1.12.14

Não compreendo, pronto.

Tenho um problema com pessoas que preferem manter-se estúpidas a aprender qualquer coisa. Pessoas que assimilam toda a informação possível e preferem deitá-la no lixo do que fazer uso dela. Temos um conhecido com um jeito inexplicável para se meter em confusões e a maior parte das vezes fá-lo por tomar as decisões erradas, por dar passos em falso, por dizer e fazer o que não deve, o que já nos levou várias vezes a tentar ajudá-lo. Perante uma nova situação que tem tudo para correr mal, explicamos-lhe o que deve fazer e o que não deve fazer, o porquê de cada passo a dar e de cada passo a evitar. Perguntamos-lhe no fim se compreendeu tudo, se entendeu que se fizer X tudo vai correr mal, mas que se fizer Y o problema termina. Diz que sim, que compreendeu, que assim tudo tem lógica, que vai fazer isso mesmo. E mal sai de ao pé de nós é vê-lo fazer exactamente o oposto daquilo que o aconselhámos, a dar todos os passinhos em falso que o aconselhámos a evitar. Porquêêêê?? Da mesma forma que perante uma situação em que alguém me diz que a pessoa A lhe contou que há um meteorito a caminho da Terra e eu explico que não, que não há meteorito que nenhum, que a pessoa A se referia a um filme que tinha visto no cinema e esse alguém me diz que compreendeu aquilo que expliquei, a última coisa que espero é vê-lo a continuar a espalhar aos sete ventos e em histeria que a pessoa A lhe disse que há um meteorito a caminho da Terra! É que depois do choque, a minha única vontade (tanto num caso como no outro) é pegar estas pessoas pelo colarinho e perguntar-lhes se estão a gozar comigo. O Jack diz-me para encolher os ombros e seguir a minha vida. Mas eu não consigo que isto de ver pessoas que preferem ser estúpidas a inteligentes é coisa que me faz muita confusão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Digam-me coisas. :)