27.7.15

Ter um filho em França #1

Sei bem que este blogue não é lido por muita gente e que a maioria vive em Portugal e não pensa emigrar para França, mas gosto de acreditar que pode haver quem já esteja emigrado ou pense em emigrar que venha parar este pequeno blogue e por isso vou colocar aqui pequenas notas sobre isto de ter um filho em França e certos cuidados burocráticos a ter. Não há muito a dizer por isso não haverá muitos posts sobre isto mas pode um dia ser útil para alguém, por isso tenham lá paciência. :)

Em primeiro lugar, fica aqui o aviso que o Consulado de Portugal em Paris tem o mesmo tipo de funcionamento que a Segurança Social ou as Finanças em Portugal, isto é, a informação que vos é dada depende muito da pessoa com quem estão a falar. Podem ligar às 9h00 da manhã e falar com Fulana e às 11h00 falar com Sicrana e a resposta ser absolutamente diferente para a mesma questão colocada. É triste e frustrante, mas é um facto. Por isso, para quem precisar de contactar o Consulado confirmem bem a informação que vos é dada (nem que seja preciso ligarem duas ou três vezes).

Seguem assim alguns posts sobre isto de "Ter um filho em França" conforme eu me for lembrando de informações que podem vir a ser úteis.

2 comentários:

  1. E por acaso descobrir este blog quando procurei as burocracias a fazer relativamente aos apelidos para o bebê. Visto que estou no início do meu 7mes de gravidez e esta questão já me tinha vindo a cabeça por ja ter ouvido falar disso. Boa continuação

    ResponderEliminar
  2. Pipoka, espero estão que os posts que escrevi sobre o assunto lhe sejam úteis. :)

    (http://andolaporfora.blogspot.fr/search/label/Ter%20um%20filho%20em%20Fran%C3%A7a)

    Se tiver alguma dúvida, envie-me um mail para andolaporfora@gmail.com ou escreva-a aqui. Pode ser que eu consiga ajudar. :)

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)