30.5.13

Levam a mal ou não?


Já aqui o escrevi uma vez: quando era menina sonhava com um grande casamento, nos últimos anos já comecei a pensar numa festa mais pequena, e por fim, neste momento, se casasse, ia querer algo mais privado. Nada tendo contra as festas de casamento com 200 convidados (porque se eu quiser, até uma lista de 300 eu consigo arranjar), confesso que cada vez que falamos nesse assunto a ideia de ter meio mundo à minha volta não me encanta. Por outro lado sou uma pessoa extremamente prática e não concebo aquela ideia de ir entregar os convites de casamento em mão a casa das pessoas (logo eu que tenho família espalhada de Norte a Sul de Portugal, e no estrangeiro), de se convidar a prima em 3º grau do primo  do sobrinho do ex-marido da minha tia porque se não parece mal (e depois temos de fazer aqueles sorrisos amarelos e pensar "Esta é da minha família ou da dele"?) ou de se convidar alguém por fomos anteriormente convidados para o casamento dessa pessoa (porque lá está, se calhar essa pessoa só me convidou porque queria um casamento com 500 pessoas e eu fui mais uma lista, sem qualquer relação emocional, ou porque alguém a obrigou a convidar-me não fosse parecer mal). A minha questão é: as pessoas levam a mal por não serem convidadas para um casamento? O Jack diz que sim, eu digo que não. Claro que há um punhado de pessoas a quem me custaria não estar presente no seu casamento, mas são pessoas mesmo muito próximas (o meu irmão, por exemplo). Já os amigos, a cujos casamentos eu iria com todo o gosto, não me faria propriamente mossa não ser convidada se me fosse explicado que ia ser um casamento apenas para a família. E o Jack insiste que há quem vá levar a mal, e eu digo que não, e que os bons amigos compreendem estas situações. E agora, opiniões? Digam lá de vossa justiça. Levam a mal ou não?

P.s. Para evitar confusões: não, não estamos a planear qualquer casamento. Simplesmente, este não é um assunto tabu e portanto falamos dele. :)

9 comentários:

  1. Ainda ontem também falei do mesmo!
    E não deixo de concordar contigo :)
    Mas às vezes é a família que pressiona mais e com "esses" nem todos conseguimos lidar.
    Aqui para os nosso lados já se discutiu muito isso, mas acho que chegamos ambos a acordo que não vale a pensa discutir mais o assunto.
    Eu não cedo nas coisas simples e ele não cede nos convidados, porque sei que a família dele ficaria para lá de magoada!! Não devia é verdade mas é assim que as pessoas são infelizmente!!

    ResponderEliminar
  2. Tete, eu não levo a mal. Claro que era mais uma desculpa para uma festa :P

    Percebo mesmo esse conceito de casamento. Aliás, eu e o Rui decidimos não casar exactamente porque há muita gente da minha família que eu não iria querer convidar para um dia tão especial e que teria que o fazer... Se me casasse, todos os convidados teriam que ser especiais, como não é possível passo bem sem casamento :)

    ResponderEliminar
  3. Miss Desastre

    No nosso caso, não há cá família a pressionar, nem eu tal permitiria. =P Claro que nos vão perguntando quando casamos e assim, mas uma pessoa responde com humor e ninguém leva a mal.

    Agora é assim, também tenho noção que se decidir fazer um casamento com 500 pessoas, e convidar a prima do primo em 3º grau, mas não convidar os tios de sangue ou os primos direitos,estou provavelmente a meter-me num sarilho, porque estes não entenderão o não terem sido convidados.

    Mas isto sou eu. :) Já a família do Jack parece ser um pouco mais exigente nesse aspecto, embora eu não compreenda tal coisa. :)

    Porque razão fazem as pessoas questão de estarem num casamento cujos noivos não as querem lá? É que nem é uma questão de "não te quero aqui porque não gosto de ti". Pode ser simplesmente uma questão de "Não te quero aqui porque vai ser um casamento mais privado" ou "Não te quero aqui porque vai ser um casamento low-cost" ou algo assim.

    ResponderEliminar
  4. Mª João

    Eu também tenho noção que mesmo que quisesse fazer um casamento mais pequeno (incluindo família e amigos), teria de aceitar algumas pessoas por arrasto. Assim de repente, vêm-me 3 à cabeça e acho que não passa disso. Não que não goste destas pessoas (pelo contrário) mas não faria simplesmente questão de as ter lá.

