19.7.12

Os olhos


Li algures há uns tempos que temos tendência para, num jantar à luz das velas, achar mais bonitos os olhos de alguém do sexo oposto. A explicação é simples: o ambiente escuro faz com que as pupilas (parte escura no centro do olho) dilatem e ao que parece isso torna-os mais agradáveis à vista.

E comecei este texto assim porque causa dos óculos do sol e do perigo que é comprar óculos de sol falsos. Ouvimos constantemente que os óculos de sol devem proteger os nossos olhos dos raios UV, assim como ouvimos também "Ah, e tal, mas as lentes dos meus óculos são escuras e por isso protegem". Pois, enganam-se. Usar óculos de sol falsos é pior do que não usar nenhuns. Porquê? Porque o olho tem um mecanismo de defesa contra o sol: quando há muita luz a pupila (responsável por deixar entrar a luz para o interior do olho) diminui, impedindo assim que entrem grandes quantidades de radiações. Quando está escuro, ela aumenta, abrindo assim a entrada à maior quantidade de luz que puder. 
Ora, ao usar óculos de sol, os olhos acham que está escuro e abrem as pupilas. Resultado: se os nossos óculos de sol não tiverem protecção contra raios UV, estes vão ter a porta aberta para entrar no olho e fazerem os estragos todos que quiserem. Ou seja, nestes casos mais vale andar na rua sem óculos, pois os olhos notam a claridade e as pupilas reagem, fechando-se, para os proteger.

Eu já sofri um Verão inteiro quando era miúda, pois não usava óculos escuros e punha-me a ler livros num terraço com chão branco, paredes brancas, mesa branca, cadeiras brancas...tudo a reflectir a luz do sol. Acabei o Verão cheia de dores de cabeça e os olhos a picar como nunca tinha sentido. Uma consulta no oftalmologista e saí de lá com uma receita de óculos escuros a começar a usar imediatamente pois estava a lixar os olhos todos. Fazer o que fiz usando óculos de sol falsos teria tido exactamente o mesmo resultado ou pior. Por isso, tenham cuidado. :)

1 comentário:

  1. É mesmo isso que disseste! E faz todo o sentido, as pessoas é que não pensam, usam os óculos só para o estilo e esquecem-se da parte importante que é o bem estar pessoal. Enfim... eu não consigo gastar dinheiro em óculos de sol, a sério, e como sei que os falsos só me fariam pior, contento-me em andar sem eles e pronto.

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)