26.6.14

Não entendo

Eu admito que percebo pouco de futebol ao ponto de há uns anos ter acordado a meio de um jogo e ter perguntado "quem era aquele senhor de preto que andava ali no meio do campo" (no tempo em que os árbitros usavam esta cor). Percebo pouco de estratégias, de foras de golo, de contagem de pontos e nem sequer sei a posição dos jogadores. Mas devo ser mesmo muito burrinha para não entender estas coisas:

  • Qual é necessidade de se atirarem para o chão quando visivelmente ninguém lhes tocou? E depois ali ficam, queixosos agarrados a tudo quanto é sítio, como se pensassem "Ai, a minha cabeça, a minha cabeça! Ai, espera, é melhor queixar-me antes do joelho que talvez me levem mais a sério. Ai, o meu joelho, o meu joelho!". E vendo que ninguém lhes liga, levantam-se e desatam a correr como se nada lhes tivesse acontecido (o que é verdade). Fazem lembrar aqueles miúdos que desatam num berreiro mas que se calam rapidamente se não tiverem público. É preciso serem assim tão criancinhas? Pagam-vos para isso? Não é para jogarem à bola? É que ainda que o árbitro não consiga perceber se houve mesmo falta ou não, o público vê, meus amigos. E pelo menos eu fico com vontade de vos tirar a bola e mandar-vos sentar num canto a olhar para a parede, de castigo. Não sabem jogar como meninos grandes, não jogam. Simples.

  • Vale tudo? Assistir a um jogo de futebol é quase como assistir a um campo de pancadaria entre 22 lutadores. No jogo de hoje, no primeiro quarto-de-hora já um sangrava. E é vê-los a fazerem carrinhos contra as canelas dos outros, é vê-los a puxar as camisolas e os braços dos outros, é vê-los aos empurrões. A mim, na escola, ensinaram-me que isto não era permitido. Não me digam que matulões daqueles, pagos a peso de ouro para jogar futebol, não sabem as regras mínimas de jogo. Será que não sabem jogar sem truques baixos destes? Têm medo de perder se confiarem apenas nas suas capacidades de jogo? Se jogassem sem camisolas, saíam dali todos com as marcas de unhas e dentes marcadas no corpo tal é a ânsia de se segurarem uns aos outros. 

  • Sabendo a importância que é não sofrerem lesões, não deveriam ter mais cuidado com estas brincadeiras? Porque da mesma forma que fazem uma rasteira aos outros, os outros também vos podem fazer. E serem todos profissionais e terem juízo para não darem cabo uns dos outros? É que o público vê um jogo de futebol para ver golos, passes espantosos, bons pontapés na bola, e não para passar a vida a ver a equipa de socorro a entrar em campo e os jogadores a saírem em macas.

  • E falando em lesões, o que se passou com a equipa portuguesa? Não andavam a treinar? Não faziam os aquecimentos? É normal tantas lesões numa só equipa?

  • Que mania é essa de tentar contornar as regras do jogo? Até eu sei que se um jogador de uma equipa toca na bola antes desta sair de campo, então a bola regressará ao jogo pelas mãos (ou pelo pé) da equipa contrária. Mais simples, não há. Então para quê levantar os bracinhos como quem diz "Não toquei na bola, não toquei na bola!" quando é bem perceptível que sim? Pensam que o árbitro vai dizer "Epah, eu vi que tocaste na bola mas se me dizes que não, eu acredito"?. Meninas, pah. Assumam que tocaram na bola, sem fazer fitas, e sem perder tempo com pantominices desnecessárias.

Não entendo, a sério que não entendo....


1 comentário:

  1. Deixa lá que também pouco percebo e futebol, mas sei bem que a baliza serve para marcar golos, que foi o que os "nossos meninos" não fizeram!

    Quer dizer, ganham dinheiro que pode por o país em condições e NÃO FAZEM UM CÚ!

    Epá que revolta!

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)