27.9.13

'Bora lá, estou a contar convosco

Sendo a minha primeira entrevista, digam-me lá vocês o que é que me podem perguntar? Há perguntas que eu já espero, a nível do meu percurso profissional (o que fiz, que técnicas sei fazer, em que projectos participei, etc), mas e o resto? A minha área é investigação científica, mas venham de lá as vossas dicas na mesma, porque sei lá se não há perguntas comuns a todas as áreas. Tipo "Qualidades e defeitos?" ou "Onde se vê daqui a 10 anos?". Vá, é só ir ali à caixa de comentários ou então mandar e-mail para "andolaporfora@gmail.com". 

5 comentários:

  1. Ahhh que eu só li isto hoje! :O

    A mim nunca me perguntaram nada dessas coisas... A coisa mais parecida com isso que me perguntaram era o que gostaria de ser se não fosse bióloga :)

    Eu sempre fui honesta nas entrevistas. Não inventei saber coisas que não sabia, nem exagerei nada. Acho que é o melhor, para não meter os pés pelas mãos e evitar vergonhas no futuro, caso fosse escolhida.

    Não tendo assim tanta experiência em entrevistas, posso dizer que não é tão mau como imaginamos antes de ir. Ninguém nos morde. São pessoas como nós que só procuram conhecer-te melhor para fazerem uma escolha. Há pessoas mais simpáticas, outras mais distantes. Houve alguns que até se entretiveram uns minutos a falar comigo sobre temas que não tinham nada a ver com o trabalho. :)

    Sendo tu mais comunicativa que eu, acho que só poderá correr bem, independentemente do resultado ;)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Joana,

    És uma amiga desnaturada (brincadeira!).
    Não estou de todo a contar inventar o que quer que seja na entrevista, da mesma forma que não invento nada para o currículo. Já houve quem me aconselhasse a fazê-lo, mas acho um risco demasiado grandes dizer que se sabe fazer algo e não saber.

    Quanto à parte comunicativa....Se a entrevista fosse em português, acho que não estaria tão preocupada. Sendo em francês....os nervos tomam contam de mim. <=)

    ResponderEliminar
  3. Já agora, quando te perguntam pelos teus trabalhos anteriores, quão profundo são? Quer dizer, perguntam-te o que aprendeste a fazer? Querem mesmo que lhes expliques toda a teoria dos trabalhos em que te meteste (quase como se tivesses de os defender novamente? =P)?

    ResponderEliminar
  4. Olá!!
    Das que eu fui nunca foram assim tão ao pormenor da teoria dos trabalhos que fiz, perguntaram o que eu sabia fazer, com quem/ onde trabalhei, porquê que me candidatei, o que é que eu tenho para ser eu escolhida... não me lembro de mais nada...

    :)

    ResponderEliminar
  5. É isso que a Indy disse, nada muito aprofundado ;)

    Joana

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)