28.7.14

Estamos a falar de simples cadernos....=S

Há coisas que estava habituada a encontrar em qualquer supermercado em Portugal e que aqui não encontro com a mesma facilidade. E uma dessas coisas é nada mais nada menos que....um caderno de linhas. Para perceberem bem o meu drama, eu sou uma pessoa de cadernos. E de brincos, mas isso agora não interessa. Eu sou uma pessoa de cadernos, que gosta de comprar cadernos só porque sim, só porque têm capas bonitas, e penso que posso afirmar sem grande erro que 99% dos cadernos que fui comprando ao longo da vida tinham folhas brancas ou folhas de linhas. Folhas quadriculadas só muito raramente e com algum propósito já pensado. Chegada a esta terrinha, em pleno supermercado todos os cadernos são quadriculados. Hum? Volto a abrir uns quantos e apercebo-me que há quadriculados diferentes. O nosso quadriculado normal e este:


Dirigi-me de propósito a um centro comercial com um supermercado de dois andares confiante que aí encontraria um caderno de linhas. Satisfeita percebi que preparavam já a compra de material escolar para o próximo ano e que tinham ocupado vários corredores com cadernos, canetas, dossiers, etc, o que aumentaria as minhas hipóteses de encontrar aquilo que procurava. E encontrei: um caderno de linhas. Apenas um caderno de linhas. Os outros são quadriculados. É que nem de folhas lisas e brancas, senhores. Cheguei a casa, resmungado com o Jack sobre este facto, ao que ele me diz que estes quadriculados estranhos servem para as crianças aprenderem a escrever. Tudo bem, eu também aprendi a escrever na escola em folhas de pauta de música, pois era mais fácil manter as letras todas com a mesma altura, mas depois há que dar o salto e passar a usar cadernos de linhas normais. Nãããão, aqui em França, nem pensar. Mantêm-se estes cadernos, que no supermercado até tinham a designação de "cadernos para escrever", para sempre, de forma a facilitar a escrita. Retorqui que isto é como nunca deixar de usar rodinhas na bicicleta, ao que ele me respondeu que quando foi para Portugal aos 12 anos ficou espantadíssimo com as folhas de linhas e ainda mais com as folhas brancas, não entendendo como conseguiam as pessoas escrever nelas. Caramba, a França pode estar muito à frente de Portugal nalgumas coisas (e muito atrás noutras) mas no que toca a cadernos e à escrita, estão praticamente numa galáxia distante.....

P.s. E eu recuso-me a comprar estes cadernos. Não dão jeito nenhum, misturam-se as linhas com as letras, é toda uma poluição visual que me troca os olhos. Eu quero cadernos de linhas normais! Já se sabe com que vou vir carregada na minha próxima visita a Portugal, não já? Ou diz-me o Jack que talvez os encontre naquelas lojas de artes mais alternativas....Bah.

15 comentários:

  1. ai possas a sério? como é que é possível escrever nesses cadernos ?
    Oh senhores....

    ResponderEliminar
  2. A ideia é escrever sempre na mesma linha e as letras maiúsculas terem a altura de três linhas, por exemplo, e as minúsculas terem a altura de duas linhas. Assim, as letras maiúsculas terão sempre a mesma alturas, as minúsculas também, e fica tudo muito direitinho. Eu aprendi a fazer isso com pautas de música. Mas em aprendendo a altura das letras, passávamos para cadernos normais. Aqui não, pelos vistos.

    ResponderEliminar
  3. Ando eu aqui em Lisboa à procura de quadriculado francês.
    Para quem só escreve até pode ser bom um caderno só pautado, mas para alunos da área cientifica, em que se escrevem fórmulas e desenham gráficos no meio de muita escrita, o quadriculado francês facilita o aproveitamento da folha, ficando uma apresentação bem melhor.

    ResponderEliminar
  4. IsaAlmeida

    Compreendo o que diz, até porque dou explicações de matemática, mas ainda assim olho para os cadernos dos miúdos e acho que esse aproveitamento melhor da folha se traduz em mais ruído visual. Há mais linhas por trás, enche-se mais a folha com palavras, contas, gráficos e desenhos. Eu pelo menos acho sempre uma enorme confusão e ainda não me adaptei. :)

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Angela,

    Não preciso que me envie cadernos mas se quiser que envie algum, podemos falar. Envie-me um mail. :)

    ResponderEliminar
  7. Respostas
    1. os cadernos A4 pautados como em frança


      Eliminar
    2. Aqueles com aquele quadriculado pequenino? Aqui, em França, há em qualquer supermercado, sobretudo agora que as aulas vão começar para a semana. São os cadernos habituais por aqui. A dificuldade está em encontrar cadernos pautados (de linhas) ou lisos (folhas brancas), que em Portugal existem aos magotes. :)

      Eliminar
    3. Eu estou em Portugal e queria os Francês :)

      Eliminar
    4. Pois, isso não sei. :) O texto é sobre a dificuldade em encontrar cadernos pautados ou lisos em França, enquanto que quadriculados (normais e franceses) há em todos os supermercados. :)

      Eliminar
  8. Eu também queria encontrar em Portugal os cadernos franceses, mas não sei se vai ser possível...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No supermercado Auchan, no Amoreiras Shopping Center. Como têm o Lycée Français logo em frente, costumam ter sempre esses cadernos, pelo menos durante o Regresso às aulas.

      Eliminar
  9. Adoro esses cadernos! Do melhor! São 2 em 1. Foi desse modo qu aprendi a escrever.

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)