td salpicado

      E tb vamos colocar na bancada da lavandaria e no exterior na bancada q fica ao lado da churrasqueira. Eu é q me ponho a imaginar e tenho receio q fique com um ar pesado. Por ex na lavandaria é 1,80m de bancada logo seria 3 azulejos na parede. É realmente estranho p mim ver uma divisao so com alguns azulejos, porque antigamente ou era td com azulejos ( como o apartamento onde estou q tem cozinha e lavandaria so c azulejo) ou nao tinha nada. Assim, ficar so um bocado, ainda n consegui digerir ;-) depois ao vivo, casas novas q conheço têm pedra artificial, portanto tb têm isso na parede, nunca vi nenhuma c um bocado de azulejo...

      Filipa

      Eliminar
    4. Obrigada pela preocupação. Não é nada de grave e já estamos em casa. :)

      A ideia de ter os azulejos da cor do chão acho que é capaz de funcionar, sobretudo se é em tons claros (no nosso caso ia ficar demasiado escuro). Acaba por haver menos misturada de cores, o que eu acho que é bom. :)
      E por curiosidade, vão ter placa ou fogão a gás? :)


      Aqui no apartamento temos todas as paredes apenas pintadas e depois a tal faixa de painéis entre os armários. Visualmente não choca por isso acho que com o azulejo (desde que se escolha um que combine com alguma coisa na cozinha: o chão, paredes, etc) não fica mal.
      Mas na zona da cozinha onde não haverá armários em cima, sim, estou com dificuldade em imaginar correctamente como ficará. Mas a nossa ideia é nessa zona colocar prateleiras e decoração, na zona apenas pintada, por isso acho que ficará bem. se escolhermos a "credence" certa, seja ela qual for :)
      Nós não gostamos de divisões todas com azulejo. Nem a casa-de-banho que temos nem as futuras casas-de-banho têm azulejo nas paredes todas. Há pelo menos sempre uma parede que não tem nada. A cozinha a mesma coisa. :D

      Eliminar
  16. Vai ser placa de induçao. O marido diz q está farto de ter electrodomesticos antigos ( o apartamento onde estamos é arrendado e tem mais de 30 anos) entao vai-se "vingar" e quer tudo xpto. O exaustor q ele escolheu custa 900€, ia tendo um ataque qd ouvi isso... mas pq nao faz barulho e tem uma capacidade de extracao nao sei quanto, enfim, ele parece q ta a escolher um carro. E queria um forno pirolitico (seja la o q isso for)... vamos ter td electrico, nem sequer vamos por gas em casa, so a pre-instalaçao.

    Pois os azulejos entre moveis fica melhor, nos temos sempre moveis por cima excepto na zona da placa pq temos o exaustor por cima e por isso nao tem moveis. Engraçado q no inicio pensamos por aí azulejos ate ao tecto mas depois fizeram-nos um 3D da cozinha e realmente ficava horrivel, portanto esses azulejos nessa zona ficam da mesma altura dos outros. Eu, cozinhas e decoraçao temos uma aversao do passado:a minha mae tem daquelas cozinhas em q os armarios das pontas eram 3 prateleiras e tinham bibelots. Eu odiava limpar o pó ali porque na cozinha acabam por ficar sempre mais sujos e gordurosos, particularmente os q ficavam perto do fogao. E sou mt stressada com a utilidade: a cozinha é p comer e cozinhar e nao quero ter trabalho a limpar o po a cenas q so servem p enfeitar. Eu queria ter um aparador so com 2 ou 3 objectos. A minha mae tem um aparador cheio de fotos, logo perdia imenso tempo so a levantar e a limpar todas as molduras ... nota-se q tenho trauma com bibelots/decoracao/po? ;-))))

    Eu para as cozinhas e lavandaria ja me habituei a ver sem azulejo. Mas nas casa de banho ainda me faz confusao, é q mesmo q se tenha um bom extractor a ventilar aquilo, p quem toma banho c agua quase a ferver (eu!eu!) aquilo cria sempre mta humidade. Mas enfim , eu sei q n faz sentido pq o tecto tb está la e nao leva azulejo :-)

    Filipa

    ResponderEliminar
  17. Nós também não temos nem teremos gás. Foi sempre uma das minhas exigências e o Jack esteve sempre de acordo (nem podia ser de outra maneira pois não tenho praticamente olfacto e não repararia se houvesse alguma fuga. E não vamos arriscar, não é? :D ).

