6.10.18

As Youtubers e a Nossa Privacidade

Nos últimos tempos tenho dado uma vista de olhos pelo youtube e vou espreitando alguns vídeos de youtubers portuguesas. Vejo um pouco de tudo, desde culinária, a dicas de maquilhagem, vlogs do dia ou da semana, vídeos de opinião, humorísticos, enfim, o que me for aparecendo. E para além de achar que eu não teria a coragem de andar no meio da rua a falar sozinha para uma câmara fotográfica nem a pachorra de andar constantemente a filmar tudo o que faço, o que como, onde vou e com quem, há um assunto que me encanita um pouco. 

A primeira vez que me chamou a atenção, a youtuber em questão filmava-se a tomar o pequeno-almoço com outras duas youtubers (que também filmavam), mostrando o que cada uma estava a comer, o espaço e claro as pessoas que também por ali estavam àquela hora. Não havendo qualquer desfocagem das caras destas pessoas, foi-me possível ver nitidamente cada uma. Ou seja, quem ali estava apareceu em pelo menos três vídeos no youtube, sem fazer a mais pequena ideia disso. Num outro vídeo, outra youtuber filmava a montra de um café, ao longo da qual uma mesa corrida permite às pessoas almoçar a olhar para a rua. Como seria de esperar, todas as pessoas que ali se encontravam naquele dia, àquela hora, têm a cara escarrapachada num vídeo publicado no youtube.

E isto faz-me uma imensa confusão, não deveríamos nós ter o direito de poder ir almoçar a algum sítio sem ter a nossa imagem divulgada sem qualquer consentimento nosso? A minha mãe diz que eu tenho "uma elevada noção de privacidade", o que significa basicamente que acha que eu sou muito picuinhas com este tipo de coisas, e eu não digo que ela não esteja a dizer a verdade, mas não vos incomoda? É só a mim?

Imaginem que vão de férias para o Algarve, não fazem questão de todo em partilhar esta informação com as vossas colegas de trabalho mas eis que, dias depois, elas vos vêem a comer tranquilamente um gelado num café algarvio, frequentado por uma youtuber que filmou quem ali estava. Ou dizem àquela amiga que não podem mesmo ir ter com ela porque estão cheias de trabalho e, pimba, aparecem a almoçar com um possível-interessado-a-futuro-namorado, ali na internet para toda a gente ver. Ou andam a fazer dieta, toda a gente sabe disso, mas tcharã, toda a gente vai também ficar a saber que na quinta-feira estavam na verdade a lambuzar-se com uma pizza de quatro queijos e um copo XXL de coca-cola naquele restaurante em cascos-de-rolha onde sabiam que não havia qualquer hipótese de encontrar alguém conhecido. Ou aparecem no cabeleireiro com pratas na cabeça a fazer madeixas e a parecer um ET ridículo. Ou aparecem naquele dia em que estavam super-constipadas e o vosso nariz vermelho vê-se a quilómetros de distância. Ou no ginásio, a escorrer suor e a parecer estar a ter um ataque cardíaco. Ou aparecem simplesmente num sítio onde não querem que se saiba que estiveram porque têm direito a isso. Ou aparecem num sítio onde não têm nada a esconder mas simplesmente não querem a vossa imagem difundida por esta internet fora.

Pronto, faz-me confusão. E mais confusão me fez quando num vídeo recente, uma youtuber pixelizou a cara da irmã e do noivo, no casamento destes, por estes terem direito à sua privacidade. Mas e a cara de todos os convidados? Não têm estes o mesmo direito? Eu vejo estas coisas e fico a pensar se serei só eu a incomodar-me com isto, com a certeza absoluta que não gostaria nada de um dia estar descontraída a ver um vídeo no youtube e ver-me lá, a ser filmada sem saber, com a minha imagem disponível para toda a gente.




