20.6.14

Ainda os meus apelidos

Enviado o e-mail à gestora de conta do banco para que me devolvesse os meus apelidos, trocados estupidamente pelos do Jack, a questão resolveu-se muito rapidamente. Na vez seguinte em que acedi via net às minhas contas, o meu nome estava novamente tal e qual como os meus pais me baptizaram. Ainda assim resmunguei com o Jack que teria ficado bem receber um e-mail de volta com um pedido de desculpas pela confusão criada. Ora pois, a mim não me foi dito nada nem dada qualquer justificação, mas ao Jack sim. Em conversa telefónica com a mesma gestora, esta desculpou-se ao Jack pela confusão criada com os meus apelidos. Ora, raios ta partam, se foi no meu nome que mexeram, se foram os meus apelidos que trocaram, se foi um e-mail meu que receberam, não deveria ser comigo que deveriam falar? Nãããão, toca de ir falar com o marido que aqui a esposa não é tida nem achada nos seus próprios assuntos. Humpf. Foi também dito ao Jack que a culpa não era dela, da gestora, mas sim do sistema informático que automaticamente altera o nome das esposas para que estas adoptem o apelido dos maridos. Mas quem, almas de Deus, quem é que cria um sistema destes?? Quem?? Quem é que no seu perfeito juízo põe um programa a alterar o nome das pessoas só porque casaram?? Quem?? Em conversa com a família do Jack sobre este assunto, disseram-me que realmente é tudo automático e que qualquer serviço em que esteja ligada a ele me alterará o nome automaticamente, daí me terem sempre aconselhado a aceitar a adopção do apelido dele pois daria menos confusão por cá (desde quando é que manter o nome que se usou nos últimos 29 anos é complicado, meu Deus?). Já estou mesmo a ver que a próxima carta virá da Segurança Social a dizer que ganhei um novo nome sem eu própria saber. E eu juro que não entendo...Quer dizer, uma pessoa não altera o nome por vontade própria e até fica contente porque assim não tem de andar a perder tempo a fazer novo cartão de cidadão, nova carta de condução, informar o banco e outros serviços que mudou de nome, e toda mais uma série de trabalheira, e afinal vem para França e tem de andar a perder tempo com os diferentes serviços para os avisar e corrigir de que não, não adoptou os apelidos do marido e sim, mantém os seus, muito obrigadinha. Sou só eu a achar que isto de normal não tem nada?

2 comentários:

  1. Eu ficava fula! Não tem mesmo sentido. Mas nisto do homem todo poderoso dono da mulher ainda há muuuuuuuito passo a ser dado infelizmente.

    12 LOVE

    ResponderEliminar
  2. Sim, ainda há mesmo muita mentalidade a ser mudada e não é preciso ir muito longe. Em França e em Portugal ainda há demasiados casos assim...

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)