13.6.14

Mas isto sou eu a pensar assim....

Eu compreendo quem goste muito de animais e os veja como parte da família. Compreendo que receber um animal em casa seja equiparado a receber um novo membro da família, de quem é preciso cuidar e dar amor. Eu até compreendo quem olhe para os seus bichos e quase os sinta como seus filhos pois gostam deles, tratam deles, são uma companhia e uma ralação, mas não compreendo e confesso que me parece um absurdo total tratar os animais como se fossem de facto pessoas em miniatura. Comprar-lhes vestidinhos e sapatinhos, coroas e óculos de sol? Passear com eles em carrinhos de bebés e colocar-lhes chupetas? Mas a cegueira é assim tanta que não se apercebam que aquilo é um gato ou um cão, e que gatos e cães não usam roupa, nem óculos, nem chupetas? E se não me faz confusão que alguém me diga que aquele gato é como se fosse um filho (lá está, pela companhia, pelas preocupações) já torço o nariz a quem apresenta os animais como efectivamente "os meus filhos". A quem se refira à gata como "minha rica filha", a quem diga que já é mãe porque é dona de dois cachorros, a quem trate os gatos por filhotes e, pior, a quem apregoa alto e a bom som que é a "mamã" e o "papá" do canário lá de casa.  Há uns anos lembro-me de ter ouvido uma conversa, que não era nada comigo, em que alguém dizia que tinha de ir para casa porque o filho estava doente. A confusão na cara da outra pessoa mostrou claramente que algo de errado estava ali e obviamente veio a pergunta "Filho...?", dando a entender que a pessoa em questão não era mãe. A resposta veio rápida "Sim, o meu filho, o meu cãozinho!". E eu nunca mais esqueci aquilo, tendo percebido na altura que a linha que separa quem adora animais e quem se torna cego ao ponto de fazer figuras tolas é muuuuito ténue.

5 comentários:

  1. Parece-me sempre surreal quando me cruzo com pessoas com conversas desse género sobre os seus animais. Tento fugir. Pode pegar!

    Ri-me (e revi-me) a ler o teu post, obrigada por este bom momento!

    ResponderEliminar
  2. É esquisito, não é? E como será quando tiverem filhos? Será que serão tratados da mesma forma como os animais, todos sentadinhos à mesa com o guardanapo no colo?

    ResponderEliminar
  3. Será que dormem em berços? OH DEUS, estás a fazer-me pensar nos cenários mais bizarros de sempre!

    ResponderEliminar
  4. Ahahahaahah, eu não ponho as mãos no fogo por nada. =P Mas há casos em que as pessoas nem jantar fora gostam de ir para os animais não ficarem sozinhos em casa. Enfim...dependências que eu não compreendo. :)

    ResponderEliminar
  5. Verdade. Deixar de aproveitar o lado fantástico de ser humano para se tornar dependente do amor animalesco. Nenhuma dependência é saudável, a verdade é essa!

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)