22 comentários:

  1. Sim, sim, sim, faz-me imensa confusão, porque principalmente estão a usar a nossa imagem indevidamente, nas ruas, nos restaurantes, em todo lado, mas isso tem também a ver com fotos. Eu que vivo numa cidade histórica em quantas fotografias por essas redes sociais não estou. haha Naquilo que produzo tento sempre não ter pessoas, e se as tiver, desfoco...
    Mete-me muita confusão tambéem colocarem as crianças nas imagens, crianças desconhecidas ali expostas porque estavam a passar simplesmente...
    E sim o meu conceito de privacidade pode parecer elevadissimo, e talvez o seja. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah, qualquer dia alguém faz uma compilação e hão-de perceber que há uma mesma pessoa a aparecer constantemente ao fundo nas fotografias tiradas ao longo do tempo, por pessoas diferentes, naquela cidade. :P
      Quando tiro fotografias para mim, para recordação, não estou propriamente preocupada com as pessoas que possam aparecer, até porque efectivamente nem sempre dá para o evitar (a não ser que não se tire a fotografia). Agora se sei que será para divulgar no instagram, no facebook, tenho obviamente esse cuidado. Imagino o horror que alguém sentiria de ir ao meu facebook e estar ali numa fotografia, em todo o seu esplendor.
      Há vídeos em que as apenas as youtubers aparecem, talvez porque conseguiram arranjar um lugar ao pé de uma parede ou num canto de um restaurante. Deveriam se calhar cingir-se a partilhar apenas nestas situações.
      Crianças não costumo ver muito, para ser sincera. Mas sim, fico logo desconfortável quando vejo mães a tirar fotografias no parque, onde a Mini-Tété pode aparecer, porque não sei se vão andar a colocá-las na internet ou não.

      Eliminar
  2. E as figuras públicas que não querem mostrar os seus filhos nas redes sociais mas não têm qualquer problema em mostrar outras crianças? Também me faz uma certa confusão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso já vi! Já não me lembro quem era, mas sei que era uma figura pública que opta sempre por não mostrar os filhos, e de repente ali estava ela a partilhar uma fotografia no instagram com o filho de uma amiga. Provavelmente, até perguntou à mãe se podia partilhar e ela deixou, mas qual é a coerência disto mesmo assim?

      Eliminar
    2. A Cláudia Vieira é das pessoas em que mais raparo nisso. Não mete fotos da filha, mas não tem qualquer problema em meter dos sobrinhos. Como dizes, acredito que seja com a devida autorização, mas não é de todo coerente.

      Eliminar
    3. Não a sigo, mas de facto qual será a justificação? Será que a filha não aparece porque o pai não quer? Será que se fosse só ela a decidir, a filha apareceria ou manter-se-ia esta a incoerência? Realmente não se percebe.

      Eliminar
    4. atenção que no caso da Pipoca mais doce acontece algo semelhante. Ela publica fotos do Mateus e agora da Beni, e dela propria e do Arrumadinho. Mas nunca publicam fotos em que esteja o filho do Arrumadinho porque a mae dele nao autoriza. No passado houve pessoas a questionar o Arrumadinho porque ele publicava tantas fotos do Mateus e não do outro filho e ele explicou. Portanto no caso da Claudia pode ser que o pai nao deixe....

      Eliminar
    5. Sim, esse é um exemplo. No nosso caso, ambos não queremos fotografias da Mini-Tété na internet e até a família mais próxima foi avisada. Mas acho que bastaria um de nós não querer que, para mim, o outro tinha de respeitar e pronto. Se o caso da Cláudia for esse, entendo, por ela exporia a filha mas não o faz por respeito ao pai da criança.

      Eliminar
  3. Percebo perfeitamente! A mim não me faz muita confusão, mas também não é algo que adore. Por exemplo, o meu pai não quer fotos dele a circular no facebook, e há pessoas que por vezes estão lá em casa, tiram fotos e partilham sem sequer questionar se alguém se importa.
    Em questão de vídeos de youtubers essa questão da confidencialidade saltou-me à vista numa altura em que vi um vídeo e a youtuber em questão estava a filmar alegremente na rua e achou que era boa ideia gozar com uma pessoa que estava atrás dela...e então a filmar em modo "selfie" aponta para o local onde estava a tal pessoa e começa a fazer comentários a gozar (do género..."olhem este senhor, já viram o aspecto? ahahah"). Caiu-me tão, tão, tão mal! Além de estar a filmar e colocar aquilo na internet, ainda chamou a atenção para aquele senhor e gozou com ele! Que mau! Que falta de educação!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai, o facebook...Ainda me lembro do meu ar quando os fotógrafos do meu casamento decidiram colocar fotografias do mesmo no facebook. Ai. É o trabalho deles, e estavam a divulgá-lo, percebo isso, o problema é que me identificaram nas fotografias por isso apareceram no meu mural para toda a gente ver. E bom, é daquelas coisas que eu não fazia questão que toda a gente que tenho como amiga no facebook tivesse visto. :)