    Ahahah, eu tive uns pais mais modernos que nunca tiveram nada dessas coisas. Aliás, se eu ponho mais de 2 objectos numa prateleira, tenho logo a minha mãe a dizer que aquilo só serve para ganhar pó, que dificulta as limpezas, etc, etc. :) Na cozinha, quero pôr um relógio na parede porque está a fazer-nos falta aqui, e uns quadros. E talvez uma prateleira com livros de cozinha (se me fizer mesmo sentido). Ou seja, não são propriamente coisas a ganhar pó em prateleiras porque nisso sou como tu.

    Os meus pais têm as casas-de-banho todas com azulejo mas tiveram problemas de humidade exactamente no tecto. Aqui nunca tivemos problemas de humidade na casa-de-banho e nem abríamos a janela que ela tem e nem sequer tem ventilação (e o Jack toma banho a ferver e até gastar a água quente disponível no balão...Mais água quente houvesse, mais tempo ele lá ficava :)). Na casa, as casas-de-banho infelizmente não terão janelas (gosto tanto de luz natural nas divisões todas) mas colocámos ventilação para que não haja problemas.

    ResponderEliminar
  18. Quanto ao gas eu tb n tenho olfacto. No apartamento atual é td a gas e ja me aconteceu haver uma pequena fuga e eu nem perceber, mas nunca pensei deixar de colocar gas por causa disso ( mas agora q referes isso parece-m logico) A razao porque nao vamos instalar gas na nova casa é pq simplesmente nao vamos ter nada a gas: a placa o marido quer de inducao, o forno tb quer electrico pq é mt melhor p cozinhar e controlar a temperatura do q o gas, e esquentador nao vamos ter pq infelizmente em portugal obrigam a ter painel solar ou bomba de calor.

    Eu tenho a ideia q és mesmo de Coimbra, ou seja menina da cidade ;-))) eu sou mesmo da aldeia, ou seja, moradia no campo, em q as pessoas têm galinhas e porcos ( como diz o meu tio orgulhosos produtores de leitao da bairrada), e na casa da minha mae é 1 cozinha normal e 1 cozinha de forno ( p fazer pao, chanfana, folar da pascoa), 1 sala de jantar e de estar para o dia a dia e 1 sala de jantar e estar q basicamente so servia p a visita pascal. Isto era o q mais me irritava, ter uma sala c coisas xpto, os tapetes de arraiolos, os sofas em pele natural, as jarras da atlantis e o serviço da vista alegre, e nao se pode usufruir regularmente, mas tem de se limpar o po... ainda cheguei a fazer la jantares de aniversario qd era mais velha, mas mesmo assim so era usada 2 x por ano ;-))) obvio q agora a fazer a minha casa nao tenho nada disto, e tb n tou a fazer na aldeia, tou na sede de concelho q ja é cidade. Sao mentalidades mesmo diferentes.
    O ironico agora é q por muito q eu diga q nao gosto dessas coisas, é o q conheço e isso acaba por inconscientemente me condicionar. Ja a minha mae como faz limpezas em "casa de gente rica em Coimbra", sabe como sao as coisas mais modernas, está mais a par das tendencias e diz-me " oh filha tu nao vais fazer uma casa á antiga como as da aldeia, tu agora vais p a cidade e tens de fazer uma casa moderna como a dra.xxx" lolol Para melhorar isto os meus sogros sao de uma aldeia no fim de mundo na serra da estrela, ainda "menos modernos", uma das cenas deles era onde iamos fazer o poço no quintal p regar as batatas e o resto da agricultura, e as galinhas, e eu a tentar explicar q obviamente n iamos ter nada ;-) a unica cena do marido foi querer soleiras em granito e uma fachada c aplicacoes de xisto pq é o q ele conhece e q se usa la. A minha irma, q por vontade propria foi trabalhar p o Porto ja que "estava farta de morar na provincia" fica horrorizada c td isto, logo se ve como vai ficar ;-))))

