5.9.13

Sogras

Eu acho que nem todas as sogras são más. Acredito mais que seja complicado ver um filho gostar mais de outra pessoa, querer passar mais tempo com essa pessoa, passar a gostar de coisas novas por causa dessa pessoa, começar a fazer coisas que sempre tentaram sem sucesso convencê-lo  a fazer e que agora faz só para agradar a outra pessoa que não a mãe. Por muito que as mães queiram o melhor para os filhos, queiram até vê-los ganhar asas e sair de casa, queiram vê-los felizes, acho sempre que há ali um aperto do coração quando um filho se apaixona a sério. E depois há que saber lidar com isso. E penso que seja aqui que a porca torce o rabo e que surgem muitas daquelas sogras capazes de transtornar qualquer nora ou genro mais calmo. A acrescentar, acho também que há muitas noras e genros que não sabem lidar com os pais do companheiro da melhor forma.

No meu caso, os pais do Jack não me trouxeram quaisquer problemas desde o início (e já agora, nem os meus pais trouxeram problemas ao Jack, por isso ai dele que tenha razões de queixa =P). São pessoas obviamente diferentes de mim, tomam por vezes decisões que eu não tomaria e pensam de uma forma diferente da minha em relação a algumas coisas. Mas respeitam-me e eu respeito-os a eles. E faço por entender que é o filho mais novo a sair de casa, que agora ficaram os dois sozinhos, que ele sempre foi o "menino" que a mãe gostou de cuidar. A minha posição em relação aos pais do Jack sempre foi muito clara para o Jack, e penso que seguir estas linhas tem ajudado e muito à relação:

1) Eu sou a namorada e não tenho qualquer interesse em fazer o papel de mãe dele. A mãe dele é a mãe e se não tentar ser a namorada, não vejo como possam surgir quaisquer problemas. Cada uma no seu papel, nenhuma tenta roubar o papel da outra e tudo corre bem.

2) Eu sou a namorada, ele vive uma relação comigo há uns bons anos, estamos a viver juntos e parece-me normal que ele queira estar ao meu lado a maior parte do tempo. Não nos podemos esquecer contudo que há uma família por trás e que os pais também têm direito a estar com o filho. Não entrando em exageros, em que ele comece a passar mais tempo com eles do que comigo, as coisas correm bem.

3) Eu não sou amiga da mãe do Jack e não conto ser. Não tenho qualquer interesse em ser daquelas noras que vão às compras com as sogras, lanchar com as sogras, ao cinema com as sogras e por aí adiante. É a mãe do Jack, gosto dela, converso com ela quando nos encontramos, ajudo no que for preciso, mas ficamos por aí. Tenho a sensação que muitas vezes as noras esperam criar uma relação de cumplicidade com as sogras, relação essa que muitas vezes nem é do interesse das sogras, e sentindo-se defraudadas iniciam-se uma série de problemas. Da mesma forma não conto de todo que o Jack se torne amigo dos meus pais. Quero que os respeite, que goste deles, que converse com eles, que os ajude se eles precisarem, mas não preciso que façam saídas e encontros sem mim.

4) Não arranjar problemas. Já comentei com o Jack, e com amigos que me perguntam como é a relação com os pais dele, que se eu quisesse arranjar problemas já os podia ter arranjado. Em oito anos de relação já ouvi algumas coisas que podia ter interpretado de uma maneira pior. Já vi serem feitas algumas coisas que podia ter interpretado de uma forma pior. Contudo, e como 95% do tempo não há bocas nem atitudes que me façam ter o pé atrás, prefiro acreditar que às vezes as coisas são ditas de forma inconsciente. Eu própria já meti o pé na poça (e bem fundo) algumas vezes, sem qualquer objectivo de os ofender, e penso que eles tomaram a mesma atitude que eu: não valorizaram aquele momento. E isso tem permitido que não vivamos numa paz podre ou que passemos a vida a mandar boquinhas uns aos outros.

5) Por fim, não são os meus pais. Eu não cresci com eles, não me habituei à maneira de ser deles. Assim como eles só me conheceram 20 anos depois de eu ter nascido, não conhecendo os meus traços de personalidade. É perfeitamente normal que não nos entendamos em tudo, que nos choquem pequenas coisas, que não compreendamos algumas coisas. Mas são os pais do Jack, gostam dele e ele gosta deles. E só isso já é o suficiente para merecerem o meu respeito e a minha simpatia.

Há sogras terríveis. Há sogras que nos fazem engolir em seco para não dizermos nenhum disparate. E quem diz sogras diz sogros (eu tenho por exemplo um carinho especial pelo pai do Jack; mesmo não concordando com tudo o que diz e faz, gosto bastante dele). Mas também acho que há noras e genros que à custa da má ideia que se tem das sogras em geral, começam logo de pé atrás ou iniciam logo conflitos. Conheço um caso em que até lhe podia ter calhado a sogra mais santa do mundo que ainda assim a rapariga teria arranjado problemas com ela desde o primeiro minuto que a conheceu. E quando não há esforços das duas partes, não há (nenhuma) relação que aguente.


3 comentários:

  1. E o que fazer quando a sogra fala melhor da ex, trata melhor a ex, e praticamente adora a ex do filho e não a actual namorada?


    É estupidamente desencorajador. Principalmente quando ao início era tudo bonito porque ela achava que a relação não ia durar muito, e depois quando dura é que começam a vir os problemas e os defeitos.

    Serão os eternos ciúmes de uma mulher com um filho... ;)

    ResponderEliminar
  2. Lol, não imagino como seja estar nessa situação. <=) Nisso também sou justa: a mãe do Jack nunca me dificultou a vida. Até já pode ter pensado cobras e lagartos de mim, mas se o fez nunca demonstrou.

    Numa situação como a sua, imagino que se deva ter de morder a língua muitas vezes. Não sei se um dia não faria um grande sorriso e com uma voz muito simpática diria:

    "Pois, a ex é de facto fantástica, mas é pena ter um único defeito: o seu filho não gostar dela o suficiente para namorarem".

    Ou então:

    "Percebo bem a sua relação com a ex do seu filho. A mãe do meu último namorado também era uma pessoa fantástica e sinto falta de uma pessoa assim". =P

    ResponderEliminar
  3. Em duas relações, a minha primeira sogra era uma querida. Ainda hoje falamos quando nos vemos, é atenciosa, respeitadora da vida privada do filho e gosta de fazer os outros sentirem-se bem. Já a segunda sogra era uma peste cujo sonho é viver numa grande casa com todos os filhos e netos e decidir o menu a cada dia. Não tenho preconceitos nem ideias pré-definidas. Cada pessoa é um mundo e as relações interpessoais nunca são fáceis. Mas acredito que é sempre dificil abrir mão dos filhos por outro alguém. A questão é como se reage a isso e o que se faz nesta situação. Pode-se aceitar e compreender que a vida é mesmo assim ou iniciar toda uma mágoa que acabe por gerar conflitos.

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)