8.12.15

E o peso, Tété??

Não sei se se lembram mas a minha médica tinha-me posto um limite de ganho de peso de cinco quilos. Na altura achei que ela era maluca, onde é que já se viu só engordar cinco quilos na gravidez, está tudo parvo, isso é lá possível! É que eu sou uma mulher de muito sustento e é só querer que ganho cinco quilos num mês sem ter de me esforçar muito, quanto mais numa gravidez com um bebé a crescer dentro de mim. No primeiro trimestre, devido à falta de apetite, perdi peso que recuperei durante o segundo trimestre. Ainda achei que, assim sendo, a coisa talvez até estivesse controlada pois estava a deixar os cinco quilos a ganhar para o terceiro trimestre. Pois, o problema é que no terceiro trimestre a coisa começou a descambar e atingi os cinco quilos a mais num ápice. Juro que pensei "Bolas, vou acabar com vinte quilos a mais e tudo ganho no último trimestre!". Ainda por cima a Mini-Tété estava com vontade de ficar na barriga da mãe e eu, a cada semana que passava, até subia para cima da balança com medo. Bom, mas podia ter sido pior e a verdade é que engordei 6-7 quilos, sendo que estes quilos extra aos cinco permitidos se deveram muito à retenção de líquidos que fiz (os meus pés e pernas pareciam os da Fiona...). Assim, ainda não tinha passado uma semana do parto e eu já estava com o meu peso de origem. Semana e meia depois do parto tinha menos 4.5 kg do que pesava quando engravidei, devido aos sonos trocados, ao cansaço de ter um bebé em casa, à mudança de rotinas. Duas semanas depois da Mini-Tété ter nascido, ainda com as rotinas alteradas, com a organização de visitas para a família conhecer a bebé e já sem a minha mãe por cá para ajudar a fazer umas refeições decentes, sobrevivemos praticamente a pizza e McDonald's. Claro que assim não há perda de peso que aguente e a balança começou novamente a subir. Neste momento mantenho-me com cerca de 3 quilos abaixo do peso com que engravidei e, não sendo de todo o peso indicado para mim, não posso dizer que não me sinto satisfeita por o peso não ter mesmo descambado durante a gravidez.

4 comentários:

  1. Ena, que sortuda. A minha mana engordou 18 quilos. :P

    ResponderEliminar
  2. S*

    Mas não te esqueças que quando engravidei já tinha muito excesso de peso. :)

    ResponderEliminar
  3. Bem mas ainda conseguiste controlar bem o peso, espero conseguir fazer o mesmo quando chegar a minha vez! Não faço a minima ideia como irá reagir o meu corpo na altura...mas por norma, já costumo comer imenso! aha.
    Beijinhos*

    Comecei a seguir o teu blogue :) e fico à espera do teu próximo post! Faz também uma visita ao meu e espero que gostes do que tenho publicado por lá..
    http://nuancesbyritadias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Rita Dias

    Lá está, não acho que tenha feito grande coisa (nem conto os chocolates que comi....). Acho que tive a sorte de ter perdido o apetite durante a gravidez e isso contribuiu muito para que não comesse imeeeenso. Se tivesse continuado com o apetite habitual, teria seguramente ganho 20 quilos. Mesmo o jack reparava que eu comia bem menos do que comia quando não estava grávida. Isso ajudou, claro. :)

    Numa próxima gravidez, se o apetite não voltar a diminuir, sei que terei mesmo de ter cuidados para não aumentar muito de peso. Cada gravidez e cada corpo reage à sua maneira. :)

    Agora com a bebé não tenho muito tempo, mas quando puder darei o salto ao teu blog para espreitar os posts. :)

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)