22.7.12

Dá 100% de ti em tudo o que fazes


Uma coisa que me fez confusão na formação em que estive foi a falta de motivação e de empenho de alguns que lá estavam. Notava-se que estavam ali apenas para obter o certificado, sem interesse nenhum em aprender o que quer que fosse. Cheguei a ouvir "Mas afinal no certificado não vem a nota? Então porque é que me andei a esforçar este tempo todo?". Porquê? Bom, para aprender, para conseguir evoluir (além de que estou convencida que vem uma nota, sim, mas pronto....). Eu sempre disse que não precisamos de ser os melhores naquilo que fazemos, mas defendo com unhas e dentes que devemos dar o máximo de nós, porque se nos empenharmos a sério então vamos ter a sensação de dever cumprido, mesmo que não tenhamos sido excelentes.
É claro que o empenho está ligado à motivação que temos: não me tentem ensinar a falar russo, pois a motivação será zero e como tal o empenho também. Mas se estamos num curso voluntariamente, pago por nós então parto do princípio que motivação terá de haver, não? Porque se não há, porque é que se inscreveram estas pessoas? =S


3 comentários:

  1. As pessoas são mesmo assim, parece que não pensam que estão a investir tempo e dinheiro nas coisas e então têm que as fazer render. Mas bem, há situações em que é difícil ter motivação...

    ResponderEliminar
  2. Sim, concordo contigo. Aliás saí do trabalho em que estava porque fui ficando cada vez mais desmotivada e o empenho que tinha em realizar as minhas tarefas era o mínimo dos mínimos. Achei que não era isso que eu queria nem o que aquela equipa precisava.

    ResponderEliminar
  3. É como nas universidades... vai-se para não ir parar as obras e anda-se lá a arrastar e acontecem casos como um conhecido meu que está há 11 anos a fazer uma licenciatura que deveria ser de 3.

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)