5.9.12

Os eternos Peter Pan


Quando era criança, nunca quis ser adulta. Achei sempre que o mundo dos adultos tinha demasiadas responsabilidades e chatices, e invejava a sorte do Peter Pan. Não gostei de escolher a área quando entrei no Secundário pois achei que era uma decisão que já determinava o meu futuro. Ao entrar na Universidade, a sensação foi mesma. Por isso, até compreendo quando oiço adolescentes dizerem que têm receio do futuro e das responsabilidades que os esperam. Afinal de contas, eu também tive.
Mas a vida não satisfez os meus caprichos e tornou-me mais velha a cada ano que passou, obrigando-me a fazer escolhas, a assumir as consequências dessas mesmas escolhas e a pôr-me cada vez mais responsabilidades nos ombros. Eu não queria, mas a vida não me deu outra alternativa.
E tal como não me deu a mim, também não deu a muitos outros que eu conheço. Mas alguns desses outros decidiram e continuam a decidir que não querem crescer e aceitar responsabilidades, mesmo que a vida lhas enfie olhos dentro. Estes outros não crescem e não se apercebem que não aceitar que são adultos é pior do que assumir que já não são crianças. Vivem a vida como se tivessem 5 ou 14 anos porque é mais fácil, obrigando inconscientemente os que já cresceram a tomar contas deles ou a preocuparem-se. Mas um dia, no futuro, a vida vai mostrar-lhe que Peter Pans só existem mesmo nos livros.

2 comentários:

  1. Eu tenho medo :(
    Não me adapto a esta coisa de aniversários, envelhecer, vida limitada, opções... acho assustador crescer. Mas não temos outro remédio.

    ResponderEliminar
  2. Eu também tenho medo (embora o esteja a perder com o tempo) porque não gosto de responsabilidades. Mas quando estas aparecem (e com a idade vão aparecendo cada vez mais) assumo-as.
    E que eu saiba, tu também. Diferente seria se vivesses às custas da tua mãe, enterrada no sofá, a mandar vir com ela por não te dar dinheiro ou por te ter obrigado a mudar de casa. Isso serias tu a fechar os olhos à realidade em que vives, como se fosses uma criança. E por isso, mesmo tendo medo, não fazes parte daquele grupo a que chamo Eternos Peter Pan. :)

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)