19.6.14

Um bocadinho pequenino dos nossos Açores

 A Lagoa das Sete Cidades

 Um bocadinho da arte urbana que se vê em Ponta Delgada. Há coisas giríssimas.




Caldeira Velha 

Lagoa do Fogo 





Muitas vaquinhas e muita bosta de vaca agarrada ao carro. O aspecto passado alguns dias era tal que tememos que nos pedissem para retirar o carro do estacionamento privado do hotel.


A vista do hotel 



 Os carros do rally....



11 comentários:

  1. Açores. Nunca fui às ilhas, mas gostaria imenso de as visitar. A minha irmã esteve um ano em S. Jorge a dar aulas; dizia que num dia podiam estar as 4 estações juntas.
    S. Miguel sempre foi uma ilha que quis visitar desde muito nova, especialmente por causa da sua geologia (digamos que sou uma apaixonada por vulcões e vulcanologia). Além do mais, há histórias e lendas lindíssimas acerca das ilhas.
    Não é o típico destino de lua de mel, no sentido de muitos casais preferirem (como já referiste) os locais ditos paradisíacos. No entanto, sou como tu: também não iria para tais locais. Penso que preferia uma lua de mel mais cultural :)

    Vou tentar encaixar uma viagem aos Açores no plano de vida :D

    ResponderEliminar
  2. Acho sinceramente que vale a pena. :) A Madeira também é bonita, mas pessoalmente prefiro os Açores e gosto muito da ilha de São Miguel.
    Sim, quanto ao tempo, tudo é imprevisível. No mesmo dia apanhámos uma carga de água e um frio gelado de manhã, e ao almoço apanhei um escaldão e já não aguentávamos o calor. O melhor é levar guarda-chuva e sandálias na mala. :P

    ResponderEliminar
  3. Fui aos açores uma vez e acho aquilo extremamente aborrecido!! é um autêntico tédio!!

    Ver plantações de ananases, vacas, lagoas poluídas, fábricas de queijos e "cozinhar" comida debaixo da terra não vale o meu dinheiro!

    Os hoteis (que são muito poucos) nada de especial

    Para já não falar no atendimento ao nível de turismo! é um autêntico desastre a roçar para a palermice!

    Por exemplo (entre tantos outros exemplos) se por acaso você é daquelas pessoas que quando está em férias gosta no fim-do-dia de tomar um duche relaxante no seu hotel, depois vestir-se e ir "procurar" um bom restaurante onde possa ter um excelente jantar e consequente fim-de-dia maravilhoso ...mas está nos açores ...então esqueça!!!! Na realidade encontrar um bom restaurante onde possa ter um excelente jantar com um bom atendimento nos Açores é quase uma miragem. E se por acaso encontra algo minimamente parecido, caso acabe de jantar pelas 21:00 e depois peça um digestivo e ficar a conversar um pouco então prepare-se para enfrentar "as trombas" dos açoreanos (empregados mas mais incrível dos próprios donos do restaurante) e não se admire se fôr convidado a pagar o mais breve possível e saír porque "as pessoas querem fechar o restaurante para ir para casa"!!!

    A viagem de avião para os Açores demora muito tempo e as condições meteorológicas lá são simplesmente "desastrosas" (mar arisco, céu nublado, vento e chuva a maior parte do tempo).

    Antecipámos todos a viagem de regresso, não lá voltarei nem recomendo ninguém a lá ir!

    Devia ter acatado os conselhos dos inúmeros amigos que já tinham tido experiências negativas nos Açores...que na altura tentaram persuadir-me a não perder tempo e dinheiro em lá ir, mas enfim acho que no fundo sempre temos aquela suspeita que cada um tem a sua experiência e que só porque alguèm (ou várias pessoas) haviam tido más experiências isso não significa que o mesmo nos vá acontecer também, mas infelizmente tenho que admitir que neste caso estava errado! Os açores são mesmo "UMA SECA"!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo das 14:55

    Pessoalmente não acho os Açores um autêntico tédio pois foi o destino escolhido para a lua-de-mel, ou seja, pretendíamos mesmo um sítio sem muuuuito para ver e que nos permitisse ter uns dias de "não fazer nada" sem sentir a culpa de não estarmos a aproveitar para visitar as mil e uma coisas disponíveis.