      Também me recordo de uma situação em que uma isntagramer colocou uma fotografia e os seguidores começaram a comentar a cara da pessoa que aparecia por trás. Não imagino o horror que não terá sido caso essa pessoa tenha visto aquela fotografia e lido os comentários (ou familiares/amigos dela). Para mim, não faz sentido, é de facto uma falta de educação e uma falta de bom senso.

      Eliminar
  4. A mim tambem me faz imensa confusao ! Mesmo muita. Eu sou daquelas que ja estou a pensar que vou a um casamento em Dezembro e tenho receio que haja video e que o meu filho apareca no video. Video esse que com certeza sera publicado no Facebook dos noivos. E eu nunca tinha pensado nisto antes. Na realidade no video do meu casamento tambem apareciam criancas e eu nunca tinha pensado nisto. Na realidade, embora me importe com a minha possa ser divulgada em fotos e videos sem meu consentimento... Importa-me muito mais a do meu filho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que há coisas que não dá para controlar e mais vale tentar não stressar muito com isso. Acho que me incomoda muito mais ser filmada por uma youtuber a almoçar ou a passear do que num casamento, em que já sei à partida que vai fotografias e vídeos, conheço os noivos e a situação. Com a Mini-Tété acho que é um pouco a mesma coisa. Ainda assim, se os noivos colocassem uma fotografia da Mini-Tété, identificada como sendo nossa filha, pediria imediatamente para retirar. Uma coisa é uma passagem rápida num vídeo, outra bem diferente é haver uma fotografia identificada. É um assunto complicado em que os limites não estão bem definidos.:)

      Eliminar
  5. Curiosidade genuina porque fiquei bastante confusa com o teu post: ficas preocupada em estar num sitio publico e ser filmada/fotografada e isso aparecer na net, mas por outro lado colocas toda a tua vida pessoal aqui no blog e isso ja nao é problematico?

    Atenção, respeito quem quer colocar tudo na net e quem nao quer. Estou é confusa com o que me parece uma falta de coerencia, ou entao nao percebi bem o que querias dizer com o post.

    É que tens posts no blog em que falas da tua filha, da evolução dela, do tempo que demorou a deixar as fraldas, das emoções que sentiste a ser mae, do teu amor por ela etc. Isso parece-me bem mais intimo do que ser fotografada num restaurante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não digo que não possa haver alguma incoerência porque acho que é um daqueles assuntos em que os limites daquilo que achamos aceitável e não achamos aceitável, ou daquilo que nos incomoda e não incomoda, não estão bem definidos.

      Tentando responder: em primeiro, eu não coloco toda a minha vida pessoal aqui no blogue. Nem de longe nem de perto. :) Este blogue tem sido muito virado para a Mini-Tété nos últimos 3 anos, o que não significa que outras coisas não tenham acontecido, por exemplo. Eu entendo que se passe essa ideia (eu também tenho essa ideia de outros blogues que leio) e já tive até de explicar a uma amiga que não é por ela ler o blogue que tem verdadeiramente notícias minhas. E de facto contei-lhe depois uma série de coisas que nunca sequer foram afloradas por aqui. :)

      E sim, falo muito da Mini-Tété (isto quase virou um babyblogue!) mas ainda há dias dei por mim a pensar que nunca cheguei a escrever aqui sobre algo que me fez perder noites de sono quando a Mini-Tété tinha meses, com receio que a solução fosse uma operação. Talvez um dia escreva, talvez não. Mas tal como este exemplo, tenho muitos outros. Será um erro alguém achar que me conhece como mãe ou que sabe exactamente como é a Mini-Tété apenas por ler este blogue. :)

      No que toca à tua questão, acho que o essencial está aqui: no blogue sou eu que decido o que escrevo, o que partilho e como partilho. Ao ser filmada por uma youtuber que não me conhece de lado nenhum, não tenho qualquer controlo nisso nem dei sequer o meu consentimento. Eu nunca dei a cara por este blogue, em princípio apenas quem me conhece pessoalmente é que sabe quem eu sou, e mesmo assim nem todos conhecerão a Mini-Tété porque mesmo na minha vida pessoal, não há partilhas de fotografias da minha filha em qualquer rede social. Ora se eu não o faço, não é estranho que uma youtuber nos possa filmar e levar a que aquela colega que eu já não vejo há 10 anos veja o vídeo e pense "Olha, conheço esta mulher, é a Teresa, olha já tem uma menina e tudo! Olha andam a passear por Lisboa."?

