23.6.12

Eu e as doenças

Eu não sou hipocondríaca. Aliás, eu sou tudo menos hipocondríaca. Eu sou o oposto de uma pessoa hipocondríaca. Acho sempre que não tenho nada de grave, acho sempre que nunca terei e basicamente recuso-me a ter o que quer que seja. Fujo de qualquer médico a sete pés e acho que só devo ir às urgências de um hospital em caso de morte iminente. Quando era miúda podia estar mal-disposta, agarrada à barriga cheia de dores, mas mal via o meu pai a sacar da caixa dos medicamentos, ficava logo fisicamente melhor só para não ter de tomar xarope nenhum (ou pior, comprimidos!!!).

Hoje, já crescida, continuo a sentir-me melhor se alguém sugerir que eu tome qualquer coisa, e sou daquelas pessoas que lê a bula de todos os medicamentos que me impingem para saber que efeitos secundários é que aquilo pode causar e que eu não vou ter (isto no fundo é tudo psicológico). Bom, vá, há alguns medicamentos que me fazem sentir os seus efeitos secundários, mas também por isso leio a bula: quando os sinto, já sei qual é a causa e por isso não me preocupo.

Por outro lado, sou absolutamente contra a teoria do "Nem vou ao médico que ele vai descobrir qualquer coisa". Embora esta teoria se ande a aplicar bastante bem a mim (faço um exame ao sono e descobrem-me um "semi-problema" no coração, o que vai levar a mais exames...Great!"), sou o tipo de pessoa que faz exames anuais pois prefiro saber o que tenho e lidar com isso. Ou prefiro ter alguns cuidados para não vir a ter doenças para as quais nãos tenho feitio.

E se bem que esta fase toda de exames já me comece a fartar um bocado (porque não gosto de médicos. Já disse que não gosto de médicos?) a verdade é que dou por mim a pensar que ainda bem que não sou hipocondríaca, que ainda bem que sou tão despreocupada, porque agora que passo a vida à espera de resultados de exames, tal maneira de ser permite-me pensar sempre "O resultado do exame será bom. Se for mau...lido com ele quando o receber. Mas por agora, acredito que virá bom e recuso-me a sofrer por antecipação".

1 comentário:

  1. És das minhas!
    Detesto médicos, nem é por eles, é mesmo porque não consigo engolir comprimidos. Não sei explicar... olho para um e entro em pânico... a minha mãe desfazmos, mete agua e açucar e eu que engula aquelas coisas mal cheirosas! BLARGH!! Mas também não sou descuidada. O cancro na minha familia é hereditário. Um tio meu ainda não fez exame algum porque acha que "quem procura acha". Esse pensamento é meramente negligente! Eu faço rastreios e exames 1 a 2 vezes ao ano e prefiro assumir e lidar com a situação. Se existe para que ignorá-la?

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)