    Mas acredito que quem vai para os Açores à procura de muito para visitar, de momentos culturais a cada esquina, se sinta aborrecido. Nesse caso, aconselho uma visita a Barcelona, cidade cheia de coisas para ver.

    No que toca aos hotéis, já fiquei no Hotel Vip Executive e gostei, e desta vez ficámos no Marina Atlântico que também em agradou bastante.

    Do atendimento nos postos de turimo não posso dizer nada, pois não fui a nenhum desta vez. Optámos pelo aluguer de um carro e fazermos nós a nossa própria visita à ilha.

    Quanto aos restaurantes, peço desculpa mas não senti qualquer diferença entre os empregados dos Açores e os do Continente, tendo apanhado quer pessoas simpáticas quer pessoas antipáticas. Há de tudo como em todo o lado. Quanto ao tipo de restaurante "bom" que procurou e não encontrou, não sei exactamente a que se refere. :) Nós não procurámos restaurantes de estrela michelin mas sim sítios onde se comesse um bom peixe, por exemplo.

    Ahahah, a viagem de avião para os Açores demora muito tempo. Ahahah, mas olhe que aqui já é embirrantice sua. =P A culpa aqui não é de nenhum serviço, porque não dá para mudar os Açores de sítio. :) Olhe que é pouco mais que a viagem de avião para Paris e não vai dizer que Paris é uma treta por estar demasiado longe, pois não? :)

    Quanto ao tempo, é conhecido a instabilidade do mesmo nos Açores. Até se costuma dizer que por dia podem existir as quatro estações do ano. Mas é uma característica da terra, e não algo que se possa mudar.

    Quanto aos Açores serem um seca, repito: depende com que objectivo se vai. O que procurava o anónimo? Diversão nocturna? Museus atrás de museus? Centros comerciais imensos? Peças de teatro? Escorregas aquáticos? Quando fomos, já sabíamos que íamos mais apreciar a paisagem, descansar, comer peixe, passear, ver baleias (que acabámos por não ver).
    Pessoalmente acho que os Açores são bons para quem procura um destino mais ligado à natureza e sem muito para ver. E acho por exemplo, a Madeira mais turística, com menos daquela beleza selvagem.

    Enfim, são pontos de vista diferentes. :) Com certeza o Anónimo já esteve em lugares que achou fascinantes e que eu não gostei. :)

    ResponderEliminar
  5. Gostos nã se discutem!!!

    Mas k os Açores são uma autêntica "seca" ..lá isso são!!!!!

    Se fôsse em Lua-de-Mel com a minha companheira com o intuito de ir para "um sítio sem muuuuito para ver e que nos permitisse ter uns dias de "não fazer nada" sem sentir a culpa de não estarmos a aproveitar para visitar as mil e uma coisas disponíveis."....concerteza que não necessitaria de apanha um avião e muito menos de levar 2/3 horas a viajar para um sítio cujas aas condições climatéricas sõa usualmente um "desastre"!!

    Acaba por ser irónico, mas por exemplo á cerca de 24 horas atás concerteza (em pleno mês de Agosto)houve chuvadas com inundações nos Açores.

    Imagine só k algum casalinho em Lua-de-Mel tivesse sido influenciado ao ponto de ter decidido de fazer a sua Lua-de-Mel nos Açores (coisa k eu desanconselho totalmente) !!!!! Lindo...não?!?!?

    Não é necessário ir a Barcelona para não se sentir aborrecido e facilemnte fazer uma semaninha de férias sem sentir-se aborrecido !!

    Basta por exemplo ir á Madeira!!

    Reitero a minha afirmação k existem poucos hoteis nos Açores e que os existente não "são nada de especial"!

    Já tive que ficar hospedado num hotel de 3 estrelas em Palmira na Síria que não me "desagradou" no entanto não era nada de especial!! Mas a Síria é um pais de Terceiro-Mundo!!
    Além de que a sua definição de agradabilidade poderá diferir da minha ou mesmo da maioria das pessoas!!

    Favor note que eu nem sequer estabeleci uma comparação entre os empregados de restaurante nos Açores e os de aqui!