      De qualquer forma, a possibilidade de um dia vir a ser filmada por uma qualquer youtuber portuguesa é estupidamente reduzida uma vez que os nossos mundos dificilmente se cruzarão, pelo que quando comecei a ver esses vídeos, nem foi logo isso (nem principalmente isso) que me incomodou. Foi o facto de ver outras pessoas a serem filmadas. Se calhar, muitas daquelas pessoas não têm facebook, canais de youtube, instagram, etc, e repudiam a ideia de terem imagens suas a passear pela internet, e no entanto ali estão elas para toda a gente ver. Num dos vídeos que vi, a câmara focava mesmo uma fila de pessoas a comer, sem que a youtuber aparecesse. Se calhar nem toda a gente pensa assim, mas eu acho desconfortável estar a comer e de repente perceber que estou a ser filmada. E se eu me sinto isto, assumo facilmente que aquelas pessoas também possam sentir. Daí o incómodo que sinto com estas situações.:)

      Eliminar
    2. Ok, ja percebi a logica.

      2 notas:

      1) o blog nao é anonimo porque pelas informações e detalhes que dás seria facil identificar a tua familia/casa em Coimbra e encontrar fotos tuas na net. Posso-te dizer que pessoalmente, por mera curiosidade de ligar uma cara ao blog, procurei e em menos de 10 minutos encontrei fotos tuas.

      2) Eu nunca disse que conhecia a tua vida toda, nem a de nenhum blogger. A Pipoca por ex que ja leio quase desde o inicio do blog dela, so conheço o que ela quer. Se discute c o marido obviamente nao coloca no blog. O que eu disse foi que conhecia uma parte intima da tua vida, que a mim seria estranho partilhar com o publico, particularmente a parte da mini-tete. Nunca imaginas daqui a 10 anos quando ela for adolescenter os coleguinhas descobrem o blog e poderem gozar com ela por determinadas coisas q aqui lêm? Tipo: "ah ah ah demoraste tanto tempo a aprender a andar"

      PS: Nao sei se o comentário estará duplicado, fiz ontem um no telemovel mas nao apareceu e estou a tentar agora no telemovel

      Eliminar
    3. 1) Sim, o blogue não é tão anónimo quanto isso. Ainda há pouco tempo escrevi um post sobre isso mesmo. O facebook e o instagram por exemplo decidiram avisar para todos os meus contactos pessoais que eu tinha aberto uma conta instagram com o nome deste blogue. E por isso, um blogue que era conhecida por apenas um punhado de amigos, passou a ser conhecido por pessoas que não vejo há 10 anos. Através do blogue é possível chegar a um sítio com fotografias minhas, sei disso e nunca alterei essa opção. Um amigo meu chegou a partilhar num comentário um link para a minha tese de mestrado, onde estava o meu nome completo. E mais exemplos há. Ainda assim, é obviamente necessário procurar porque por escolha minha não há fotografias da nossa cara neste blogue. :)