    1 das casas de banho tem janela e a outra nao, foi mm a unica divisao q teve de ficar no meio da casa sem luz natural, mas c uma casa terrea mais dificil é. Mas em ambas vamos ter extractores potentes q o marido diz q nao confia em mim p abrir janelas e arejar a casa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já tive uma grande fuga de gás em casa dos meus pais, daquelas que se sentem ainda nem abriste a porta de casa e não reparei. Felizmente estava a estudar ao pé de uma janela bem aberta e não aconteceu nada de mal, mas ainda me lembro do ar assustado da minha mãe quando chegou ao pé de mim a dizer que estava um cheiro imenso a gás no andar todo. Acho que foi aí que decidi que nunca teria gás numa casa minha.:) Além de que sempre odiei acender fogões e fornos a gás, tinha sempre medo de me queimar, por isso tudo eléctrico é mesmo a melhor opção.vE eu sou fã das placas de indução, muito mais fáceis de limpar que qualquer fogão, se algo cair, não queima logo porque só a zona em contacto com a panela é que aquece, o que permite apanhar e limpar logo, tem temporizador, coisa que uso bastante porque assim a placa desliga-se ao fim daquele tempo e apita. Uma maravilha. :D

      A casa que descreves é a típica casa da família do Jack, também ele de uma aldeia (ainda vamos a descobrir que se conhecem). Ao que parece, os meus pais quando cresceram também tinham a "famosa sala para as visitas e para o sr.padre" mas quando eu nasci já nada disso existia em casa dos meus avós. :) Por isso, sou mesmo menina da cidade. :D

      Sim, uma pessoa sabe o que não quer mas não sabe bem o que quer, não é? :) Mas eu achando que sabendo o que não queremos e procurando alternativas a isso, já estamos a conseguir algo diferente. :) Por exemplo, nós não queremos ladrilho no chão (fora wc's). Já sabíamos disso neste apartamento mas não havia dinheiro para outra alternativa e pusemos apenas parquet nos quartos. Agora na casa teremos parquet em todo o lado porque nunca andamos de sapatos em casa, andamos muitas vezes descalços ou só de meias e não usamos tapetes (não temos um único tapete), por isso o ladrilho é demasiado frio para nós. Eu espero que esta alternativa (o parquet) seja a melhor decisão mas também não sei como ficará porque nunca vi uma casa que tivesse assim na casa toda. Como dizes, logo se verá. Sabíamos o que não queríamos, vamos testar outra alternativa e rezar para que gostemos. :P

      Mesmo abrindo as janelas é sempre bom colocar ventilação. Ajuda a renovar a casa naqueles dias de frio e chuva em que não nos apetece ou não nos lembramos de andar a arejar. E ajuda a evitar humidades em toda a casa e não apenas nas casas-de-banho porque faz o ar circular. :)

      Mas fiquei curiosa: que dicas é que a tua mãe dá que vê nas casas dos doutores? :D

      Eliminar
    2. Eu so usei fogao a gas (casa da mae e neste apartamento), mas o marido explicou-m a inducao e pronto, parece fixe e gostei da ideia q n se suja tanto ;-)

      No teu comentario mencionas q colocaste ladrilho em vez de parquet por ser mais barato. E eu a pensar q estranho pq os nossos ladrilhos sao na casa dos 20€, e o "parquet" vejo nas lojas a começar nos 7€ e nós vamos comprar um a 16€ q supostamente ja é mt bom, ou seja o ladrilho fica sempre mais caro..... entao perguntei ao marido..... o q nós vamos pôr é o q se usa mais actualmente q é piso flutuante, ou seja, um material sintetico e parquet é outra coisa. Eu p mim havia ladrilhos e depois " aquela coisa q parece madeira" ;-))

      A ventilacao nao é so nos wc. Tem na casa toda,ele definiu um sistema de extracao/ventilacao, usando nao sei quê nas caixas de estore. O engraçado é q em portugal por lei isto é obrigatorio, mas ninguem liga e nao fazem pq acham q é desperdicio de dinheiro, e o fiscal de obra assina no final a dizer q ta td ok. No nosso caso o empreiteiro ficou impressionado de querermos mesmo pôr e o marido ate escolheu um sistema melhor do q o q estava no projecto.