    No entanto tenho quase a certeza k se você por exemplo fõr á jantar a um restaurante na Peninsula de Troia, no Algarve, Norte de Portugal ou mesmo no Alentejo......não vai ser "convidado" a pagar e saír porque as pessoas costuma ir para casa por volta das 21h00 (isto aconteceu em mais k um restaurante)

    Relativamente a sua "comparação"

    "Olhe que é pouco mais que a viagem de avião para Paris e não vai dizer que Paris é uma treta por estar demasiado longe, pois não?" desculpe que lhe diga, mas essa comparação é inusitada!!

    O que são os Açores comparados com Paris!!

    Visitar Paris é tal forma incentivante k até não me importaria de levar 5 ou 6 horas de voo...agora levar tanto tempo de avião só para visitar os Açores?!??! "po amor de Deus..!!!!"

    Eu digo que os Açore são uma seca por tudo aquilo k explique ! Demasiado tempo de voo, mais caro do que deveria ser, condições meteorológicas "desastradas", baixa qualidade de serviço prestado ao nível deo turismo, poucas atrações que nos permita fazer pelo menos uma semaninha de férias sem se tornar monótono.

    Se você gosta de ver (se as condições climatéricas o permitirem) N lagoas (muitas estão vergonhosamente poluídas! daí estranhar a omissão deste importante pormenor por parte de pessoas como você k quer transperecer aquela ideia de natureza selvagem, bela, amen etc etc !!, montes, montanhas, ver vacas, visitar fábricas de queijos, plantações de ananazes, cozinhar debaixo da terra e ficar estoirado por andar de barco ou avião de uma ilha-para-outra a fazer basicamente sempre a mesma coisa (ou seja nada de especial) então ...força ...faça as malas e regresse lá!

    Da minha parte, nem mais um centavo ...aliás nem pago lá voltarei!

    ResponderEliminar
  6. Gostos nã se discutem!!!

    Mas k os Açores são uma autêntica "seca" ..lá isso são!!!!!

    Se fôsse em Lua-de-Mel com a minha companheira com o intuito de ir para "um sítio sem muuuuito para ver e que nos permitisse ter uns dias de "não fazer nada" sem sentir a culpa de não estarmos a aproveitar para visitar as mil e uma coisas disponíveis."....concerteza que não necessitaria de apanha um avião e muito menos de levar 2/3 horas a viajar para um sítio cujas aas condições climatéricas sõa usualmente um "desastre"!!

    Acaba por ser irónico, mas por exemplo á cerca de 24 horas atrás (ou seja em pleno mês de Agosto) houve chuvadas com inundações nos Açores.

    Imagine só k algum casalinho em Lua-de-Mel tivesse sido influenciado ao ponto de ter decidido de fazer a sua Lua-de-Mel nos Açores (coisa k eu desanconselho totalmente) !!!!! Lindo...não?!?!?

    Não é necessário ir a Barcelona para não se sentir aborrecido e facilmente fazer uma semaninha de férias sem sentir-se aborrecido !!

    Basta por exemplo ir á Madeira!!

    Reitero a minha afirmação k existem poucos hoteis nos Açores e que os existentes não "são nada de especial"!

    Já tive que ficar hospedado num hotel de 3 estrelas em Palmira na Síria que não me "desagradou" no entanto não era nada de especial!! Mas a Síria é um pais de Terceiro-Mundo!!
    Além de que a sua definição de agradabilidade poderá diferir da minha ou mesmo da maioria das pessoas!!

    Favor note que eu nem sequer estabeleci uma comparação entre os empregados de restaurantes nos Açores e os de aqui!

    No entanto tenho quase a certeza k se você por exemplo fôr jantar a um restaurante na Peninsula de Troia, no Algarve, Norte de Portugal ou mesmo no Alentejo......não vai ser "convidado" a pagar e saír porque as pessoas costumam ir para casa por volta das 21h00 (isto aconteceu em mais k um restaurante)

    Relativamente á sua "comparação"

    "Olhe que é pouco mais que a viagem de avião para Paris e não vai dizer que Paris é uma treta por estar demasiado longe, pois não?" ......desculpe que lhe diga, mas essa comparação é inusitada!!

    O que são os Açores comparados com Paris!!

    Visitar Paris é de tal forma incentivante k até nem me importaria de levar 5 ou 6 horas de voo...agora levar tanto tempo de avião só para visitar os Açores?!??! "por amor de Deus..!!!!"