      2) Não disseste que conhecias a minha vida toda (nem uma parte), disseste que eu colocava toda a minha vida pessoal aqui no blogue, o que não é verdade. :) Às vezes penso nisso, mas os assuntos que aqui escrevo são os assuntos que facilmente falo com amigas, ou seja, são coisas que não ficam no seio familiar, resguardadas. Há coisas que se não falo com amigas, muito menos irei expor aqui no blogue. A probabilidade de se vir a encontrar este blogue e a ser compreendido é menor visto ser numa língua diferente daquela onde vivemos (ainda assim, tenho noção que tenho cuidado e que não escrevo certas coisas porque há possibilidade de alguém encontrar e perceber). Quanto ao gozo dos adolescentes, pode ser inconsciente da minha parte, mas não consigo ver as coisas dessa maneira. Acho que é uma questão de sorte (ou azar). Eu usei óculos, eu usei aparelho, houve alturas em que nem me penteava tal era a rebeldia do meu cabelo, tive acne, engordei na adolescência, era um bicho-do-mato, a nerd que inventava que os pais não a deixavam sair à noite porque eu não queria sair à noite, a inocente que dizia coisas que ainda hoje não sei como é que não foram usadas para gozar comigo, e nunca sofri de bullying. Mas vi acontecer a outras raparigas por motivos absolutamente idiotas (não são sempre?) como ser adoptada ou ser tímida. Não consigo olhar para uma criança e antever uma situação de bullying por determinada característica ou situação porque acho mesmo que é uma questão de sorte ou azar e porque até pode vir a sofrer mas ser por outra coisa qualquer.

      De qualquer forma, sim, qualquer exposição na internet terá sempre esse seu lado mais incerto. Mas isso, para mim, engloba tudo: desde a mãe que conta coisas da filha na net sem lhe expor a cara, desde a mãe que cria um blog onde expõe a filha nas mais variadas fotografias, desde os pais que nunca falam dos filhos nos blogues mas falam deles mesmo (não poderá um miúdo vir a ser gozado pelo que o pai escreveu dele mesmo?), desde os pais que têm contas no facebook onde põem diversas fotografias e partilham frases. Ou no instagram. Ou no twitter. Desde as figuras públicas que dão entrevistas. Desde os cronistas que escrevem os seus artigos de opinião. Etc, etc, etc. :) No fundo, basicamente ninguém deveria ter redes sociais, nem mesmo aqueles que não são pais porque um dia serão, e não deveria haver qualquer partilha ou opinião na internet sob pena de um dia mais tarde isso vir a ser usado. :)

      Eliminar
    4. eu nao tenho facebook, blog, instagram ou qualquer rede social. qualquer comentário que faço é anonimo e nem sequer tenho perfil, porque com o perfil as outras pessoas associam os comentários e começam a ter mais noção sobre a vida/opinoes da pessoa que está por trás desse perfil, sendo anonimo ninguem faz ideia de quem escreveu o quê. Acho as redes sociais uteis para forum, blogs onde se pode debater, trocar ideias e sugestoes. Por ex, para o planeamento do casamento os foruns de noivas foram muito uteis para procurar fornecedores e trocar opinioes. E temos por outro lado as figuras publicas que sempre tiveram exposição em revistas e agora usam a net. Eu percebo quem segue a Beyonce na net se for fã dela, nao percebo quem segue o Zé da esquina no Instangram. Eu leio blogues que têm conteudo, opiniao, temas que são interessantes debater (tal como o teu). E sim, eu fico parva com coisas que as pessoas colocam na net sem terem noçao. Por ex, é mt giro na universidade colocarem fotos de noites de bebedeira e depois mais tarde sao advogados e concorrem a um emprego num escritorio importante e sao recusados porque quem avalia o CV vai tb ver o facebook e acha que aquela pessoa "não iria trazer uma boa imagem à firma" , ou pessoas que metem baixa por doença e à noite colocam fotos numa discoteca a dançar mt divertidos e depois o responsavel de RH da empresa vê, aquela malta que é assaltada porque colocou no facebook com antecedencia que ia estar de ferias nao sei onde durante nao sei quanto tempo informando assim quando a moradia ia estar vazia, e por ultimo uma colega do meu marido, e coloca no instangram fotos de bikini na praia (perfeitamente normais mas o "problema" é que ela é mesmo gira e tem um corpo brutal) e depois todos os gajos da empresa andam a ver as fotos e a comentar uns com os outros quando ela passa. Tudo situações veridicas....

