2.9.14

Em nada?

Há uns dias, perguntei ao Jack:
- Em que estás a pensar?
- Em nada.
- Ah, estás a deixar os pensamentos correrem...
- Não, não é isso. Estou mesmo a não pensar em nada.
- Como assim, em nada?
- Em nada.
- Como é que isso é possível? Eu nunca penso em nada.
- Não, isso é um facto: em nove anos juntos nunca te vi com aquele ar de quem não está a pensar em nada. Parece que tens sempre o cérebro a funcionar.

Este diálogo levou a uma troca de argumentos sobre a capacidade, e a falta dela, de esvaziar o cérebro de pensamentos. A primeira vez que ouvi isto foi de um amigo que perante as minhas queixas de demorar a adormecer me explicou como fazia: chegava à cama, não pensava em nada e adormecia em dois segundos. Não pensava em nada? Como assim? Imaginava-se numa sala branca sem nada? Não, nada. Imaginava-se a olhar para uma folha branca? Não, simplesmente não pensava em nada. Eu tentei, confesso que tentei, este truque milagreiro de tão bem adormecer mas acabava por dar por mim a repetir exaustivamente "Não penses em nada, não penses em nada, não penses em nada", o que já é pensar nalguma coisa. Até porque chega a um momento em que o pensamento é "...não penses em nada, não penses em nada, amanhã tenho de comprar laranjas, oh, bolas, desconcentrei-me!".

Claro que já me aconteceu ter alguém a perguntar-me "Em que estás a pensar?" e a minha resposta ser "Em nada", mas isto significa "Em nada de concreto". Por exemplo, posso estar a pensar "Amanhã tenho de comprar laranjas; já não bebo sumo de laranja há imenso tempo; o meu irmão é que adora sumo de laranja, e pede sempre este sumo naquele restaurante italiano onde vamos; adoro o esparguete daquele restaurante; tenho de fazer esparguete esta semana; acho que vou fazer esparguete com fiambre; comia imenso disto na Universidade; a X é que diz que só gosta deste esparguete quando come connosco; por falar na X tenho de lhe ligar, já não sei notícias dela há algum tempo; e tenho de mandar e-mail à Y também, etc, etc, etc". Não estou mesmo a pensar em nada de concreto e estou simplesmente a deixar os pensamentos fluírem. Mas é um facto de que nunca, nunca, nunca me lembro de alguma vez ter estado a "não pensar em nada".

O Jack ainda fez ontem uma última tentativa:
- A ideia é, por exemplo, pensar que está a chover lá fora e bloquear aí o pensamento.
- Como assim bloquear o pensamento? Ora, se está a chover lá fora, amanhã não posso sair de sandálias, o que me lembra que tenho de comprar umas botas castanhas este ano...
- Ok, ok, então imagina uma folha branca e fica apenas a olhar para ela.
- Ok.
-..........Já estás a pensar em coisas, não já?
- Sim, estava a pensar que com uma folha assim dava para fazer um avião de papel, ou então uns desenhos....
- Desisto!

Sou só eu a não conseguir "não pensar em nada"?

2 comentários:

  1. Não, não és só tu. Já tive essa mesma conversa com um amigo meu. Parece que, de forma geral, os homens conseguem mesmo pensar em "nada", enquanto as mulheres estão sempre a pensar em alguma coisa. Diz que está provado cientificamente. :)

    ResponderEliminar
  2. O meu namorado chama-lhe "a caixa do nada" e aparentemente isso é uma cena que maioritariamente homens conseguem. Eu cá perco-me nos pensamentos, tal como descreves o pensamento das laranjas :)

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)