27.7.15

Estes franceses põem-me doida!!

Por lei, não sou obrigada a ter um Médecin Traitant declarado (tipo Médico de Família) mas já não é a primeira vez que para certas análises ou exames me perguntam qual o nome do meu médico. Geralmente dou o nome da médica do Jack e não penso mais nisso. Mas agora recebi uma carta a pedir uma série de informações, entre elas o nome e morada do médico, e caso não tenha alguma das coisas pedidas terei de pagar pelo serviço a que recorri. E eu já estou mesmo a ver que a pobre da médica do Jack qualquer dia começa a receber relatórios dos meus exames e análises e coitadinha sabe lá quem eu sou. Por isso, já marquei consulta para amanhã onde vou simplesmente perguntar-lhe se ela se importa de ser a minha médica de família, fazê-la preencher papelada para depois enviar para a segurança social e no fim pagar a consulta por uma coisa que, por lei, nem sou obrigada a ter. Nervos, estes franceses dão-me nervos.

4 comentários:

  1. Não és obrigada, mas não és reembolsada da mesma maneira. Querendo beneficiar à séria do sistema da Assurance Maladie, és obrigada a declarar. Portanto, só benefícios diria eu :)

    ResponderEliminar
  2. Mas isso é que acho estranho. Por exemplo, perguntam-me qual é o meu médecin traitant ao fazer uma ecografia, apresento a carta vitale e pago já com o desconto que têm a fazer. Nem sequer se confirma se aquela médica é declarada ou não.

    ResponderEliminar
  3. Mas normalmente, sobre aquilo que pagas no momento depois ainda podes receber uma percentagem da Assurance Maladie. O montante pago pela Assurance Maladie é reembolsado depois por transferência bancária (em 5 dias úteis), não é deduzido de forma automática no ato do pagamento que efetuas. E é esse reembolso que não recebes ou recebes menos se não tiveres Medecin Traitant.
    Isto pelo menos é assim em todos os tratamentos que tenho feito nos últimos cinco anos (dentistas, radiografias, ginecologistas...) :p não sei se atos ligados a gravidez pode ser diferente.

    ResponderEliminar
  4. Aaaaaah, tenho então de pesquisar melhor sobre isto. Eu costumo é depois enviar para o seguro a declaração que a Assurance Maladie me manda para casa com os gastos que tive e aquilo que eles cobriram e o seguro ainda me devolve parte daquilo que eu paguei na consulta/exame/análise. Obrigado pelo aviso. :) Já tenho a consulta marcada por isso vou mesmo tratar disto e quero ver se realmente me informo melhor. :)

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)