29.6.13

Caiu-me agora a ficha....

Agorinha mesmo. Nem há dois segundos atrás.
...
O meu irmão fez no último domingo 25 anos.
Eu liguei-lhe, dei-lhe os parabéns, mas nem pensei na idade.
VINTE E CINCO ANOS????
Aquele bebé que eu fui ver à maternidade, aquele bebé que estava enfiado numa incubadora (o que me levou durante anos a achar que os bebés vinham em caixas), aquele bebé que depois vi num berço meio amarelo da icterícia e debaixo de uma luz (o que me levou durante anos a achar que depois de tirar os bebés da caixa, estes eram postos debaixo de uma luz amarela para crescerem, como se estivessem a fazer fotossíntese), aquele bebé gordo que fazia parecer os bonecos michelin, fez vinte e cinco anos?? Aquele puto com o cabelo à escovinha, com um dente de leite negro depois de uma queda  que deu (mas vá lá, o definitivo veio branco como os outros :)), aquele puto de olhos azuis que já na primária tinha várias namoradas, fez vinte e cinco anos?? Aquele puto que nunca chorava nas vacinas e ainda gozava comigo, quatro anos mais velha, por chorar feita doida mal via as agulhas; aquele puto com quem eu descascava nozes para dar às galinhas (e eu achava que era daí que vinha a expressão "dá Deus nozes a quem não tem dentes"); que sabia comigo de cor as falas do filme da Branca de Neve, fez vinte e cinco anos?? Mas eu lembro-me, como se tivesse sido ontem, dele vestido de palhaço no Carnaval. E dele a ir de bibe para a escola. E dele a brincar comigo com as bonecas (nisso, coitado, tinha azar porque eu não brincava com ele a brincadeiras de meninos, tipo corrida de carros ou com os power rangers). E de brincarmos às escondidas. Ok, o puto foi crescendo. Eu lembro-me dele a entrar no décimo ano. E lembro-me dele na altura dos exames nacionais (em que já não os fez a todas as disciplinas como eu e mesmo assim queixava-se de que tinha muito que estudar). E depois o malandro tirou a carta enquanto eu estava em erasmus e por isso quando voltei já ele conduzia. Mas eu parei ali nos 22/23....E de repente ele já tem vinte e cinco?? Então mas ele chega a esta idade de homem feito sem me avisar, sem me dar a possibilidade de me preparar um bocadinho? Mas, mas....oh pá...Nunca fomos daqueles irmãos que sempre se deram bem (muito pelo contrário), não somos daqueles irmãos que ligam um ao outro para contar novidades, sempre fomos terríveis um com o outro e fizemos a cabeça dos nossos pais em água (muuuita água), sempre disse cobras e lagartos dele (e ele de mim, que eu o bem sei) porque sempre me tirou do sério, mas tenho-lhe uma paixão enorme. É o meu mano e ai de quem se meta com ele porque tem de se haver comigo. Mesmo que de repente tenha vinte e cinco anos, sem eu perceber muito bem como.

5 comentários:

  1. É muito simples: Estás VELHA! :P :P

    ResponderEliminar
  2. A questão nem é bem essa, porque eu sei bem a idade que tenho. A questão é que achei que ele era mais novo. =S

    ResponderEliminar
  3. Eheh ao ler este post lembrei-me como fiquei quando este ano o meu irmão fez 18 anos! O tempo passou completamente a correr e nem dei por isso... A criança (como lhe chamo para pegar) de repente já é maior de idade! A minha relação com ele é igual à que descreveste...sempre "chateados" um com o outro, mas ai de quem se meta com ele. :) é bom saber que não sou a única a estranhar como o tempo corre nos irmãos mais novos...

    ResponderEliminar
  4. Sinto o mesmo em relação á minha afilhada... eheh

    ResponderEliminar
  5. Inês,
    Felizmente já estou naquela fase em que eu e o meu irmão não vivemos chateados um com o outro. Quando nos encontramos falamos na boa, mas até há pouco tempo os feitios tão diferentes não eram mesmo compatíveis e sim, passávamos a vida chateados. Neste momento simplesmente vive cada um a sua vida, com o seu grupo de amigos, sem misturas, sem planos a dois. Adoro-o, é o meu mano e eu hei-de-protegê-lo sempre, mas não é como se fosse um dos meus amigos em termos de companhia (porque em termos de valor, claro que ele vem primeiro).

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)