24.2.18

Bebés e o Sono #4


Aqui estão mais duas dicas e penso que em breve estaremos a chegar ao fim destes meus sábios conselhos (ahah). 

A primeira dica refere-se obrigatoriamente à televisão. Eu sei que haverá bebés que vêem televisão desde que tinham 3 dias e que isso em nada afectou o sono deles, mas convenhamos que não serão a maioria. Até porque mesmo a nós adultos, o uso de tecnologia afecta o nosso sono devido às luzes e estímulos, pelo que não é difícil de compreender que facilmente afectará o sono de um bebé. Ora, tendo eu um distúrbio de sono e tendo sido-me dada a regra de não estar ao computador ou a ver televisão várias horas antes de ir para a cama, tornou-se para mim óbvio que este era um ponto a ter em atenção quando um dia tivesse um filho. E como já referi algumas vezes, eu não tenho a capacidade que muitas mães têm para dormir pouco e mal pelo que eu precisava mesmo que a minha filha dormisse bem. Assim, decidimos que no primeiro ano de vida, a Mini-Tété não teria acesso à televisão (nem a telemóveis, ipads, fosse o que fosse). Obviamente, o sono não é o único motivo, achámos também que não é algo que os bebés precisem pois não traz qualquer vantagem (e não me digam que eles assim aprendem a falar mais depressa porque a Mini-Tété é o Lucky Luke da aprendizagem da fala sem ter visto televisão. Falar com os bebés resulta ainda melhor que a televisão porque há interacção, coisa que não acontece com esta. Bom, mas isto é sobre o sono e eu já me estou a esticar).

No entanto, se precisam ou querem que o bebé esteja a ver televisão, evitem fazê-lo antes de o colocarem a dormir. As imagens e o som (mesmo dos canais ditos próprios para bebés) estimulam muito o cérebro que até à pouco tempo não tinha praticamente estímulo nenhum. Adormecer a ver televisão é realmente algo a evitar. Mesmo que isto não afecte o adormecer do bebé, pode afectar o seu sono. Lembro-me de ter lido o caso de uma mãe já em desespero pois a filha até adormecia bem mas depois passava a noite a acordar. Já tinha seguido todas as dicas possíveis e imaginárias e completamente exausta tinha procurado uma terapeuta do sono que, no meio do relato de rotinas e técnicas, tinha percebido que a mãe adormecia a filha de menos de um ano a ver televisão. Aconselhou-a a não o fazer e a bebé passou a dormir as noites completas. Isto para mim é daquelas coisas que me parecem tão óbvias que eu não correria o risco de cair neste erro mas entendo perfeitamente que não nascemos ensinados e que esta mãe nunca tinha visto na televisão a possível causadora de todo aquele terror. Por isso, controlem o uso da televisão dos vossos bebés para pelo menos poderem dizer que não é por causa dela que eles não dormem.

A minha segunda dica é sobretudo para recém-nascidos mas continua a ser verdadeira mesmo com a Mini-Tété a ter quase dois anos e meio. Um bebé que não dorme, que chora histérico, uma mãe cansada, tudo misturado resulta numa mãe nervosa. É normal. Mas agora imaginem estar ao lado de alguém relaxado que conversa convosco calmamente e estar ao lado de alguém que está uma pilha de nervos e com um discurso claramente afectado? Com quem se sentiriam nervosas? Bom, os bebés são sensíveis também a isto e sentirem as mães nervosas fá-los sentir também eles algum nervosismo pois é sinal que pode haver perigo ou algo pode estar errado. Sobretudo em bebés que ainda adormecem ao colo, este nervosismo sente-se ainda mais pois o nosso coração está acelerado, a nossa respiração mais rápida e os nosso gestos mais bruscos. Como eu já disse a Mini-Tété adormeceu ao colo nos primeiros 4 meses e já nessa altura eu sentia isso: bastava eu estar mais cansada/nervosa/com pressa que ela adormecesse e era tê-la de olhos abertos a olhar para mim. Mais tarde, já na cama de grades quando ela adormecia de mão dada comigo, acontecia o mesmo. Quando começou a falar, chegou a perguntar-me "Estás bem?". O truque? Respirar fundo e obrigar o coração e a respiração a abrandar. Mesmo. Se o bebé sentir a mãe a relaxar, o coração mais calmo, os músculos menos tensos, ele também vai descontrair tornando-se assim mais fácil adormecer. 

2 comentários:

  1. Adoro estes posts teus, fazem-me aprender antes de os ter :p e tão bom que é ler de quem sabe, de quem percebe.
    Beijinho minhas querida

    ResponderEliminar
  2. Fico contente. Não sou nenhuma expert do assunto, partilho apenas aquilo que aprendi e sabe bem saber que pode vir a ser útil. :)

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)