      Ora as dicas da mae: vais-t rir q isto é basico. A cozinha p mim era moveis de madeira, la ela me explicou o conceito de lacados e laminados e moveis coloridos ou branquinhos. Na casa de banho eu pensava em lavatorio com movel no chao, la ela me explicou os moveis suspensos ( e eu so pensava q era desperdicio de espaço, mas ela explicou q assim a casa de banho parecia maior e q tb se pode pôr coisas em baixo, por ex a balança). E depois alguns pormenores: colocar tomadas de exterior p usar p ligar a maquina de cortar relva pq no tempo dela n se fazia isso (havia a ideia de q tomada la fora á chuva n era boa ideia) mas q agora ha umas proprias p isso c tampinha. Nas tomadas dentro da casa colocar nas varias paredes e n limitar á ideia q temos agora da disposicao dos moveis, pois "agora n se fazem moveis p a vida e dp queremos mudar a disposicao dos moveis e dp as coisas n resultam". E nem queiras saber a ideia q eu tinha de inicio p a lareira da sala ahahah, la ela me explicou q agora fazem um acabamento em pladour, tipo uma caixa onde fica o recuperador de calor, c linhas direitas e nada daquelas lareiras em pedra. Claro q tb ha coisas erradas q ela vê e me avisa: tipo uma casa q tem vidros fixos na sala e estores electricos. Como é junto a uma rua movimentada, tem imenso po e do lado de dentro dos estores n se consegue limpar... pq o vidro n abre :-) entao qd estao dentro da sala c os estores fechados e olham, ve-se o po, e inclusive teias de aranha e simplesmente n conseguem aceder p limpar. Portanto: vidro fixo so sem estores, se for p ter estores tem de ter janelas q abrem. Outra boa foi o interruptor da luz do quarto junto á cama, na casa da minha mae temos aqueles q sao um fio com um interruptor q ate costuma ficar pendurado na cabeceira da cama ( aqui chamamos de banana). No meu apartamento atual tb tem assim. Claro q eu ja vi interruptores a serio em hoteis, mas sei la, nunca me lembrei q tb se podia fazer isso numa casa. Pronto, ainda bem q ela comentou isso antes de irmos falar c o electrecista, se nao la ia eu feita parva pedir p ele deixar um fio p a banana :D
      A ultima: dp da conversa c o electrecista fiquei surpresa por descobrir q ia ter muitas caixas nas paredes da casa, eram as caixas da agua nos wc, e dp das telecomunicacoes e mais nao sei quê. Qd fui ter com a minha mae comentei c ela q agora as casas sao assim, e ela, "pois no meu tempo tb haviam caixas mas eram mt mais pequenas." E eu, oi?!?! Resultado: obviamente a minha mae tb tem caixas mas como sao mais pequenas eu nunca tinha reparado nisso nos 28 anos q morei la casa.... portanto alem de td sou extremamente distraida e nunca reparei nas coisas antes de me deparar c elas na minha obra, o q dificulta. Parece qd fui tirar a carta e tive de verdadeiramente estudar e decorar os sinais de transito pq tirando o stop e o proibido eu nunca tinha reparado neles :-))))

      Eliminar
    3. É isso, nós vamos colocar parquet com madeira maciça mesmo, que é bem mais caro . :)

      Huuum, não conheço essa venilação, admito. :) Mas aqui não se usam estores (quer dizer, há casas que têm mas certos gabinetes de urbanismo não permitem colocar por isso ou cumpres ou metes na ilegalidade. O apartamento onde vivemos não pode ter estores, por exemplo) por isso não há caixas de estores. :) As janelas têm é um sistema que permite a passagem de algum ar para ventilar a casa, não sei explicar melhor.