      O que mais me chocou ate hoje foi uma situação em que a minha irma, na altura uma teenager, queria dar os gatinhos que a nossa gata teve e colocou anuncio na net. Varias pessoas contactaram e ela teve de escolher, eram 4 gatos e ela teve cerca de 10 contactos. Entao ela diz-me que vai investigar as pessoas no facebook para ver quem merecia os gatos, e eu a pensar, mas vais investigar como, os perfis de facebook sao publicos? pelos vistos a maioria era. Uma das pessoas a quem ela deu era de um rapaz que ia entrar esse ano na universidade, era gay, tinha revelado essa informação publicamente na escola, estava a ser alvo de bullying por parte dos colegas do secundario e estava com inicios de depressao, a ser acompanhado por um psicologo (atenção, nao porque houvesse problema em ele ser gay, mas sim para ajudar a lidar com tudo o que lhe faziam na escola). A mae queria que ele tivesse alguma companhia, pois estava com muito receio de nesta situação ele ir para outra cidade, para a universidade e por isso achou que um gatinho ia fazer-lhe bem. E eu so lhe disse quando lhe fomos levar o gato: olha, tens o teu perfil publico, com todos estes assuntos la espalhados, se calhar nao é boa ideia para os teus novos colegas de faculdade verem isso, vais logo começar com o pe esquerdo. e ele encolheu os ombros que nem sequer tinha pensado nisso. wtf?

      Eliminar
    5. Se o Zé da esquina for alguém que tenha alguma coisa de interessante para mostrar, porque não? :D Pode tirar fotografias giras, por exemplo. :)

      Eu acho que a Internet ainda é uma coisa "nova" para muita gente. As redes sociais apareceram há "poucos" anos, ainda não há uma geração inteira que cresceu com isto e que possa dizer aos filhos adolescentes e mais velhos para terem cuidado com a informação que partilham. Quando eu tive hi5, os meus pais não faziam a mais pequena ideia do que aquilo era, seria complicado avisarem-me sobre as consequências no futuro de partilhas imprudentes (que não fiz, atenção :D). Já eu quero acreditar que quando a Mini-Tété for adolescente, já lhe poderei falar com maior conhecimento de causa. E por isso, acho que ainda há muita gente que partilha tudo e mais alguma coisa, sem saber ainda quais as consequências directas porque, lá está, a geração mais velha não passou por isso e não pode/consegue avisá-los.

      E sim, há quem exponha demasiado. Ainda no outro dia li um post em que uma mulher falava dos seus mamilos. É aquele tipo de informação que eu acho que ninguém fica a ganhar ao ser partilhada. :D Eu tenho aqui uns posts em rascunho que nunca foram publicados porque ainda não consegui a resposta certa à pergunta "Se te cruzares com um estranho na rua que lê o teu blogue, gostarias (ou não te importarias) que ele soubesse isto de ti?". Quando a resposta não é logo um "sim", o post não é publicado. Se há dúvidas, não corro o risco.

      Depois no que toca à partilha, é preciso ver que cada um de nós tem os seus limites e critérios. A mim faz-me muito mais confusão um blogue em que todos os dias haja fotografias das 3 filhas, mesmo que pouco ou nada se relate sobre elas, do que um blogue que relata as tropelias e vivências de 3 crianças sem nunca lhes mostrar a cara (e sem que seja partilhada informação como o nome da escola, a morada, etc...). Mas tenho perfeita noção que para muita gente, o oposto é que faz sentido. Porque temos todos critérios, medos e limites diferentes.

      Eliminar
    6. Eu respondo. Chama-se proteção de dados. Eu posso partilhar o que me der na realgana, onde e quando quiser. Os outros não podem filmar e divulgar informações/imagens de estranhos sem autorização. É isso

      Eliminar
  6. Mas quem raio perde tempo a ver os outros a comer? Oh, mundo perdido... Pobres dos que são apanhados nesses vídeos patetas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahahahahahhaha, não, não, os vídeos não são de pessoas a comer. Então, S*, tenho mais que fazer do que ver pessoas a comer. :D Não, geralmente são vídeos que as Youtubers fazem do seu dia-a-dia, eventos ou viagens que fazem. E se forem a um restaurante, pousam a câmara e falam para ela sobre o que o andar a fazer, o que visitaram, qualquer coisa. Ou então gostam do restaurante e querem mostrar o espaço. O problema, para mim, são as pessoas presentes que acabam assim a ser filmadas sem qualquer pré-aviso ou consentimento. :)

      Eliminar
    2. S*, cada um perde o tempo como bem quer. Há quem perca tempo a ler o teu blog e, para algumas pessoas, isso pode ser pateta. :)

      Eliminar

Digam-me coisas. :)