23.6.14

Os fóruns de casamento

Em primeiro lugar: dão jeito. Filtrando tudo muito bem filtradinho, como me aconselhou uma amiga, até se encontram informações úteis. E eu tenho de concordar com ela, pois claro. Uma das vantagens destes fóruns é a oportunidade que se tem em encontrar contactos de fornecedores. Quer ter bonecos de topo de bolo personalizados? É só pedir para que os fornecedores a contactem e enviem orçamentos. Quer oferecer um espelhinho como lembrança mas não encontra em lado nenhum? Sorte a sua, porque uma noiva que vai casar daqui a três meses encontrou um sítio onde comprou os dela e dar-lhe-á com todo o gosto a morada ou o link da loja. No meu caso, os fóruns serviram sobretudo para procurar opiniões sobre certos serviços que pensava contratar. Por exemplo, só contratei a Lugares e Momentos depois de ter lido opiniões sobre eles, pois sinto sempre uma maior segurança quando vejo que tudo correu bem com outras pessoas que contrataram os seus serviços. Da mesma forma, declinei a contratação de outros serviços ao ver as más opiniões que por vezes surgiam. Também no que toca a burocracias, muitas das minhas dúvidas ficaram esclarecidas ao ler as dúvidas de outras noivas e as respostas dadas por quem já tinha passado aquele ponto. Num destes fóruns acabei por encontrar uma rapariga que dizia ir usar um determinado modelo da Pronovias e queria conselhos sobre os acessórios a conjugar. Achei piada por o modelo escolhido ser exactamente o mesmo que o meu, e acabei por lhe mandar um e-mail. A partir daí fomos trocando e-mails, fotografias das provas do vestido e partilhando os pormenores que cada uma estava a programar para o seu dia, vi as fotografias do casamento dela (que aconteceu cerca de 3 meses antes do meu), ela viu as do meu,e recebi com agrado a notícia de que espera um bebé. :)
Mas se os fóruns nos podem trazer informações jeitosas e situações engraçadas, também é preciso ser -se racional e não entrar em pânico com as coisas que se lêem. A decisão da data foi algo muito discutido cá em casa, pois eu achava que 5-6 meses para organizar um casamento era algo de doidos, principalmente à distância. A culpa disto eram os relatos que eu lia de quem começava a organizar as coisas dois anos antes e mesmo assim em aparente stress constante. Afinal deu mais do que tempo e com alguma calma (ao ponto de na semana anterior não ter nada para fazer a não ser ir buscar o vestido à loja). Mas a verdade é que vêem noivas que a seis meses do casamento pedem informações urgentes sobre uma maquilhadora, que três meses antes do casamento estão em pânico porque não encontram os brincos certos para o vestido, porque têm tanto que fazer e "só faltam" oito meses para o casamento. E tal como em todos os blogs há comentadores de todos os tipos (menos aqui que são todos muito simpáticos e civilizados :P), também nos fóruns é preciso não entrar em pânico quando se pergunta se sabem onde se localizam as lojas de vestidos de noiva no Porto e se recebe como resposta um "Só vais ver vestidos agora?? Só falta um ano para o teu casamento! Estás super-atrasada!!". A mim fazia-me uma confusão imensa estar a ver vestidos em Dezembro para o meu casamento em Maio e ler ao meu mesmo tempo quem também o fazia para casar em...2015. Ou ler agora quem começa a tratar das coisas para o casamento em...2016. Ou mesmo quem vai casar em Outubro de 2015 e já tem o vestido, a quinta, o fotógrafo, o Dj, a animação infantil e está a stressar porque ainda não tem os convites. Ufa. Um casamento é (só) um casamento e para mim está mais do que provado que cada um lhe dá a sua importância, daí ter de se ser cabeça fria e não nos deixarmos influenciar por quem está activamente a querer fazer a festa do século ou de quem acha que ser noiva é ser um pote de stress puro. No outro dia lia o testemunho de alguém que casará em Agosto de 2015, já tem o vestido, a quinta, o fotógrafo, os convites, o dj, as ideias para lembranças, a igreja, enfim, tudo que há de mais importante a resolver e mesmo assim admitia que nos meses antes do casamento iria estar uma pilha de stress com tanta coisa para tratar. Porquê, se já está praticamente tudo resolvido? E depois percebi porque é assim que ela acha que se deve sentir enquanto noiva, e quanto a isso cada um é como quer ser.
Os fóruns de casamento dão jeito sim senhor, mas às vezes há que respirar fundo antes de começar a ler o que para lá se escreve. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Digam-me coisas. :)