    A questão dos grandes casamentos é mesmo essa: não te consegues escapar a convidar perfeitos estranhos que se dizem da tua família. Não é por ti, não é por eles, mas é pela tua mãe, ou pelo teu pai, porque brincaram juntos em crianças com aquela prima em 4º grau que tu nunca viste mais gorda na vida. Mas pronto, lá teremos de a convidar.

    E é por isso que não me apetece casamentos grandes. E é por isso que me apetece um casamento mais pequeno, em que convide apenas as pessoas essenciais (e o argumento "Tété, mas tens mesmo de convidar a prima Felisberta" vai pelo cano abaixo, porque a prima Felisberta não é essencial e pronto).

    A questão dos amigos surgiu exactamente pela discussão de casamento apenas com família ou não, e como reagiria cada um dos amigos.
    Tu sabes que eu te adoro, e se casasses com o Rui seria a primeira a deitar os foguetes e a apanhar as canas, e adoraria estar no teu casamento. Mas se me dissesses que ias casar perante apenas a família mais importante, e que depois mais tarde, poderíamos fazer um jantar de amigas para comemorar ou assim, eu não teria outro remédio senão aceitar e pronto. :) Porque sou tu amiga e gostaria que tivesses o casamento escolhido por ti. :)

    É a tal coisa: para mim, se os amigos forem bons compreendem estas decisões.:) Tal como compreenderão se os decidirmos convidar e lhes pedirmos uma bruta prenda (estou a brincar! ;)).

    ResponderEliminar
  5. Quando fiz a lista de convidados para o meu estabeleci uma data de critérios para os convidados, sendo que um deles era não convidar pessoas que não visse há mais de um ano. Claro que há exceções, como aquelas pessoas de quem gostamos mesmo muito mas que a distância nos impede de ver com mais frequência. Mas isso sente-se.
    De resto, há muita gente que não convidei porque não são amigos íntimos ou porque são familiares com quem mal tenho uma relação e não penso que tenham ficado chateados.
    Afinal de contas, o casamento é de quem casa e de mais ninguém.
    Àquelas pessoas que achas que podem ficar incomodadas por não serem convidadas fica sempre bonito dizer uma palavrinha simpática a explicar o porquê de não convidar. E as pessoas, regra geral, entendem.

    ResponderEliminar
  6. Levam a mal sim. Sei que sim. A minha mãe até nos velórios aplica esse pensamento, só vai se vierem aos da familia dela e as vezes nem nunca viu o morto mas a prima da tia do falecido foi a um velório dum primo da Mammy... credo! Já eu, conflituosa e que me dá igual chocar ou ofender, mesmo acreditanto que levariam a mal, se algum dia casar prentendo só convidar avós e tios (nada de tios avós nem primos) e amigos próximos, daqueles com quem falo sempre, que dariam um rim por mim.

    ResponderEliminar
  7. A Espiga de Trigo, eu estou absolutamente convencida que se disser por exemplo aos primos dos meus pais que vou fazer um casamento pequeno e íntimo, e que essa é a razão pela qual não os convido, eles compreenderiam. Não é que não goste deles, e ao longo do ano, lá nos vamos cruzando, mas não são pessoas que eu faça questão de ter no meu casamento, se este for pequeno. Mas já vi que noutras famílias, estas coisas são levadas muito mais a peito. =S

    ResponderEliminar
  8. Raven

    Isso dos velórios nem sequer entendo. =S Porque na verdade não és convidado ou não para um velório. No máximo és informado de quando é que este vai ocorrer, e depois decides se vais ou não. =S Há pessoas que levam a mal haver pessoas não próximas que não aparecem nos velórios? =S

    ResponderEliminar
  9. Eu, como amiga, gostaria de partilhar a alegria desse dia contigo, mas não levaria a mal se me dissesses que querias um casamento só com a família :)

    No entanto, acho que o Jack é capaz de ter razão. Haveria gente, entre família e amigos, a ficar um pouco magoada. Que o faças, não acho mal; mas acho que não podes esperar que vão todos compreender, só isso ;)

    De qualquer forma, acho que a última palavra tem de ser sempre vossa e também não precisam de ceder a convidar a prima da tia em 3º grau que só se vê por alturas dos casamentos e funerais... Mesmo que fique zangada deve fazer pouca mossa na vossa vida eheh :P

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)