      Ri-me sim com as dicas da tua mãe;. :D Nós vamos ter móveis suspensos nas casas-de-banho também. ;) É verdade que dão um ar mais espaçoso à divisão e é mais fácil de limpar (quando a alternativa é ter móveis com pés, por exemplo).
      As tomadas de facto são importantes. O Jac anda agora a tratar da electricidade da casa e só bufa com a quantidade de tomadas que temos em casa, mas neste apartamento percebemos bem como é importante não ter apenas aquelas que contamos usar. Na sala temos duas que só existem porque insisti que poderia valer a pena, o Jack não queria. Agora são "só" as tomadas que mais usamos para estar a trabalhar nos computadores. Nem imagino como faríamos se elas não existissem.

      Em casa dos meus pais também existe a banana! :D Na casa teremos interruptores normais. :)

      Não faço ideia de que caixas falas. Perguntei ao Jack e ele diz que aqui se faz de outra maneira. Não faço ideia, não percebo mesmo nada disto. :)

      Uma coisa que aqui fazemos contrária à maneira de ser dos franceses (e seguindo a boa maneira dos portugueses) é ter sanita, lavatório e banheira na mesma divisão. Aqui o normal é a sanita ter uma divisão só para ela (minúscula), e depois haver outra divisão (com o lavatório e a banheira), que até pode estar num andar diferente. É terrível, porque se estamos a visitar alguém, uma pessoa quer lavar as mãos e não sabe onde raio está o lavatório ou sabe mas a porta está fechada porque alguém está a usar essa divisão, obrigando a ir à cozinha lavar as mãos, ao mesmo tempo que a dona da casa por lá anda a preparar o jantar. Aqui no apartamento tínhamos um hall para as duas divisões, deitámos todas as paredes abaixo e juntámos as 3 divisões (a contar com o hall) ficando com uma casa-de-banho enorme. Na nossa casa teremos, como é óbvio, duas casas-de-banho ao bom estilo português.

      Eliminar
    4. Isso dos estores é algo q nao compreendo como é q a malta nesses paises consegue dormir. No ano passado fizemos uma viagem pela islandia em q alugamos carro e demos a volta ao país. Tivemos de levar vendas p os olhos se nao era impossivel dormir. Em todas as casas, todas, nada tinha estores.
      O marido diz q p sistema de ventilacao q colocamos é semelhante ao q voces devem ter nas janelas, so q havendo estores é mais eficiente colocar na caixa de estores do q colocar directamente nas janelas.

      A empresa onde trabalho é uma multinacional alema e por isso tenho de vez em quando viajar para a casa-mae la. Nos hoteis tem isso da sanita num compartimento á parte. Irrita mm ter de ir a outro lado p lavar as maos. Nao percebo a ideia.

      Filipa

      Eliminar
    5. Ahah, então imagino que não pregassem olho cá em casa porque não temos estores nem portadas. :) E nos primeiros tempos em que aqui vivíamos nem cortinas tínhamos. :D Ora sendo que uma das lâmpadas de iluminação da rua está mesmo ao lado da janela do quarto, basicamente tínhamos o quarto com luz dia e noite. :D
      Mas na casa nova vamos ter portadas. :)

      Também não percebo. O Jack chegou a fazer um projecto em que o dono só queria a sanita no rés-do-chão (e o lavatório no andar de cima). E o Jack bem tentava explicar que o lavatório também daria jeito no mesmo andar que a sanita...E o homem sem perceber porquê. Mentalidades diferentes, não haja dúvida. :D Dizem que os franceses não são dos povos mais higiénicos mas não sei se será verdade. Sei que uma vez ouvimos uma boca por causa de sermos portugueses e por isso gastarmos muita água em banhos...Se calhar, há mesmo esta diferença.:D

      Eliminar
  19. Filipa

    (Esqueci de assinar o comentario anterior)

    Ps:acho q este deve estar a caminho de ser o post mais comentado de sempre do blog :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que será mesmo o post mais comentado. Ganhasse eu dinheiro com o blogue e com os comentários e já teria de te estar a propor uma percentagem do lucro.:D
      Acho que tenho é de fazer um novo post sobre a Obra para continuarmos a falar num mais recente. :)

      Eliminar

Digam-me coisas. :)