4.11.16

Mais um!

Os meus pais trouxeram-me o último livro da Lesley Pearse, "Confia em mim". É um livro grande, com 751 páginas, e que comecei a ler num domingo. Eu sou o tipo de pessoa que lê relativamente rápido e, embora neste momento, o tempo seja coisa que não abunde tento ir tirando 5 minutos aqui e ali para ler, ou meia-hora ao final do dia para fazer algo que goste como, por exemplo, ler. É uma das minhas paixões e custa-me não ler tanto agora como lia, mas o motivo é bom e tem de ser. No domingo seguinte cheguei ao pé do Jack com o livro na mão, ainda chocada com a história. Perguntei-lhe:
- Alguma vez ouviste falar na migração de orfãos ingleses para a Austrália em pleno século 20?
- Huuum, acho que não.
- Eu também não me lembro de ouvir falar disto, mas ao que parece aconteceu e não foi coisa boa.
- É disso que fala o livro?
- Sim, é uma história baseada em factos reais. No fim, tem uma posfácio escrito por um editor real a relatar este acontecimento. Posso ler-to?
- Espera...como assim, no fim?
- É um posfácio, está no fim. A história é um romance, mas este relato é verdadeiro.
- Mas como assim, no fim? Estás a dizer-me que já acabaste de ler esse tijolo?
- ....

Estou convencida que ele acha que eu saltei umas quantas páginas e que li metade do livro na diagonal. O livro fala então da migração de milhares de crianças inglesas orfãs para a Austrália, com a promessa de uma vida melhor, num país de sol, praias, fruta e cangurus. No entanto o que as esperava eram orfanatos onde as condições eram ainda piores que nos orfanatos ingleses, e onde foram humilhadas, sexualmente abusadas, tornadas escravas, passando fome, frio e calor, sem uma réstia de humanidade, amor ou carinho. Ainda hoje vivem sobreviventes desta época, seres humanos destruídos, incapazes de lidar com o que lhes aconteceu. Por um lado tenho vontade de procurar mais informação sobre esta época da história que me passou completamente ao lado, mas por outro a revolta que senti em certos momentos do livro faz-me perder a vontade de ler ainda mais atrocidades praticadas. Só o facto de saber que aquilo que as personagens viveram aconteceu de facto a milhares de crianças provoca um nó no estômago. Mais um livro fantástico desta autora.


2 comentários:

  1. Também sou devoradora de livros. Quando gosto mesmoooo, devoro um livro de 700 páginas em três dias. :)

    ResponderEliminar
  2. Também eu. Antes da Mini-Tété nascer. :P

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)