26.6.14

Memórias olfactivas

Cresci praticamente sem olfacto por isso não recordo muitos cheiros da minha infância. Lembro-me do cheiro que sempre associei à terra dos meus avós e que hoje sei ser o cheiro do bolo de chocolate que a minha avó fazia. Lembro-me do cheiro dos acampamentos, que hoje sei ser o cheiro da terra molhada. E o cheiro da casa de praia, que hoje sei ser uma mistura do cheiro do mar com o cheiro das sardinhas assadas ou do frango do churrasco. Estes dois são para mim iguais e não sei ainda hoje diferenciá-los. Há uns tempos, chegámos a casa dos pais do Jack e eu comentei satisfeita "Que bom, o jantar vai ser sardinhas", pelo cheiro que sentia no ar. Afinal era frango. Não identifico muitos cheiros pois cresci sem os aprender e, já adulta e com olfacto, acho que não tive grande curiosidade em andar a meter o nariz nas coisas e descobrir a que cheiram. Não suporto o cheiro do vinho, do café, do tabaco ou da gasolina. Adoro o cheiro das laranjas, talvez por ser dos poucos odores que eu sabia o que era já em pequena. Ao contrário dos outros que não gostam de ficar com o cheiro nas mãos quando descascam uma laranja, eu gosto porque reconheço o cheiro e é dos poucos dos quais me lembro de sentir em miúda. Passei a adolescência em perfeito desconhecimento sobre os perfumes e achava tolas as amigas que me estendiam o pulso e me perguntavam se gostava do novo perfume delas, pois eu nunca sentia nada. Hoje vou alternando entre três perfumes, e ponho pouco, pois não tendo o olfacto desenvolvido tenho sempre receio de abusar e intoxicar uma cidade inteira. No dia do meu casamento, esqueci-me de pôr o perfume que tinha escolhido (J'adore), mas na minha memória será sempre ele o perfume do meu casamento, pois lembro-me do frasco colocado ao pé dos brincos, e eu nunca associaria o meu casamento ao ser odor (por pouco sentir) mas sim à sua imagem. Acho que gosto do cheiro a chocolate, embora neste momento nem me esteja a lembrar bem de a que é que cheira. Em contrapartida, lembro-me bem do seu sabor. Não gosto do cheiro dos shampoos da Frutis e simplesmente não suporto o cheiro das pastilhas elásticas. Viagens de carro ou avião com alguém ao meu lado a mascar pastilhas é uma tortura e o mais certo é acabar a viagem verde de enjoo. Lembro-me de um acampamento que fiz em que todos os miúdos foram besuntados com cheiros diferentes, e a missão era encontrar quem tinha o mesmo cheiro que nós e formar uma equipa. O resultado fui eu perdida, sem sentir nada, a achar que eram todos malucos. Lá fui resgatada por alguém que identificou o cheiro que eu tinha e me proclamou membro da sua equipa. E agora que penso nisso, sou menina para ter mais recordações de infância de situações em que não senti cheiros do que aquelas às quais associo um cheiro específico. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Digam-me coisas. :)