    Eu digo que os Açores são uma seca por tudo aquilo k explique ! Demasiado tempo de voo, mais caro do que deveria ser, condições meteorológicas "desastradas", baixa qualidade de serviço prestado ao nível deo turismo, poucas atracções que nos permita fazer pelo menos uma semaninha de férias sem se tornar monótono.

    Se você gosta de ver (se as condições climatéricas o permitirem) N lagoas (muitas estão vergonhosamente poluídas! daí estranhar a omissão deste importante pormenor por parte de pessoas como você k quer transperecer aquela ideia de natureza selvagem, bela, amen etc etc !!) , montes, montanhas, vacas, visitar fábricas de queijos, plantações de ananazes, cozinhar debaixo da terra e ficar estoirado por andar de barco ou avião de uma ilha-para-outra a fazer basicamente sempre a mesma coisa (ou seja nada de especial!!!!) então ...força ...faça as malas e regresse lá!

    Da minha parte, nem mais um centavo ...aliás nem pago lá voltarei!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo das 18:02

    Concordo consigo que gostos não se discutem, e daí achar que deve perceber que os Açores são uma seca para si e para tantos outros, mas agradáveis para mim e para tantos outros. :)

    Dou-lhe até um bom exemplo: o Anónimo prefere a Madeira, já eu e quem eu conheço não troca os Açores pela Madeira. São gostos, nada a fazer.

    Quanto ao destino de lua-de-mel, acho que depende de cada um. O meu marido conhece pouco Portugal e optámos por lhe dar a conhecer este cantinho do nosso país. Acha mal? Eu não acho pois cada um tem os seus interesses. Poderíamos ter atravessado o mundo para ir passar a lua-de-mel num daqueles resorts em que não se faz nada, mas não nos interessou fazer uma viagem tão grande para isso.

    Obviamente quando se escolhe um destino de férias, nos devemos informar qual a melhor altura para o visitar. De qualquer forma há sempre imprevistos. Todos os anos passo férias em Peniche, e há uns anos, na primeira quinzena de Agosto que lá passei, choveu todos os dias. Mas não é por isso que deixei de ir e digo às pessoas para não irem para Peniche em Agosto.

    E não se preocupe com a influência deste blog pois é pouco conhecido. Aliás, como chegou até aqui? :)

    Quantos aos Açores, gostei muito dos hotéis. Referindo novamente Barcelona, cheguei a ficar lá em hotéis piores.

    Quanto aos restaurantes dos Açores, lamento, mas então teve um azar imenso. Já fui três vezes aos Açores e nunca me aconteceu ser convidada a sair de um restaurante por já serem 21h. Aliás, desta última vez chegámos a sair do hotel por volta dessa hora para ir jantar e fomos atendidos. Se calhar, fui eu que tive sorte.

    Ainda bem que Paris é um incentivo para si. Eu também gosto, mas mesmo vivendo a uma hora desta cidade, não passo lá a vida. São mesmo gostos e maneiras de viver diferentes.

    Obrigado pelo conselho de voltar aos Açores se tanto gostei. Vou fazê-lo um dia, quando tiver filhos. Gostaria de lhes mostrar esse cantinho de Portugal.

    O que o Anónimo tem de perceber é que eu não estou a tentar vender nenhuma ideia de que os Açores são a última coca-cola do deserto. No fundo, são apenas um local que eu gosto de visitar. Para quem é como eu, os Açores podem ser uma viagem muito agradável (como já foram para familiares e amigos meus). Para pessoas como o Anónimo e os seus amigos, a viagem é demasiado aborrecida.

    Se quiser, caso ache que eu estou a influenciar alguém com a minha opinião, dou-lhe a oportunidade de deixar aqui uma lista de destinos turísticos que no seu entender são interessantes e nos quais vale a pena investir.


    ResponderEliminar
  8. Gostos não se discutem, mas a gramática e ortografia talvez sim.

    ResponderEliminar
  9. Ariadne

    Agora fiquei curiosa, encontrou os novos comentários a este post por acaso, ou há maneira de saber quando algum comentador comenta um post antigo? :)

    (Eu recebo um e-mail, claro, por ser a autora do blog, mas os leitores também são avisados? :))

    ResponderEliminar
  10. Enviei-te um email com a explicação ;)

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)