26.7.12

É assim


Estou desempregada. É isto. Não estou triste, não sou infeliz, não ando já a cavar a minha própria sepultura. Estou apenas desempregada. Eu sei que o país atravessa uma crise, sei que todos os dias há novos desempregados, sei que há famílias que passam fome, que são desalojadas, que perdem tudo. Sei que para muito gente, e cada vez mais, o buraco em que se estão a afundar é cada vez maior. Sei que deixa de haver dinheiro para ir ao médico, para comprar medicamentos, para pagar as contas da casa. Sei tudo isto. Mas também sei que eu, mesmo desempregada, não estou numa má situação. Tenho saúde, tenho mais dinheiro no banco do que algumas pessoas empregadas que eu conheço, os meus pais têm estabilidade financeira suficiente para me poderem albergar em casa sem que isso os faça passar fome, acabei de pagar um formação com o meu próprio dinheiro, tenho um plano, tenho amigos e uma família que me adora e não passo necessidades. E não estou a dizer isto com o intuito de me vangloriar ou de me armar em "desempregada rica" (que não sou). Digo isto porque me cansam os olhares acusadores das meninas que me querem vender cartões de crédito, e que perante a minha resposta "Estou desempregada" me olham automaticamente para os sacos que levo nas mãos, como se estivesse a ofender alguém por ter ido comprar umas latas de atum ou um caderno. Digo isto porque me cansam os olhares de pena quando digo que estou desempregada, como se isto fosse uma sentença de morte e eu não tivesse mais de 5 dias de vida. Digo isto porque me cansam os olhares espantados e recriminatórios só porque ouso estar desempregada e continuar bem-disposta, a sorrir, na galhofa, a apreciar os passeios ao sol e as coscuvilhices. Eu sei que há desempregados que neste momento não vêem a luz ao fundo do túnel (tal como também há empregados afundados em dívidas até ao pescoço), e eu própria estou preocupada em arranjar um emprego o mais brevemente possível porque não gosto de não ganhar dinheiro e muito menos de depender de alguém, mas exactamente por haver pessoas que neste momento não conseguem arranjar motivos para sorrir, parece-me muito injusto que eu com a boa vida que tenho, mesmo desempregada, me queixe, chore e ande desanimada. Lamento, estou desempregada. Mas não estou infeliz.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Digam-me coisas. :)