24.1.17

Coisas que não suporto que me digam

Não sabes a sorte que tens!

Tu não sabes o que é....

Não sabes a sorte que tens por teres uma filha que dorme toda a noite. Não sabes a sorte que tens por teres uma filha que come a sopa toda. Não sabes a sorte que tens por teres uma filha que não grita o tempo todo. Não sabes a sorte que tens por ela não fazer birras no supermercado. Não sabes a sorte que tens por ela gostar de chupeta. Não sabes a sorte que tens por ela beber o leite todo. Não sabes a sorte que tens por ela se entreter sozinha.  Não sabes a sorte que tens, não sabes, não sabes e não sabes. Mas....eu sei! Eu sei a sorte que tenho em ter a filha que tenho, com o feitio que tem. Eu não sou ceguinha, sei ver as coisas, sei ver que tenho muita sorte em muita coisa. Não sou estúpida e sei admitir e agradecer a sorte que tenho. Mesmo se nalguns pontos destes em que fui "bafejada" pela sorte haja também um grande trabalho por trás. Ou pensam que se ela dorme a noite toda os pais nada fizeram para isso, se come a sopa toda os pais em nada contribuíram para isso, se se entretém sozinha a mãe não a orientou nesse sentido, se não faz birras a mãe não faz um valente jogo de cintura e tempo para que isso não aconteça? Não me importo que me digam "Tens sorte" porque a verdade é que mesmo com todo o trabalho que eu e o Jack fazemos, a verdade é que temos sorte com o feitio da Mini-Tété. Mas não me digam que não sei a sorte que tenho.

Tu não sabes o que é um bebé que acorda durante a noite. Pois não, por isso digam à Mini-Tété que aquilo que fez esta noite (acordar às 2h30 da noite e adormecer às 5h) na verdade não aconteceu. Tu não sabes o que é um bebé que não come. Pois não, por isso é que ontem Mini-Tété comeu metade da sopa e recusou-se a comer o segundo prato e a fruta (e não comeu porque não insisti), por isso é que não me lembro dos biberões todos que deixou meio-cheios ou todas as vezes em que comeu apenas a fruta e nada de sopa, só para não sair de casa de estômago vazio. Tu não sabes o que é um bebé que chora durante as viagens e por isso é que podes continuar a levar a Mini-Tété de costas para a estrada. Pois não, por isso que não passo viagens inteiras a cantar para que ela não chore, por isso que é não sei o que é ter uma filha que odeia estar parada no carro e desata a chorar sempre que paramos num semáforo ou num stop desde que nasceu, por isso é que não sei o que é estacionar o carro e começar logo a ouvir soluços se demoro mais de 30 segundos a tirá-la do carro. Tu não sabes o que é um bebé fazer fita para tudo, até para se vestir. Pois não, por isso é que não tenho uma filha que desde o nascimento que odeia vestir mangas ao ponto de quando era recém-nascida termos de a vestir com o barulho do secador a funcionar para que ela não entrasse em stress. Não sabes, tu não sabes, tu não sabes. Só que...sei. O que acontece é que em muitas dessas coisas que "supostamente não sei" consegui arranjar solução, consegui contornar, consegui adaptar o meu comportamento e o dela. Eu sei o que é ter uma filha que faz birra sempre que tem de vestir o casaco (mangas, lembram-se?), mas também sei que se lhe puser dois casacos à frente e lhe perguntar qual é que ela quer e a deixar escolher (sempre o mesmo invariavelmente), ela veste-o sem grandes problemas. Só que quem me vê a fazer isto, não vê a birra que evitei e solta logo um "Realmente tu não sabes o que são birras para vestir...". Mas sei. Sei isto e sei muito mais coisas, mesmo que não vejam.

2 comentários:

  1. Nunca ninguém vai saber as coisas que sabemos enquanto mães dos nossos filhos. Mas vão sempre achar que sabem. Percebo que nem sempre dá para ignorar certos comentários, eu tenho dias em que não consigo ignorar e fico chateada. Mas na maioria dos dias consigo passar por cima disso. Mas compreendo tudo o que escreveste. E que bem escrito que está. Força :)

    ResponderEliminar
  2. Eu não oiço muitas vezes isto, mas confesso é que daquelas coisas que me incomoda quando oiço. Se me disserem "tens mesmo sorte", eu concordo. Se me disserem "não sabes a sorte que tens" chateia-me porque sei, porque não sou parvinha nenhuma sem noção da realidade. Geralmente sai-me apenas um "sei, sei", mas quando oiço isto 3 ou 4 dias seguidos vindo de pessoas diferentes, já começo a rolar os olhos. :P

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)